Resuminho do fim de semana

O blog está meio abandonado, já criando teias de aranha. E isso é culpa do blogueiro, que anda, às vezes meio sem tempo, às vezes meio sem vontade. Mas isso é algo que vou ajeitando com o tempo. O importante é que ainda tenho tido tempo (e muita vontade) de ver corridas por aí. E neste fim de semana, vi algumas. Por isso, vem aí um resuminho do que aconteceu neste fim de semana com MotoGP, Stock Car e um pouquinho de Nascar.

MotoGP, Moto2 e Moto3


Neste fim de semana, o circuito catari de Losail recebeu a abertura do mundial de motovelocidade em suas três classes. E que início.

Não pude acompanhar os treinos livres muito de perto, mas vi a classificação e as reprises das provas, uma vez que o canal detentor das transmissões não passou as provas ao vivo. E fiquei bem animado com o equilíbrio, que fazia tempo não dava as caras na classe rainha. Não dá para cravar que ele seguirá pelas próximas etapas, mas desta vez tivemos uma prova muito boa, vencida pelo atual campeão Marc Marquez.
Com dois pilotos no pódio, Repsol Honda começou bem o mundial de equipes em 2014. Yamaha vem logo atrás
Pole, mesmo ainda sem estar 100% fisicamente após uma queda que teve em um treinamento a cerca de um mês, o espanhol contou com seu arrojo, e com um pouco de sorte também, para estrear com vitória. Largou mal, mas conseguiu se recuperar com ultrapassagens e com a queda de alguns adversários. Além disso, protagonizou uma excelente briga com Valentino Rossi pela vitória, saindo-se melhor do que o Doutor. Um excelente início de campanha para alguém que perdeu as últimas baterias de testes e que também correu sem estar em condições ideais. Se coloca como o homem a ser batido em 2014.

Outro ponto alto da prova foi a corridaça feita por Rossi. O heptacampeão da classe rainha teve um sábado muito ruim, onde marcou apenas o décimo tempo, ficando atrás, em uma comparação direta com pilotos da Yamaha, do companheiro Jorge Lorenzo, e do britânico Bradley Smith. No entanto, o italiano voltou a surpreender, fazendo uma corrida estupenda, em moldes parecidos com o de Marquez. Rossi conseguiu ser agressivo o suficiente para conseguir ultrapassagens, e também contou com uma pitada de sorte. E apesar de não ter triunfado sobre o jovem campeão, mostrou que ainda tem alguma lenha para queimar em 2014, mesmo estando cada vez mais próximo de uma aposentadoria.

Outros pilotos que merecem destaque: Aleix Espargaró, que a cada temporada demonstra uma maior evolução. O espanhol foi o quarto colocado em Losail com a Forward. Um resultado excelente, em que se pesem as quedas de vários pilotos que provavelmente teriam terminado à sua frente e as condições mais 'favoráveis' para as motos da categoria 'Open'. Entretanto, ele foi melhor do que os pilotos da Ducati, por exemplo. E Scott Redding, que em sua estreia pela Gresini terminou em sétimo.
Marc Marquez e Valentino Rossi foram os grandes protagonistas da etapa de abertura do mundial de MotoGP
Já a parte negativa ficou para as quedas de alguns pilotos que faziam boas provas. Jorge Lorenzo foi o primeiro a ir para o chão, depois de assumir a ponta na largada. O espanhol perdeu o controle de sua M1 e no fim do primeiro giro se estatelou no solo. Um péssimo início de campeonato para o bicampeão que perde pontos importantes para um rival que ainda vai melhorar na temporada. Outros dois pilotos que poderiam ter conseguido um ótimo resultado na estreia eram Bradley Smith e Stefan Bradl. Contudo, ambos também caíram.

Mesmo terminando em terceiro, acho que Dani Pedrosa teve um fim de semana muito apagado. Com o mesmo equipamento de Marquez e sem estar sofrendo fisicamente tanto quanto o companheiro, fez bem menos. As duas motos da Ducati também decepcionaram de certa forma. Mesmo com o quinto lugar de Andrea Dovizioso e o sexto de Cal Crutchlow, ambos terminaram atrás da Forward. E só ficaram nessas posições por conta dos problemas alheiros. Além do mais, Crutchlow teve problemas no fim. Segue muito abaixo a marca italiana.
Na Moto2, Tito Rabat confirmou o favoritismo e venceu a primeira etapa do ano. Mika Kallio foi o segundo e completou dobradinha
Na Moto2, quem deu as cartas foi o espanhol Esteve "Tito" Rabat. Depois de uma boa temporada em 2013, o agora piloto da Marc VDS Kalex surge como um dos principais, senão o principal, candidatos ao título da classe. Rabat fez uma excelente prova de recuperação, após perder muitas posições na largada. Ele havia partido da pole. Durante sua recuperação, ele protagonizou uma ótima disputa até os últimos metros com o velocíssimo japonês Takaaki Nakagami. Tanto que a diferença final entre os dois foi de 0s040. Mas no fim, prevaleceu a maior 'cancha' do espanhol sobre o nipônico, que mais tarde seria desclassificado por conta de irregularidades no filtro de ar de sua moto. Mika Kallio, companheiro de Rabat, ficou em segundo, fechando a dobradinha da equipe, enquanto Thomas Luthi herdou o último lugar no pódio.

Ainda no top 5 ficaram o estreante Maverick Viñales, que não se intimidou com a falta de experiência na nova categoria, fazendo uma excelente prova e deu mostras de que vai incomodar neste mundial, e o italiano Simone Corsi. Outros dois destaques foram o inglês Sam Lowes, que estreou com um belo sexto lugar e o alemão Sandro Cortese, que terminou em sétimo mesmo andando com uma fratura no pé.
Jack Miller venceu pela primeira vez na Moto3 aproveitando-se de erro de Alex Marquez na última volta
Já na Moto3, Jack Miller foi quem fez a festa. Em uma corrida muito disputada, como de praxe, o australiano aproveitou um erro bobo de Alex Marquez na última volta para superar o espanhol e garantir seu primeiro triunfo na classe. Marquez ainda conseguiu cruzar a linha de chegada em segundo, logo à frente de Efren Vasquez e Miguel Oliveira. Alex Rins, que é um dos favoritos ao título, precisou fazer uma prova de recuperação, ao cair da pole para 12º na largada. No entanto, não passou de quinto, logo à frente de Jakub Kornfeil. Meio segundo separou o vencedor do sexto.

Eric Granado, por sua vez, não completou a prova, após uma queda. Ele até tentou voltar, mas abandonou em seguida. Uma pena, porque ele tinha grandes chances de pontuar, largando em 12º. Ainda mais vendo que seus companheiros, Kornfeil e Isaac Viñales, terminaram no top 10.

Stock Car


Outra categoria que teve sua estreia neste fim de semana foi a Stock Car, em Interlagos. E com uma prova diferente do tradicional. Ao invés dos pilotos competirem entre si, a corrida foi feita em duplas, com sistema de troca dos corredores durante o pit stop obrigatório. Uma boa maneira de se chamar a atenção para a prova e também de agregar nomes importantes de outras categorias. Só para se ter uma ideia, tivemos pilotos de peso nesta etapa como Augusto Farfus, Bruno Senna, Nelsinho Piquet, Chico Serra, Lucas di Grassi, Bruno Junqueira, entre muitos outros. Foi uma atração a mais.

E na corrida, quem se deu bem foi uma mistura de experiência com juventude. O estreante Felipe Fraga e o experiente Rodrigo Sperafico aproveitaram-se bem da estratégia na corrida e acabaram vencendo a etapa inaugural. Com apenas 18 anos, Fraga se tornou também o vencedor mais jovem da categoria. A dupla fez uma grande prova. Fraga largou em segundo e conseguiu se manter entre os líderes. Quando abriu a janela para troca de pilotos, ele deu o bote, ficando uma volta a mais do que o então líder Cacá Bueno. Nesse giro, ele conseguiu ir muito bem e entregou o carro par que Sperafico fizesse o restante do trabalho. E o paranaense não decepcionou, imprimindo um ritmo forte e cruzando a linha de chegada sem problemas.

A dupla foi a única 100% brasileira no top 5. A segunda posição ficou com o paraibano Valdeno Brito, que convidou o holandês Jeroen Bleekemolen. Fechando o pódio, veio a dupla Marcos Gomes/Mauro Giallombardo.

Estreante na Stock e unica mulher do grid, Bia Figueiredo, que fará a temporada completa na categoria, teve um início razoável, finalizando a etapa na 15ª posição.


Nascar


Não vi a prova completa da Sprint Cup em Fontana neste fim de semana. Também estou longe de ser um entendido na categoria ais popular do automobilismo norte-americano, como são os amigos do Big One Brasil. Mas estou me policiando e esforçando para cada vez mais assistir a Nascar. E até o fim da temporada, quero não apenas falar um pouco mais da categoria por aqui como a entender melhor.

Ah, o vencedor foi Kyle Busch, quinto piloto diferente em cinco provas a triunfar no ano.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: