E na segunda feira...

O pós corrida da Inglaterra voltou a trazer mais de F1 e menos de política, como deve ser o esporte. Contudo, foram mais reclamações do que qualquer outra coisa. Button reclamou da largada, Rosberg da posição de chegada, Nelsinho e Alonso do carro da Renault, Heidfeld e Kubica da classificação, Bourdais de Kovalainen e por aí vai.

Só Vettel e Webber não reclamaram. Mas também, não podiam, depois da bela dobradinha. Massa e Hamilton também não reclamaram muito. O primeiro ainda surpreso com o bom desempenho em Silverstone, não sabe qual é o real potencial da Ferrari. O segundo, apesar do décimo sexto lugar frustrante e em casa, pelo menos diz ter ficado contente com o apoio da torcida.

Hoje, mais algumas coisas que chamaram a atenção. Como a declaração de Adrian Newey, que disse que o domínio da Red Bull em Silverstone foi algo atípico. Para o mago dos projetos, o carro, que levou um novo pacote para a Ingaterra, se adaptou melhor às curvas de alt do circuito, o que deu a vantagem. Mas ele não coloca a RBR com favorita e diz que a equipe tem muito o que evoluir. No entanto, a Brawn GP já tem uma pedra maior no sapato.

E enquanto uma equipe cresce, dois campeões mundiais esperam que suas equipes cresçam também. Ainda nessa temporada. Fernando Alonso e Lewis Hamilton ainda "tem" esperança de ver Renault e McLaren melhores até o fim do ano. O espanhol tenta se espelhar no ano passado, quando tinha uma temporada ruim na primeira metade do ano, mas que melhorou muito, a ponto de conseguir duas vitórias, na segunda metade. Já o inglês espera que o carro se comporte melhor em pistas mais travadas, como na Hungria ou em Cingapura. Pra mim, Renault e McLaren deveriam pensar é em 2010, como fez a Honda no ano passado. O resultado é a BGP desse ano. Se bem que, ninguém sabe onde irá correr em 2010 ainda...

E por tocar nesse assunto, a FOTA se mantem irredutível em sua proposta de criar uma categoria rival da F1. Tanto é que Flávio Briatore disse que o documento enviado pela entidade semana passada continua valendo. E com força. E já começaram até a especular pistas que poderiam receber essa nova categoria. Monte Carlo, Monza, Abu Dhabi e Suzuka são só exemplos, como uma prova na Argentina (que Ecclestone também quer na F1) e uma no México. O Brasil, por enquanto, está fora da lista.

Mudando da F1 para a Indy, a chata corrida de Iowa, trouxe lamentações aos brasileiros. Tony Kanaan, abatido por ter sofrido mais um acidente, lamentou o acidente e assumiu a culpa, dizendo que acelerou muito com os pneus ainda frios. É a terceira vez seguida que ele abandona em Iowa, batendo no mesmo ponto, a curva 3.

Já Hélio Castroneves, sétimo no oval curto, mantém as esperanças e diz que muita coisa ainda irá acontecer. O paulista espera que as coisas melhorem em Richmond.

Pra finalizar, a Indy poderá introduzir um sistema "push-to-pass" em 2010, semelhante ao que era usado na extinta Champ Car e que vemos hoje na Stock Car. O sistema consiste em um dispositivo que despeja certa quantidade de potência no carro, por algumas vezes durante a corrida, o que facilitaria as ultrapassagens. No oval de Chicago, Dixon e Kanaan já testaram o sistema. Tudo pelo entretenimento. Acho isso meio exagerado.
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