Exagero

Nos últimos dois dias, a imprensa européia vem criticando muito o alemão Sebastian Vettel, após o erro na primeira volta do GP da Turquia, o que deixou o caminho de Jenson Button livre para mais uma vitória. Dizem que o menino de 21 anos ainda não está pronto para ser campeão, que está muito "verde" ainda.

E eu discordo do que dizem por ai.

Essa é somente a segunda temporada completa de Vettel na F1 e ele já conseguiu feitos impressionantes e sem ter o melhor carro do grid. Venceu com a Toro Rosso em Monza, no ano passado e com a Red Bull no GP da China desse ano, dando a primeira vitória a ambas equipes.

Não acho que exista momento certo ou maturidade suficiente para ser campeão. Acredito em pilotos que saibam aproveitar oportunidades. E pego dois exemplos para essa tese.
Primeiro, falemos de Lewis Hamilton, o mais jovem campeão da categoria. Em duas temporadas, o inglês conseguiu um vice campeonato e um título.

Em 2007, quando todos apostavam que ele seria campeão, jogou o título fora em duas corridas desastrosas na China e no Brasil. Talvez tenha faltado experiência? Sim, mas ele só tinha que jogar com o regulamento debaixo do braço. Teve duas oportunidades e acabou jogando-as fora.

Já em 2008, mesmo sem o melhor carro do grid durante boa parte da temporada, aproveitou os erros dos rivais e um carro superior em alguns circuitos para ser campeão. Mesmo sendo afobado em muitos momentos, acabou sendo oportunista e venceu Felipe Massa, mais experiente do que ele, por um ponto e com uma vitória a menos.

Já o segundo exemplo é bem mais simples. Com dois vice campeonatos nas costas, recorde de participações em GPs da F1, dezesseis anos de categoria, cinco anos de Ferrari, nove vitórias no currículo e muita vontade de competir, imaginava-se que Rubens Barrichello viria com a faca nos dentes esse ano, aproveitando-se de sua larga experiência para destruir seu companheiro, Jenson Button. Mas não é isso o que vemos.

De sete corridas, Button venceu seis e chegou em terceiro em uma. Rubinho não conseguiu supera-lo em nenhum GP, mesmo sendo o mais experiente do grid e tendo uma motivação incrível. Prova de que só experiência não ganha GPs ou campeonatos.

Sebastian Vettel é extremamente talentoso e será campeão mundial, não tenho dúvidas. Esse ano não da mais, o Button já abocanhou o título, mas assim que tiver um carro que lhe der condições de brigar lá na frente, ele vai para as cabeças. Mas até lá, terá de conviver com a pressão da mídia e dos torcedores alemães, que esperam por um novo Schumacher.


Foto: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

Daniel Ramos de Oliveira disse...

O Sebastian Vettel,sem duvida é um piloto campeão,e aquele erro na Turquia não foi erro dele e sim porque o carro tava leve demais,o do Alonso tava com o mesmo comportamento,ou seja,dançando na pista.
Se for comparado com o Lewis Hamilton,o inglês só teve sorte de entrar numa equipe grande porque se tivesse como o Vettel na STR(ano passado),aposto que ele não eria ter feito nada.Pra mim não pode se chamar o Hamilton de um piloto campeão,porque ele já errou tanto e mostrou que nunca eria conseguir competir com um carro ruim,é só ver o desempenho dele com a Mclaren.Pra mim quando o Vettel tiver na Ferrari,sem duvida vai mostrar tudo que sabe fazer e vai ser um campeão de verdade e sem duvida será o Novo Michael Shumacher!!!!!

Ylan Marcel disse...

A verdade é que Vettel está tentando a vitória e não o título. Por isso vem errando. Ele está arriscando. Se estivesse sentando na Brawn, não duvido que estivesse fazendo o mesmo que faz Button. Mas ele sabe que não tem carro para disputar o título. Então, arrisca tudo pra vencer, sem se importar com segundo lugar. Minha opinião.