O tio Bernie já vem falando, há um bom tempo, que quer levar a F1 para outros lugares. India, Rússia, Roma e agora, mais recentemente, Nova Iorque, estão nos planos do velinho, já para os préoximos três anos. E para que essas pistas entrem, alguns circuitos do atual calendário terão de sair, diz Bernie.A partir disso, muita especulação deverá surgir sobre tal tema. Algumas provas, que passam dificuldades, sejam financeiras ou de público, seriam as escolhas óbvias para deixarem o circo. Mas o tio Bernie tem também um plano de expansão para a F1. Por isso não me surpreenderia se ele cortasse provas na Europa também.
Porém, como fã da categoria, uma coisa me preocupa muito. A qualidade dessas novas pistas.Não sou contra a F1 chegar a outros países, que não tem tanta tradição no automobilismo. Mas as coisas devem ser feitas de maneira que possa ser visto um bom espetáculo.
Como a ideia de Bernie é descentralizar a categoria, e que já vem sendo aplicada há algum tempo, até acho interessante que pistas como a de Valência, Sahkir ou Shangai saiam do calendário. São pistas que não proporcionam nada demais. Aliás, proporcionam de menos.
Porém, não creio que o quesito pista seja o primeiro a ser levado em consideração pelo velinho, vistos os circuitos que entraram nos últimos anos. Bernie é guiado por seu bolso e vai dar preferência para aqueles que paguem bastante, nesse caso, a Rússia e a India. Nos casos de Nova Iorque e Roma, são sonhos antigos.
É só vermos o exemplo da prova nos Emirados Árabes. Pagaram um caminhão de dinheiro para ter uma prova e gastarem outro em um circuito moderno, lindo e chato. Mas daqui a dois ou três anos vão parar de levar público às corridas, pois a prova não tem atrativos.
A curto prazo, é legal ter uma novidade como essa. Mas ela não vinga em um longo período. Sem espetáculo, o público perde o interesse.Quem quer receber a F1, deve investir em automobilismo, construuindo autódromos que ofereçam condições de receber a categoria e não oferecer as ruas da cidade como pista de corrida.
Não sou contra a ideia de expansão da F1, mas esse é um assunto que tem de ser tratado com seriedade, buscando levar corridas legais para os países que as recebem. Só assim se fideliza o público.
Fotos: Autosport.com
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