Potencial de campeão

Goste ou não dele, não há como negar que Ron Dennis é um dos caras que mais conhece de F1 no mundo. Dono de uma das mais tradicionais escuderias da categoria, um dos grandes nomes por trás das maiores conquistas da McLaren e homem de uma vivência dentro do mundo do automobilismo que dispensa apresentações, este inglês de Woking sabe muito bem do que fala. E a última previsão de Dennis foi feita sobre seu novo pupilo, o dinamarquês Kevin Magnussen. Segundo o chefe da McLaren, o filho de Jan tem todos os ingredientes para se tornar campeão mundial.

Sim, pode ser um pouco de rasgação de seda para o novo pupilo, pois ainda me parece muito cedo para avaliar um piloto que mal estreou na categoria. Mas o início de campanha impressionante que o dinamarquês teve serve para que, pelo menos, levemos em consideração a possibilidade levantada pelo chefão da McLaren.

Magnussen teve um fim de semana perfeito em Melbourne. O segundo lugar ao fim da prova de abertura do mundial 2014 foi apenas o ponto de exclamação no final do cartão de visitas apresentado pelo atual campeão da Formula Renault 3.5. Durante os três dias em Albert Park, Kevin mostrou um alto nível de competitividade, andando sempre muito bem com seu MP4-29 e superando o experiente companheiro Jenson Button - a quem Ron Dennis julga ser um mentor excepcional para o novato -, tanto na classificação quanto na corrida. E ele também demonstrou grande maturidade, fazendo tudo isso sem cometer nenhum erro, em um carro com o qual só havia tido contato na pré-temporada e em uma pista onde nunca tinha andado. Certamente, potencial para se tornar um bom/ótimo piloto ele tem.
Kevin Magnussen foi bastante elogiado pelo chefe, Ron Dennis, após estreia fenomenal em Melbourne
E foi mais ou menos isso que Dennis falou à Autosport. O chefão da McLaren disse estar convencido de que o dinamarquês tem condições de se tornar campeão do mundo. No entanto, fez também algumas ressalvas, sem demonstrar um entusiasmo excessivo com seu novo comandado, até porque esse não é seu perfil.

"Ele tem todos os ingredientes necessários para vencer o mundial, mas ele tem de estar em um carro competitivo. Uma corrida é uma corrida. Vamos ver como ele vai em quatro provas. Mas eu não tenho nenhuma preocupação quanto ao seu temperamento, seu foco e seu comprometimento. E ele está pronto para fazer qualquer sacrifício que seja necessário, isso está claro"

Ron Dennis

Claro que, como foi frisado acima, ainda é preciso tempo para ver como o dinamarquês irá completar sua adaptação dentro da F1 e como ele irá reagir à pressão por resultados, que será crescente a partir de agora. É bom lembrar que, apesar de estar em um time grande, que tem a obrigação de lutar por vitórias e por títulos, Magnussen ainda não está sob pressão intensa. Isso deverá acontecer a partir de agora, com o destaque que vem ganhando. Por isso a cautela e o pedido de Dennis para uma melhor avaliação daqui a quatro etapas. Não se pode queimar o garoto.

Se mantiver o exuberante nível apresentado em Albert Park, Magnussen pode ser uma boa surpresa nessa temporada, ainda mais guiando um carro que parece ser bom o suficiente para leva-lo a bons resultados. É um piloto de bom futuro e que deverá estar entre os principais nomes da categoria nos próximos anos, se todas as expectativas que recaem sobre ele se confirmarem.

Trivia


- Com o pódio em Melbourne, Kevin Magnussen se tornou apenas o 17º piloto em toda a história a chegar entre os três primeiros colocados em sua prova de estreia na F1. E ele foi também somente o sétimo a ser o segundo colocado. O último a ter conquistado essa posição em sua primeira etapa foi Jacques Villeneuve, em 1996. Só Giuseppe Farina e Giancarlo Baghetti tiveram desempenhos melhores, vencendo, os GPs da Inglaterra de 1950 e da França, de 1963, respectivamente.

Giuseppe Farina foi um dos pilotos que
venceram em suas estreias
- Dos 17 nomes entre os estreantes com pódio na F1, somente quatro pilotos vieram a se tornar campeões mundiais. Giuseppe Farina foi o campeão em 1950, seu ano de estreia e primeira temporada oficial da categoria; Alberto Ascari, segundo colocado no GP de Mônaco de 1950, foi campeão duas vezes, em 1952 e 1953; Jacques Villeneuve, segundo colocado em sua estreia na F1 em 1996, tornou-se campeão no ano seguinte; e Lewis Hamilton, terceiro em seu debute na categoria, em 2007, conquistou o título na temporada seguinte.

- A França é o país onde os estreantes se deram melhor. Ao todo, quatro debutantes conseguiram pódio no país. O tradicional GP de Mônaco e a etapa da Austrália também estão entre os que mais trazem sorte aos novatos, com três estreantes tendo o privilégio de erguer um troféu nestas corridas. A Inglaterra também teve três estreantes no pódio, porém, sendo todos ele provenientes da primeira etapa da história da categoria. Itália, Suíça, EUA e Canadá finalizam a lista de GPs com estreantes entre os líderes.

- Abaixo, a lista com todos os pilotos que estrearam com pódio na F1, com suas posições finais, a prova e o ano.

Giuseppe Farina - 1º - Inglaterra, 1950
Luigi Fagioli - 2º - Inglaterra, 1950
Reg Parnell - 3º - Inglaterra, 1950
Alberto Ascari - 2º - Mônaco, 1950
Dorino Serafini - 2º - Itália, 1950
Peter Whitehead - 3º - França, 1950
Jean Behra - 3º - Suíça, 1952
Karl Kling - 2º - França, 1954
Masten Gregory - 3º - Mônaco, 1957
Giancarlo Baghetti - 1º - França, 1961
Peter Arundell - 3º - Mônaco, 1964
Mike Parkes - 2º - França, 1966
Reine Wisell - 3º - EUA, 1970
Mark Donohue - 3º - Canada, 1971
Jacques Villeneuve - 2º - Austrália, 1996
Lewis Hamilton - 3º - Austrália, 2007
Kevin Magnussen - 2º - Austrália, 2014

Fotos: GPUpdate.net e Wikipedia.org
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: