Sebastian Vettel é pole na Turquia. O piloto alemão desbancou as BGPs e as Ferraris, que muitos achavam estar evoluindo após o terceiro e quarto lugares em Mônaco. Mas não é bem assim que a banda toca.
Como já falei, Mônaco é uma pista atipica no calendário. É um dos únicos circuitos de rua, travado e extremamente ondulado. Ou seja, não serve como parâmetro. As BGPs andaram bem lá? Sim. Mas isso não é surpresa nenhuma. A Ferrari também andou bem lá? Sim. Mas como vimos hoje, não podemos levar em consideração, ao pé da letra. RBR e Toyota, que foram péssimas nas ruas do principado, voltaram a ter um bom desempenho na Turquia e tomaram o lugar que a Ferrari tentou ocupar.
Falando do treino em si, Vettel deu show. Foi constantemente rápido, em todas as fases do treino, ao contrário das BGPs, que só resolveram andar no Q3. Ao que parece, a equipe de Ross Brawn já começa a administrar a vantagem. Fechando o dominio de RBR e BGP, Mark Webber ficou em quarto, seguido por Trulli. Ai apareceram as Ferraris de Raikkönen e Massa e a Renault de Alonso em oitavo. Por falar em Renault, Nelsinho, que alegou problemas nos freios, terminou só em décimo sétimo. Fechando os dez primeiros, Rosberg e Kubica. É a BMW até que foi bem, estreando seu segundo grande pacote no ano. Heidfeld foi o décimo primeiro. Talvez a veloz pista turca facilite um pouco a vida dos alemães, que tem um bom motor e um bom KERS.
Mas ficou faltando algo... a sim, a McLaren. A segunda posição de Hamilton no primeiro treino livre e a primeira posição de Kovalainen no segundo treino livre, foram totalmente ilusórias. Com problemas de aerodinâmica (o carro visivelmente saia muito de frente), Kovalainen foi o décimo quarto e Hamilton, pasmem, o décimo sexto. Não passou do Q1.
A corrida deverá mostrar um grande equilibrio entre RBR e BGP. Vettel é o mais leve dos quatro primeiros, mas Webber é o mais pesado. Eles devem parar da volta 15 (Vettel) a 18 (Webber). Continuo apostando em Button, mas não vai ser facíl para o inglês.
Grid de Largada
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min28s316
2°. Jenson Button (ING/Brawn), 1min28s421
3°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min28s579
4°. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min28s613
5°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min28s666
6°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min28s815
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min28s858
8°. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min29s075
9°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min29s191
10°. Robert Kubica (POL/BMW), 1min29s357
11°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min27s521
12°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min27s629
13°. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min27s795
14°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min28s207
15°. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min28s391
16°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min28s318
17°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min28s582
18°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min28s708
19°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min28s717
20°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min28s918
Foto: Autosport.com
Como já falei, Mônaco é uma pista atipica no calendário. É um dos únicos circuitos de rua, travado e extremamente ondulado. Ou seja, não serve como parâmetro. As BGPs andaram bem lá? Sim. Mas isso não é surpresa nenhuma. A Ferrari também andou bem lá? Sim. Mas como vimos hoje, não podemos levar em consideração, ao pé da letra. RBR e Toyota, que foram péssimas nas ruas do principado, voltaram a ter um bom desempenho na Turquia e tomaram o lugar que a Ferrari tentou ocupar.
Falando do treino em si, Vettel deu show. Foi constantemente rápido, em todas as fases do treino, ao contrário das BGPs, que só resolveram andar no Q3. Ao que parece, a equipe de Ross Brawn já começa a administrar a vantagem. Fechando o dominio de RBR e BGP, Mark Webber ficou em quarto, seguido por Trulli. Ai apareceram as Ferraris de Raikkönen e Massa e a Renault de Alonso em oitavo. Por falar em Renault, Nelsinho, que alegou problemas nos freios, terminou só em décimo sétimo. Fechando os dez primeiros, Rosberg e Kubica. É a BMW até que foi bem, estreando seu segundo grande pacote no ano. Heidfeld foi o décimo primeiro. Talvez a veloz pista turca facilite um pouco a vida dos alemães, que tem um bom motor e um bom KERS.
Mas ficou faltando algo... a sim, a McLaren. A segunda posição de Hamilton no primeiro treino livre e a primeira posição de Kovalainen no segundo treino livre, foram totalmente ilusórias. Com problemas de aerodinâmica (o carro visivelmente saia muito de frente), Kovalainen foi o décimo quarto e Hamilton, pasmem, o décimo sexto. Não passou do Q1.
A corrida deverá mostrar um grande equilibrio entre RBR e BGP. Vettel é o mais leve dos quatro primeiros, mas Webber é o mais pesado. Eles devem parar da volta 15 (Vettel) a 18 (Webber). Continuo apostando em Button, mas não vai ser facíl para o inglês.
Grid de Largada
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min28s316
2°. Jenson Button (ING/Brawn), 1min28s421
3°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min28s579
4°. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min28s613
5°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min28s666
6°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min28s815
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min28s858
8°. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min29s075
9°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min29s191
10°. Robert Kubica (POL/BMW), 1min29s357
11°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min27s521
12°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min27s629
13°. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min27s795
14°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min28s207
15°. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min28s391
16°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min28s318
17°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min28s582
18°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min28s708
19°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min28s717
20°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min28s918
Foto: Autosport.com
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