Treinos livres em Melbourne

E a F1, enfim, voltou. Nesta sexta-feira aconteceram os primeiros treinos livres para o GP da Austrália, em Melbourne. E o ano promete muitas novidades. Sobre os treinos, na primeira sessão Fernando Alonso foi o mais veloz. Na segunda, Lewis Hamilton ficou no topo da tabela de tempos. Vamos a um resuminho do que aconteceu em Albert Park.

Favoritismo prateado


Apesar de ainda ser muito prematuro fazer qualquer tipo de prognóstico pensando no GP, é quase que impossível não apontar os carros da Mercedes como principais favoritos à vitória em Melbourne. Mesmo depois de uma primeira sessão apagada, que teve Nico Rosberg na sexta posição e Lewis Hamilton sem marcar tempo, após ter ficado somente meia volta na pista, o time alemão conseguiu se recuperar e comandou, com uma dobradinha liderada pelo inglês, o TL2. E com uma boa margem perante os rivais.

Sabemos que os bávaros construíram um carro bastante rápido e relativamente confiável. Tanto que foi a equipe que mais andou durante os testes coletivos. Agora em Melbourne, vão dando as primeiras mostras de que o W05 é um carro que pode chegar a vitórias em que se pese que ainda vimos apenas dois treinos livres, que geralmente não querem dizer muita coisa, uma vez que todas as equipes ainda estão testando algumas coisas. Ainda assim, acho que eles partem com certo favoritismo.
Apesar do problema no primeiro treino livre, Lewis Hamilton se recuperou e foi o mais veloz do dia em Melbourne
Quanto ao desempenho dos dois pilotos, acho que foi algo dentro do esperado. Hamilton marcou o melhor tempo do dia, depois de 37 voltas. Foi um dos pilotos que mais andou na segunda sessão, por conta do problema que teve no TL1. Rosberg, um décimo atrás do companheiro, também foi bem. E conseguiu um bom tempo de pista. Tudo dentro da normalidade.

Por mais que ainda seja cedo para cravar que as flechas de prata são os carros a serem batidos, toda a boa impressão causada na pré-temporada, aliada a performance da segunda pratica em Albert Park, me fazem crer que os germânicos estarão sim brigando pela vitória. O problema tido por Hamilton dá uma assustada, mas não acho que seja algo que traga maiores dores de cabeça ao time. Vamos ver como as coisas seguem neste sábado.

Ferrari vai bem; Red Bull anda melhor do que o esperado


A Ferrari também teve um bom início de trabalhos em Melbourne, aparentemente. Liderança na primeira sessão de treinos, com Alonso, e terceiro lugar no TL2, também com o espanhol atrás apenas dos carros da Mercedes. Resultados que não são nada ruins. Sim, o bicampeão ficou a pouco mais de meio segundo atrás do líder, mas ainda estamos no começo dos trabalhos. A diferença pode cair.

Muitos dizem que, durante a pré-temporada, a equipe de Maranello teria escondido o jogo, sem mostrar todo o potencial do F14T. Não sei até que ponto isso é verdade. O que aparenta é que o bólido vermelho é rápido e anda de forma consistente. E isso já é um bom primeiro passo.
Fernando Alonso foi o melhor piloto após os carros da Mercedes nesta sexta-feira. Espanhol liderou o TL1
Quanto aos pilotos, já disse que Alonso teve duas boas sessões. Kimi Raikkönen, por sua vez, foi mais discreto. Nono no TL1 e sétimo no TL2, o finlandês enfrentou alguns probleminhas durante as duas práticas. Mas no geral, conseguiu andar bastante.

Já a Red Bull não foi aquele desastre todo da pré-temporada. O que mostra que os rubro taurinos já vão conseguindo uma evolução no entendimento com os novos motores Renault e o sistema de recuperação de energia, os grandes problemas enfrentados pelos tetracampeões em Jerez e em Sakhir.

Seus dois pilotos, o tetracampeão Sebastian Vettel, e o dono da casa, Daniel Ricciardo, estiveram no top 10 nas duas sessões. E a melhor notícia é que ambos conseguiram um ótimo tempo de pista, principalmente o australiano, demonstrando uma menor incidência de problemas, apesar dessa questão ainda ser uma grande preocupação para o pessoal de Milton Keynes. Vettel, no TL1, deu apenas 10 voltas, pois os mecânicos passaram um bom tempo mexendo em seu carro. Na segunda sessão, as coisas foram melhores, e o alemão completou 41 giros sem maiores dificuldades.
Red Bull andou melhor do que o esperado nesta sexta-feira. Problemas de confiabilidade pareceram menores
Se conseguir contornar os problemas de confiabilidade do RB10, que parece ser um carro de bom potencial, os austríacos podem pensar em um início de campeonato mais promissor do que muitos imaginavam. 

Clientes Mercedes na espreita e o meio do grid


McLaren, Williams e Force India, todas clientes da Mercedes, também estiveram no pelotão de Ferrari e Red Bull. E esses cinco times devem protagonizar uma boa disputa.

A equipe de Woking teve um bom desempenho, especialmente com Jenson Button. O campeão de 2009 fez boas voltas e foi o quinto no geral, um bom resultado inicial. Kevin Magnussen foi o nono, o que também pode ser considerado ótimo, uma vez que o jovem dinamarquês faz suas estreia na categoria e nunca tinha andado em Albert Park. Ambos conseguiram andar bastante também. 

Na Williams, o melhor tempo do dia foi de Valtteri Bottas, o oitavo. Já Felipe Massa ficou apenas com 12º melhor tempo. Contudo, a escuderia de Grove ficou satisfeita com o trabalho desenvolvido nesta sexta-feira. Para o sábado, acredito que os ingleses deverão andar um pouco mais à frente com seus dois pilotos.
Williams deve brigar com Ferrari, Red Bull e McLaren nesta primeira prova do mundial de 2014
Já na Force India, Nico Hulkennberg fechou o top 10 enquanto Sergio Perez foi o 13º. Um resultado animador até certo ponto para uma equipe que pensa em pontuar com frequência. É um objetivo que parece ser bem possível para os indianos.

No meio do bolo, vem a Toro Rosso, que teve um desempenho bem sólido nesta sexta. Foi um dos times que mais priorizou o tempo de pista para testar o que fosse possível. E na questão de desempenho, teve Jean-Eric Vergne se intrometendo ali na 11ª posição. Pode ser que venham a brigar com a Force India. Um pouco mais atrás, aparecem os carros da Sauber, que na atual configuração, devem fechar o meio do pelotão.

No fundão, uma adição


Lá no fundão de grid, a Marussia parece ter vantagem frente a Caterham. A equipe russa consegue, pelo menos, colocar seus carros na pista em marcar tempo. Não faz nada de espetacular com relação a performance, mas teve tempo de pista com seus dois pilotos, ao contrário do que houve com sua rival verde. Juntando os dois pilotos do time malaio, a Caterham somou duas voltas em três horas de práticas. Vai ser uma surpresa se eles correrem.
Lotus passou a integrar o grupo das nanicas e tem tido muitos problemas na Austrália. Juntos, Grosjean e Maldonado deram 14 voltas
Tão mal quanto as duas nanicas está a Lotus. Além da falta de confiabilidade do E22, que conseguiu nada mais do que 14 giros somando seus dois pilotos, a falta de desempenho coloca o time inglês atrás da Marussia. Romain Grosjean não passou de um 18º lugar, atrás de Jules Bianchi, 17º. Pastor Maldonado sequer cronometrou uma volta. A situação no time preto e dourado, que já não era boa no fim de 2013, parece ter piorado agora. Uma pena.

TL1


TL2

Fotos: GPUpdate.net
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