E na segunda-feira...

E ontem, a FIA aprontou mais uma. Puniu nove pilotos com o acréscimo de cinco segundos aos seus tempos finais de corrida. Puniu porque a regra tem brechas, que foram usadas ontem por Lewis Hamilton, que também foi punido. Aliás, tirando Vettel e Kobayashi, todo mundo teve problemas com isso ontem.

Hamilton pagou um drive-thru por ter ultrapassado o safety-car. Button, Barrichello, Kubica, Sutil, Buemi, Petrov, Liuzzi, de La Rosa e Hulkenberg foram os nove punidos após a prova. E Alonso e Massa foram punidos, de forma muito mais séria. Cumpriram a regra, mas tiveram suas corridas prejudicadas.

No meu ponto de vista, a culpa não é de quem infringiu a regra e sim da FIA que é uma grande confusão. Hamilton, por exemplo, pagou por sua punição. Mas se manteve em segundo, enquanto as Ferraris, que não foram punidas, acabaram lá atrás. Fica parecendo que infringir a regra é mais vantajoso. Culpa da falta de punição.

Aliás, essa história de punir depois da prova é outra grande baboseira. Tem que se punir enquanto o piloto está na pista. Os punidos depois da prova acabaram não sendo tão prejudicados assim. Fora que essa punição foi só uma tentativa de se minimizar o erro com Hamilton.

A FIA precisa mudar certos conceitos.

Ainda sobre a F1, mais duas coisinhas. O acidente de Webber foi um dos mais espetaculares dos últimos tempos. E na minha opinião o erro foi do australiano. Muita gente disse que Kovalainen errou em ter se defendido, por ter um carro muito inferior ao da Red Bull. Mas isso não é corrida de carros? Kovalainen, fez um movimento instintivo, de quem sabe como brigar por uma posição. O erro foi de Webber, que tem muito mais carro e poderia passar Kovalainen a hora que quisesse. Se precipitou e voou.

E saiu como o grande prejudicado, pois viu Vettel o ultrapassar no mundial. Isso não apaga a bela temporada que ele faz, mas arranha. E mostra porque não é um dos tops.

Outra coisa foi a bela corrida de Rubinho. Com um carro limitado, terminou em quarto. Marcou 12 pontos e passou Ayrton Senna como um dos maiores pontuadores da F1. Um belo feito.

Passando para a MotoGP, Casey Stoner resolveu soltar o verbo quanto ao substituto de Valentino Rossi na Yamaha, para as próximas três corridas. O australiano criticou duramente a escolha pelo piloto de testes Wataru Yoshikawa, de 41 anos. Para Stoner, colocar um “Zé Ninguém” em uma vaga que poderia ser de algum piloto jovem e com ritmo é uma atrocidade. E até concordo com ele. Existem vários pilotos jovens da Yamaha que poderiam substituir o Doutor. Inclusive nas equipes satélites da Yamaha.

É melhor que o japonês nem cruze o caminho de Stoner...

Tivemos também GP2 nesse fim de semana. Uma vitória do líder Pastor Maldonado e outra do sueco Marcus Ericsson. E outro acidente, tão espetacular quanto o de Webber.



Josef Kral também quis dar uma voadinha. Só que seu vôo teve consequências mais sérias do que o de Webber. Um braço quebrado e muitas dores nas costas. Pelo acidente que teve, ainda bem que foi só isso.

Aliás, a semana foi cheia de acidentes. Na primeira prova, Luiz Razia foi tirado da prova após um acidente na segunda curva.

A bruxa estava solta em Valência.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: