Sebastian Vettel campeão da F1 em 2010. Mark Webber terceiro colocado na temporada. Red Bull, campeã do mundial de construtores, com certas sobras. Um ano que pode ser considerado glorioso para a equipe austríaca, ainda novata no hall dos times grandes da categoria. Mas nada disso teria acontecido, não fosse o trabalho de uma fundamental e experiente peça do seu grupo.
Adrian Newey, inglês de Stratford Upon Avon, 52 anos, é o verdadeiro cara do time. É dele o projeto do RB6, carro que alcançou as glórias máximas da F1 nesse ano. E os números não me deixam mentir. De 19 provas, foram nove vitórias, 15 poles positions e seis voltas mais rápidas. Um desempenho muito acima dos concorrentes.
Newey é o que podemos chamar de GÊNIO sem precisarmos pensar muito. Já está a 30 anos no automobilismo e sabe como ninguém de que maneira tudo funciona, quais são os atalhos para se projetar um bom carro, onde concentrar seus esforços, o que fará a diferença.
Lembram daquela Williams de 1992, que assombrou o mundo da Fórmula 1 com 15 poles em 16 corridas e que deu o único título a Nigel Mansell? Pois é, foi apenas o primeiro dos agora sete carros vencedores que ele projetou na categoria. Ainda no time de Grove, foram mais três conquistas (Prost em 93, Hill em 96 e Villeneuve em 97). Na McLaren, veio o bicampeonato com Hakkinen em 1998/99. E agora, esse com a Red Bull. Isso falando só em F1.
Pois na década de 80, pouco depois de se formar, com todos os méritos possíveis, e de trabalhar na equipe de Emerson Fittipaldi, ele resolveu ir para o EUA, trabalhar na CART. E lá, teve seus primeiros sucessos, conquistando títulos ao lado de Al Unser e Bobby Rahal e dando mostras do que viria a se tornar anos depois.
Newey tem o "know how" e a credibilidade de um grande projetista. Nem todos pensavam assim, é verdade. Seus carros nem sempre foram vencedores. Depois do título de 99, por exemplo, ele não conseguiu mais vencer na McLaren e saiu da equipe. Sua credibilidade foi um pouco abalada. Muitos diziam que ele e suas ideias estavam ultrapassados. Entertanto, ele nunca perdeu a mão. Acertou com a Red Bull em 2006, teve paciencia e quando a equipe mostrou ter condições, ele mostrou o que sabe fazer. Deu a volta por cima.
Sua vasta experiência foi crucial para que a Red Bull tivesse sucesso em 2010. Não fossem alguns problemas no início da temporada e os vacilos dos pilotos, a equipe já teria conquistado o título bem antes. O RB6 foi sem sombra de dúvidas o melhor carro do ano.
Como eu já disse, Adrian Newey é gênio no que faz. E por isso custa tão caro (só recebe menos do que Alonso e Schumacher na F1). Mas vale cada centavo. Fazer um carro de F1 competitivo não é fácil. Mas esse inglês faz parecer simples. Dê a ele papel, lápis, um pouco de tempo e invista um bom dinheiro nesse projeto. Com certeza você terá um carro campeão. Como disse Christian Horner em uma entrevista, Newey sempre está um passo à frente de todos. Por isso é genial.
Talvez, Newey seja o maior responsável pelos títulos da Red Bull. E a equipe, Vettel e Webber, devem muito à ele, assim como Williams e McLaren e todos os pilotos que foram campeões com seus carros. Adrian Newey é o cara.
Adrian Newey, inglês de Stratford Upon Avon, 52 anos, é o verdadeiro cara do time. É dele o projeto do RB6, carro que alcançou as glórias máximas da F1 nesse ano. E os números não me deixam mentir. De 19 provas, foram nove vitórias, 15 poles positions e seis voltas mais rápidas. Um desempenho muito acima dos concorrentes.
Newey é o que podemos chamar de GÊNIO sem precisarmos pensar muito. Já está a 30 anos no automobilismo e sabe como ninguém de que maneira tudo funciona, quais são os atalhos para se projetar um bom carro, onde concentrar seus esforços, o que fará a diferença.
Lembram daquela Williams de 1992, que assombrou o mundo da Fórmula 1 com 15 poles em 16 corridas e que deu o único título a Nigel Mansell? Pois é, foi apenas o primeiro dos agora sete carros vencedores que ele projetou na categoria. Ainda no time de Grove, foram mais três conquistas (Prost em 93, Hill em 96 e Villeneuve em 97). Na McLaren, veio o bicampeonato com Hakkinen em 1998/99. E agora, esse com a Red Bull. Isso falando só em F1.
Pois na década de 80, pouco depois de se formar, com todos os méritos possíveis, e de trabalhar na equipe de Emerson Fittipaldi, ele resolveu ir para o EUA, trabalhar na CART. E lá, teve seus primeiros sucessos, conquistando títulos ao lado de Al Unser e Bobby Rahal e dando mostras do que viria a se tornar anos depois.
Newey tem o "know how" e a credibilidade de um grande projetista. Nem todos pensavam assim, é verdade. Seus carros nem sempre foram vencedores. Depois do título de 99, por exemplo, ele não conseguiu mais vencer na McLaren e saiu da equipe. Sua credibilidade foi um pouco abalada. Muitos diziam que ele e suas ideias estavam ultrapassados. Entertanto, ele nunca perdeu a mão. Acertou com a Red Bull em 2006, teve paciencia e quando a equipe mostrou ter condições, ele mostrou o que sabe fazer. Deu a volta por cima.
Sua vasta experiência foi crucial para que a Red Bull tivesse sucesso em 2010. Não fossem alguns problemas no início da temporada e os vacilos dos pilotos, a equipe já teria conquistado o título bem antes. O RB6 foi sem sombra de dúvidas o melhor carro do ano.
Como eu já disse, Adrian Newey é gênio no que faz. E por isso custa tão caro (só recebe menos do que Alonso e Schumacher na F1). Mas vale cada centavo. Fazer um carro de F1 competitivo não é fácil. Mas esse inglês faz parecer simples. Dê a ele papel, lápis, um pouco de tempo e invista um bom dinheiro nesse projeto. Com certeza você terá um carro campeão. Como disse Christian Horner em uma entrevista, Newey sempre está um passo à frente de todos. Por isso é genial.
Talvez, Newey seja o maior responsável pelos títulos da Red Bull. E a equipe, Vettel e Webber, devem muito à ele, assim como Williams e McLaren e todos os pilotos que foram campeões com seus carros. Adrian Newey é o cara.
Fotos: Autosport.com
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