Lo que se pasa Schumi?

Até agora, foram oito provas. E como melhores resultados, dois quarto lugares, na Espanha e na Turquia. O retorno do heptacampeão Michael Schumacher a F1 não tem sido nada fácil. O que parecia e que tinha tudo para ser uma volta triunfal, acabou tornando-se um martírio para o maior recordista da categoria.

Claro, todos sabíamos que a readaptação de Schumi a nova F1, diferente daquela que ele deixou em 2006, não seria fácil. Sabíamos que levaria um certo tempo para ele voltasse a velha forma. E ainda estamos esperando por isso.

O que vemos hoje, no carro de número três da Mercedes, é um Schumacher muito diferente daquele piloto que botava medo nos adversários. Hoje ele é só mais um no grid. E a prova no Canadá foi um exemplo definitivo disso.

O alemão não passou de um décimo terceiro lugar no grid e na corrida foi, imaginem só, uma chicane ambulante. Foi ultrapassado pela Toro Rosso de Sebastien Buemi e pelas Force Índia de Vitantonio Liuzzi e Adrian Sutil, só para ficar nas que mais chamaram a atenção. Além disso, de forma atrapalhada, acabou tendo um incidente quando disputava com Felipe Massa. Uma corrida bizarra.

Sem contar outras provas, como na Austrália onde ele ficou preso atrás de Jaime Alguersuari por quase toda a corrida.

Michael também tem perdido, constantemente, a batalha dentro da equipe para Nico Rosberg, que muitos, inclusive eu, davam como favas contadas para o maior campeão de todos os tempos.

E o desempenho fraco, a falta de resultados, já virou até motivo de piada, como alertei nesse espaço na época em que ainda se especulava sua volta. Uma casa de apostas já criou dois bolões, um perguntando quando ele vai desistir novamente da F1, e o outro para saber quantos carros ele ainda vai tirar da temporada.

É verdade que a Mercedes não tem colaborado muito também. Se esperava mais também dos alemães, que investiram pesado em uma equipe própria, comprando inclusive a estrutura do time campeão em 2009. A situação é tão ruim que Ross Brawn deve desistir em breve do carro desse ano e começar a trabalhar no do ano que vem. Porém, isso não é desculpa para a performance abaixo da média do Schumi.

Apesar do retorno de Schumacher ter feito bem ao esporte, não está fazendo muito bem a ele. Claramente, sua condição fisica não é a mesma e isso tem afetado sua adaptação. O seu jeito de pilotar também não casou com o carro da Mercedes no início, isso é fato. Mas o "problema" foi solucionado e não mudou muita coisa, tanto é que ele não supera sequer o companheiro. Só a sua genialidade não resolve na F1 atual.

A imagem do piloto vencedor ainda está lá,. Porém, ela agora tem arranhões pelo fato de hoje ele ser apenas um piloto comum no grid. E ele não precisava disso.


Aos 41 anos, me parece que ele não tem mais condições de lutar contra os jovens. Talvez, com um carro vencedor, essa história fosse diferente. Talvez não. O fato é que o heptacampeão assumiu um risco desnecessário. A lenda virou motivo de chacota em seis meses, pois é mais relevante falar hoje de sua má performance do que dos títulos ganhos.

Não sei se ele terá paciência para as duas temporadas que ainda restam no contrato. Não há dúvidas de que ele ama o que faz. Mas ele ama vencer também e, se as vitórias não vierem, acho difícil que ele continue. Schumacher só permanecerá na F1 se tiver certeza de que pode vencer. Ele não quer ser apenas número no grid ou correr com o nome, ele quer provar que ainda pode. Por isso, não me surpreenderei se ele anunciar, novamente, uma aposentadoria ao final de 2010.

Fotos: Autosport.com
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