Em grid cheio de surpresas, favorito Hamilton marca a pole

E na sempre imprevisível Melbourne, tivemos uma primeira sessão classificatória bastante animada e, de certa forma, surpreendente nesta nova F1. A pole position ficou com um velho conhecido de todos, Lewis Hamilton, confirmando parte de seu favoritismo com a Mercedes. E ao seu lado, parte o único piloto da casa no atual grid, Daniel Ricciardo, com uma "surpreendente" Red Bull. É, essa primeira etapa do mundial 2014 começou quente.

50% lógica, 50% surpresa na primeira fila


Se alguém dissesse, antes deste fim de semana, que uma Mercedes e uma Red Bull dividiriam a primeira fila da etapa inaugural do mundial de 2014, certamente essa pessoa não seria levada muito à sério. Isso porque as duas equipes pareciam viver fases bastante distintas após a pré-temporada. Enquanto o time alemão tinha andado muito bem nos testes coletivos, tendo passado também a gozar de grande favoritismo, os austríacos tiveram testes bastante problemáticos, andando pouco e sofrendo muito. Porém, Melbourne tratou de aprontar das suas.
No apagar das luzes, Lewis Hamilton confirmou o favoritismo e cravou a primeira pole position do ano na F1
Em Albert Park, o que vimos neste sábado foi um treino bastante equilibrado, graças a chuva que caiu poucos momentos após o início do Q1. Foi ela quem nos proporcionou uma classificação tão movimentada e cheia de alternativas, que no fim culminou com a pole de Hamilton e a segunda posição de Ricciardo (ou seira Ricardo?).

Ver Hamilton sem ninguém à sua frente não é nenhuma novidade nem algo de excepcional. O inglês, com o carro que tem em mãos, e pelo piloto que é, não poderia fazer muito menos que isso. Apesar da chuva ter nivelado a disputa, a Mercedes ainda parece ter o melhor conjunto e isso ainda conta. Junte com um piloto que anda bem em pista molhada e se tem boas possibilidades de sucesso. Foi o que aconteceu. Hamilton acertou uma bela volta no apagar das luzes e garantiu sua 32ª pole position. Agora, ele está empatado com Nigel Mansell como segundo piloto britânico que mais vezes partiu na pole. Na sua frente está apenas Jim Clark, com 33.

O campeão de 2008 é o favorito para amanhã. Com pista seca ou molhada, se bem que se chover, volto a frisar, tudo fica mais equilibrado.
Dono do casa, Daniel Ricciardo surpreendeu e sai na primeira fila. Piloto da Red Bull animou o compatriotas
Já Ricciardo fez a festa da torcida. Que só não foi maior por causa de Hamilton, que diminuiu um pouco a animação dos 'aussies'. E que classificação fez o australiano. Daniel esteve o tempo todo entre os mais velozes com pista molhada e por muito pouco não manteve a RBR no topo. Antes de Lewis conseguir a ponta, a posição de honra era de Ricciardo, que também acertou sua volta já com cronometro zerado. Sua consistência e personalidade durante as condições não tão favoráveis impressionaram muito. Primeira fila, pela primeira vez na carreira, merecida para ele.

Mais uma coisa: o bom desempenho de Ric com o RB10 mostra que o carro não é ruim. Assim que os todos problemas com os sistemas de energia e o motor Renault forem resolvidos, os rubro taurinos poderão voltar a pensar na parte de cima

Q3 com caras novas e predomínio da Mercedes


Além dos donos da primeira fila, o top 10 desta primeira etapa da F1 teve também mais algumas caras novas e também mostrou um pouco da supremacia da turma que anda com motores Mercedes. 

Começando pelos alemães e seus parceiros, 60% do Q3 era formado por carros que dispunham dos propulsores bávaros. Além dos dois carros da equipe principal, Hamilton em primeiro e Nico Rosberg em terceiro, outros quatro carros estiveram na fase final da classificação, com todos os times sendo representados. Kevin Magnussen, da McLaren, foi o quarto, Nico Hulkenberg, da Force India, foi o sétimo, e a dupla da Williams, formada por Felipe Massa e Valtteri Bottas - que foi punido pela troca de câmbio e perdeu cinco posições - ficaram em nono e décimo, respectivamente, decepcionando um pouco. Esperava um pouco mais da Williams. Porém, é compreensível pelas condições climáticas. Um bom desempenho que já era esperado por tudo o que foi visto na pré-temporada.
Estreante na categoria, Kevin Magnussen foi a única McLaren no Q3, superando o companheiro Jenson Button. Dinamarquês sai em quarto
Entre as caras novas, podemos destacar a presença de Magnussen em quarto e de Daniil Kvyat, em oitavo. Dois dos estreantes da temporada, ambos surpreenderam ao se colocar entre os dez melhores da classificação na Austrália. Mesmo estando em uma McLaren, o que Magnussen conseguiu é muito importante para que ele inicie bem sua jornada na F1. Não apenas por largar em quarto, mas também por superar o experiente companheiro Jenson Button, que ficou pelo Q2. É bom ficar de olho no dinamarquês.

Quanto ao russo Kvyat, ele também conseguiu um passo muito importante nesse início de carreira. Apesar de não ter conseguido superar seu companheiro uma vez que Jean-Eric Vergne foi muito bem ficando em sexto, largar em oitavo logo em sua primeira tentativa e com um carro que não tinha tido a melhor das pré-temporadas, é um grande feito. O menino russo parece entender do riscado.
Em sua primeira classificação na F1, o russo Daniil Kvyat conseguiu atingir o Q3 e larga na oitava posição
Completa o top 10 Fernando Alonso. O espanhol, que está sempre ali na espreita, conseguiu um quinto lugar com um carro que está ali, no bolo. A Ferrari não me parece tão ruim quanto alguns imaginam, mas não é um carro de outro mundo. O bicampeão fez o que deu pra fazer.

Nomes de peso e surpresa no meio do grid


Pelo Q2, ficaram alguns nomes de peso. Jenson Button, com a McLaren, acabou ficando de fora pela disputa pela pole no finalzinho da segunda parte da classificação. O inglês, contudo, não foi o único. Kimi Raikkönen veio logo atrás, com sua Ferrari. O finlandês acabou rodando já nos últimos minutos do Q2 e bateu sua Ferrari. E Sebastian Vettel, o tetracampeão, ficou em 13º, bem longe do companheiro. Mostrando como está difícil a sua situação nesse início de temporada. Apesar disso, os três pilotos ganham uma posição, com a punição de Bottas.
Kamui Kobayashi foi uma das grandes surpresas do dia, conseguindo levar a Caterham ao Q2 e ao 14º lugar
Quem também será beneficiado com a punição do finlandês é Kamui Kobayashi. Com uma Caterham, o japonês que faz seu retorno à F1, conseguiu chegar ao Q2 e, se não me engano, impor ao time malaio sua melhor classificação em um treino. E mesmo tudo isso tendo acontecido devido às circunstâncias, não deixa de ser um feito pois a equipe esverdeada mal andou em Melbourne.

Ainda entre os 16 mais rápidos ficaram Adrian Sutil, em 13º e Sergio Perez, em 16º.

No fundão, o calvário da Lotus

Fazendo companhia às nanicas, a Lotus segue no fundo do poço. Tanto que, se fosse por conta dos tempos de classificação, a dupla Romain Grosjean e Pastor Maldonado ficaria com a última fila. No entanto, uma punição a Esteban Gutierrez, que trocou de câmbio, elevou uma posição de cada um. O que também não melhora muito as coisas. Grosjean fez o pior tempo entre todos os carros do grid. Pior do que Marussias e Caterhams inclusive. Maldonado, nem tempo registrou. Isso mostra um pouquinho de como está complicada a situação do time de Enstone. O fim de semana na Austrália será, certamente, para se esquecer.
Lotus vai de mal a pior em Melbourne. Romain Grosjean marcou o pior tempo da classificação deste sábado
Nas nanicas, Max Chilton, pelo que me lembre, conseguiu ser mais veloz do que Jules Bianchi em uma classificação pela primeira vez. Larga em 17º, imediatamente à frente do companheiro. E no momento, não é o pior time do grid. Gutierrez foi a decepção. Com a Sauber, deveria ter ido ao menos ao Q2. Mas foi superado por Koba. E o estreante Marcus Ericsson, mesmo tendo andado pouco, foi melhor do que as Lotus.

O que esperar...


A corrida deste domingo promete ser bem interessante, especialmente se voltar a chover em Albert Park. Isso vai embaralhar as coisas, trazendo mais alternativas. No entanto, minha torcida é para que a prova seja disputada com pista seca, para termos uma noção de como estão os carros em relação ao consumo de combustível, como será o tratamento com os pneus e como está a confiabilidade de cada equipe. Vamos aguardar.

Grid de largada



Fotos: GPUpdate.net
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