Vettel volta a vencer em corrida polêmica

E a Red Bull voltou a vencer. Dessa vez com Sebastian Vettel, que ressurge no campeonato. E em uma prova menos chata do que eu imaginava.

Esse GP da Europa tinha tudo para ser mais um daqueles sem ultrapassagem, com Red Bull, McLaren e Ferrari andando em fila indiana e Williams, Renault, Mercedes, Force India e Toro Rosso andando juntas mas sem ultrapassagens.

Mas tudo isso mudou na volta dez, quando Mark Webber, que fez uma péssima largada, mudou a estratégia e tentava passar Kovalainen, pela décima sétima posição, bateu no finlandês e voou. Literalmente. O espetacular acidente, felizmente, não foi grave. Mas mudou todo o panorama da corrida. E pode ter mudado também no campeonato, fruto da impaciência de Webber.



Safety Car na pista, Vettel e Hamilton mantiveram a primeira e segunda posições. Mesmo parando. De Alonso, o terceiro, para trás, todo mundo aproveitou a entrada do carro de segurança e também fizeram seus pits. Menos Kamui Kobayashi, que largou com pneus duros e assumiu o terceiro posto.

E a entrada do Safety Car prejudicou muita gente, principalmente od dois pilotos da Ferrari. Alonso e Massa, terceiro e quarto, cairam para décimo primeiro e décimo sétimo respectivamente. Pior para o brasileiro.

Bandeira verde e Vettel e Hamilton passaram a abrir vantagem para Kobayashi, que segurava o pelotão.

Contudo, outra coisa quase mudou novamente os rumos da prova. Alonso atentou para um fato importante: Hamilton havia ultrapassado o Safety Car quando este entrava na pista. O resultado foi um drive-thru para o inglês que via ali, suas chances de vitória irem para o espaço. No entanto, ainda conseguiu voltar em segundo, após dar uma acelerada.

Cientes desse fato, os comissários passaram a investigar outro incidente e chegaram a oito nomes que seriam investigados depois da corrida: Button, Barrichelo, Hulkenberg, Kubica, Petrov, Sutil, Liuzzi e De la Rosa.

Com uma bela vantagem, Vettel só teve de administrar para vencer. Com Hamilton em segundo, Button em terceiro e Barrichello em quarto.

Ainda assim, o final da prova reservou algumas emoções. Que atende pela alcunha de Kamui Kobayashi. O japonês deu mais de 50 voltas com o pneu duro, mostrando um grande desempenho e que sabe poupar equipamento. E além disso, fez duas ultrapassagens em Alonso e Buemi, que lhe garantiram o sétimo lugar. E que pode lhe valer ainda mais, caso haja punição a todos os envolvidos na investigação.

Mas punições a parte, apesar de correr risco de perder o quarto lugar, a prova de Rubens Barrichello, com todas as limitações da Williams, deve ser destacada. Mesmo que Valência não ofereça muitos pontos de ultrapassagem e que ele não tenha um grande carro, soube tirar o máximo do equipamento e seria um pecado não vê-lo pontuar, assim como foi com Hulkenberg, que teve problemas no fim da prova.

Decepção, foi novamente Felipe Massa, que teve muito azar hoje, quando podia claramente brigar até por um pódio.

Sobre a vitória de Vettel, justissima. Não foi ameaçado, não errou, não teve problemas. E é o que ele precisava para voltar a briga pelo campeonato. Só que mais uma vez ele fez uma boa apresentação largando da pole. Ainda deve uma prova boa vindo de trás. Esse é ainda seu maior defeito e é onde ele pode perder o campeonato para a McLaren, que segue constante. Hamilton e Button fizeram outra boa prova hoje e seguem líderes.

Na próxima prova, em Silverstone, a McLaren deve apresentar novidades. Vamos esperar para ver.

Final

1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 57 voltas em 1h40min29s571
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 5s042
3°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 7s658
4°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 20s627
5°. Robert Kubica (POL/Renault), a 22s122
6°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 25s168
7°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 30s965
8°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 31s299
9°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 32s809
10°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 42s414
11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 43s287
12°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 44s382
13°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 45s890
14°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 46s621
15°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 48s239
16°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 48s826
17°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 1 volta
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
19°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
20°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
21°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 4 voltas

Não completaram

Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth)
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth)
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)

Melhor volta: Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min38s766

Foto: Autosport.com
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