A posição da FOTA

Pouco depois de eu escrever o post abaixo, dizendo que a FOTA já flertava com uma continuação na F1, vem o anúncio. A entidade e a FIA não chegaram a um acordo e Ferrari, BMW, Red Bull, McLaren, Toro Rosso, Renault e Brawn GP criarão um campeonato a parte em 2010.

Como, eu não sei.

Talvez isso seja a maior das ameaças feitas pela entidade contra a FIA. Um blefe, quem sabe. Talvez não.

O Téo José em seu blog disse que esse é um caso bem parecido com o que ocorreu entre CART e IRL. E ele tem razão. Houve um racha entre duas partes naquela época e acabaram criando duas categorias. E isso foi prejudicial para ambas as partes.

A CART só caiu depois da cisão e e IRL demorou algum tempo para crescer. Hoje se fundiram novamente, quando a CART já corria com o nome de Champ Car.

A criação de uma categoria a parte da F1 teria de ser muito bem planejada. Não é dizer, "Ah, vamos criar nossa própria categoria então". Por mais prestigio que equipes como McLaren e principalmente a Ferrari tenham, F1 é F1. Seria difícil criar uma categoria em 6 ou 7 meses. Por isso levanto a possibilidade de um blefe.

Contudo, a intransigência de Max Mosley contribuiu muito com isso. A idéia do teto é benefica, mas deveria ser melhor discutida com os principais envolvidos também. Cada um cederia numa parte e todos ganhariam.

O acordo ainda pode sair, mas ficou mais difícil.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: