E deu Hamilton pela segunda vez seguida. Depois de vencer e liderar a dobradinha da McLaren na Turquia, o inglês venceu novamente no Canadá, palco de sua primeira vitória na F1, liderando novamente a dobradinha da equipe inglesa. E sai de Montréal como novo líder do campeonato.
A prova que marcou a volta do Canadá ao calendário da F1 foi confusa. Vários incidentes, punições e algo que não tinhamos visto até então na temporada: um consumo excessivo de pneus.
Quem imaginava que a Red Bull poderia ter vantagem por largar com pneus duros, acabou surpreendido. Era difícil prever quanto tempo os pneus durariam. Os líderes, pararam duas vezes. Mas teve gente que parou em três, quatro oportunidades. Sem falar naqueles que tiveram problemas ou partes do seu carro avariadas. Foi um GP confuso.
E acabou sendo decidido na estratégia. Ou na falta dela. A McLaren, trabalhou direitinho. O carro estava muito bom e na estratégia colocaram seus dois pilotos nas duas primeiras posições. Destaque para Button, que andou muito tempo em terceiro, mas soube poupar seus compostos e a hora certa de atacar Alonso para ganhar a segunda posição.
Já a Red Bull, se embananou. Com os pneus duros da classificação, o carro não teve o redimento esperado. E ai, tentou uma tática diferente para cada carro. Que não deu muito certo. Webber se arrastou tentando poupar pneus. E Vettel teve, mais uma vez problemas no carro. Se a prova tivesse mais uma volta, ele provavelmente não chegaria.
E a disputa que poderia ser bem equilibrada acabou nem acontecendo.
Aconteceu sim, entre McLaren e Ferrari, em boa parte da prova. Alonso e Hamilton reascenderam a velha rivalidade, principalmente na primeira metade da prova, com um pressionando o outro, tentando ultrapassagem, disputando roda a roda a primeira posição. A Ferrari inclusive foi a boa surpresa do fim de semana, com o espanhol. Massa, por sua vez, foi mal. Novamente. Bateu na largada, o que acabou com sua corrida. AInda no final, teve um incidente com Schumacher.
Já o alemão, que parecia melhorar, teve atuação pifia hoje. Só lembrei dele no momento em que tomou voltas e no final da prova, disputando e perdendo posições para as Force India.
Prova ruim também para os brasileiros. Além de Massa, Rubinho foi outro que teve problemas. Largou mal, teve parou diversas vezes e foi discreto. Terminou em décimo quarto, logo a frente do ferrarista. Lucas di Grassi foi o último, em mais um péssimo fim de semana da Virgin. E Bruno Senna, com problemas no câmbio, pouco andou.
A McLaren sai como grande beneficiada, nessas últimas duas provas, pelos erros da RBR, que parece ter desandado. Ainda não conseguem administrar uma situação adversa. E agora terão que suportar a pressão da Ferrari, que deve melhorar para a próxima prova em Valência. O campeonato esquenta cada vez mais.
Final
1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 70 voltas em 1h33min53s456
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s254
3°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 9s214
4°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 37s817
5°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 39s291
6°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 56s084
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 57s300
8°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
9°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 1 volta
10°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
11°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
13°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta
14°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
15°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1 volta
16°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 2 voltas
17°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 2 voltas
18°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 5 voltas
Não completaram
Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 50/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 43/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 31/abandono
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 14/abandono
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 2/abandono
Melhor volta: Robert Kubica (POL/Renault), 1min16s972 (volta 67)
Mundial de Pilotos
1º. Lewis Hamilton 109 pontos
2º. Jenson Button 106
3º. Mark Webber 103
4º. Fernando Alonso 94
5º. Sebastian Vettel 90
6º. Nico Rosberg 74
7º. Robert Kubica 73
8º. Felipe Massa 67
9º. Michael Schumacher 34
10º. Adrian Sutil 23
11º. Vitantonio Liuzzi 12
12º. Rubens Barrichello 7
13º. Vitaly Petrov 6
14º. Sébastien Buemi 5
15º. Jaime Alguersuari 3
16º. Nico Hulkenberg 1
17º. Kamui Kobayashi 1
18º. Pedro de la Rosa 0
19º. Heikki Kovalainen 0
20º. Karun Chandhok 0
21º. Lucas di Grassi 0
22º. Bruno Senna 0
23º. Jarno Trulli 0
24º. Timo Glock 0
Mundial de Construtores
1º. McLaren 215 pontos
2º. Red Bull 193
3º. Ferrari 161
4º. Mercedes 108
5º. Renault 79
6º. Force India 35
7º. Williams 8
8º. Toro Rosso 8
9º. Sauber 1
10º. Lótus 0
11º. Hispania 0
12º. Virgin 0
Foto: Autosport.com
A prova que marcou a volta do Canadá ao calendário da F1 foi confusa. Vários incidentes, punições e algo que não tinhamos visto até então na temporada: um consumo excessivo de pneus.
Quem imaginava que a Red Bull poderia ter vantagem por largar com pneus duros, acabou surpreendido. Era difícil prever quanto tempo os pneus durariam. Os líderes, pararam duas vezes. Mas teve gente que parou em três, quatro oportunidades. Sem falar naqueles que tiveram problemas ou partes do seu carro avariadas. Foi um GP confuso.
E acabou sendo decidido na estratégia. Ou na falta dela. A McLaren, trabalhou direitinho. O carro estava muito bom e na estratégia colocaram seus dois pilotos nas duas primeiras posições. Destaque para Button, que andou muito tempo em terceiro, mas soube poupar seus compostos e a hora certa de atacar Alonso para ganhar a segunda posição.
Já a Red Bull, se embananou. Com os pneus duros da classificação, o carro não teve o redimento esperado. E ai, tentou uma tática diferente para cada carro. Que não deu muito certo. Webber se arrastou tentando poupar pneus. E Vettel teve, mais uma vez problemas no carro. Se a prova tivesse mais uma volta, ele provavelmente não chegaria.
E a disputa que poderia ser bem equilibrada acabou nem acontecendo.
Aconteceu sim, entre McLaren e Ferrari, em boa parte da prova. Alonso e Hamilton reascenderam a velha rivalidade, principalmente na primeira metade da prova, com um pressionando o outro, tentando ultrapassagem, disputando roda a roda a primeira posição. A Ferrari inclusive foi a boa surpresa do fim de semana, com o espanhol. Massa, por sua vez, foi mal. Novamente. Bateu na largada, o que acabou com sua corrida. AInda no final, teve um incidente com Schumacher.
Já o alemão, que parecia melhorar, teve atuação pifia hoje. Só lembrei dele no momento em que tomou voltas e no final da prova, disputando e perdendo posições para as Force India.
Prova ruim também para os brasileiros. Além de Massa, Rubinho foi outro que teve problemas. Largou mal, teve parou diversas vezes e foi discreto. Terminou em décimo quarto, logo a frente do ferrarista. Lucas di Grassi foi o último, em mais um péssimo fim de semana da Virgin. E Bruno Senna, com problemas no câmbio, pouco andou.
A McLaren sai como grande beneficiada, nessas últimas duas provas, pelos erros da RBR, que parece ter desandado. Ainda não conseguem administrar uma situação adversa. E agora terão que suportar a pressão da Ferrari, que deve melhorar para a próxima prova em Valência. O campeonato esquenta cada vez mais.
Final
1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 70 voltas em 1h33min53s456
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s254
3°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 9s214
4°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 37s817
5°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 39s291
6°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 56s084
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 57s300
8°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
9°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 1 volta
10°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
11°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
13°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta
14°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
15°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1 volta
16°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 2 voltas
17°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 2 voltas
18°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 5 voltas
Não completaram
Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 50/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 43/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 31/abandono
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 14/abandono
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 2/abandono
Melhor volta: Robert Kubica (POL/Renault), 1min16s972 (volta 67)
Mundial de Pilotos
1º. Lewis Hamilton 109 pontos
2º. Jenson Button 106
3º. Mark Webber 103
4º. Fernando Alonso 94
5º. Sebastian Vettel 90
6º. Nico Rosberg 74
7º. Robert Kubica 73
8º. Felipe Massa 67
9º. Michael Schumacher 34
10º. Adrian Sutil 23
11º. Vitantonio Liuzzi 12
12º. Rubens Barrichello 7
13º. Vitaly Petrov 6
14º. Sébastien Buemi 5
15º. Jaime Alguersuari 3
16º. Nico Hulkenberg 1
17º. Kamui Kobayashi 1
18º. Pedro de la Rosa 0
19º. Heikki Kovalainen 0
20º. Karun Chandhok 0
21º. Lucas di Grassi 0
22º. Bruno Senna 0
23º. Jarno Trulli 0
24º. Timo Glock 0
Mundial de Construtores
1º. McLaren 215 pontos
2º. Red Bull 193
3º. Ferrari 161
4º. Mercedes 108
5º. Renault 79
6º. Force India 35
7º. Williams 8
8º. Toro Rosso 8
9º. Sauber 1
10º. Lótus 0
11º. Hispania 0
12º. Virgin 0
Foto: Autosport.com
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