Hoje, a Pirelli reestreou oficialmente na F1, em testes em Abu Dhabi. E nesse primeiro dia, duas praticas, com Felipe Massa liderando no geral. Seria esse um alento para o brasileiro, que por toda a temporada reclamou de problemas com o aquecimento dos pneus da antiga fornecedora? Podemos dizer que sim.
Apesar de ser apenas o primeiro teste coletivo com os novos 'calçados', dos tempos ainda serem altos (a Pirelli disse que eles não interessam muito nesse momento) do periodo de adaptação, marcar o primeiro tempo pode significar uma pontinha de esperança para Felipe. Seu tempo hoje foi melhor do que o conseguido no Q3 na mesma pista no último domingo. Em termos práticos, isso não significa muita coisa, mas pode lhe dar ânimo. Pode ser que dessa vez, o pneu case com seu estilo de pilotagem.
Sobre os tempos obtidos hoje, temos que levar em conta, é verdade, as condições de pista, como temperatura maior e traçado mais emborrachado. E em 2011, os carros não serão esses. Por outro lado, por ser o primeiro ensaio, o resultado é satisfatório.
O importante para Felipe nesse teste era tirar o máximo de informações possíveis dos novos compostos e levá-los para a equipe a fim de desenvolver um carro que lhe permita usufruir dos pneus da melhor maneira possível. Caso consiga, poderá ter um desempenho melhor em 2011. Não há porque se fazer um alarde em cima dos tempos de hoje, mas não dá pra descartá-los por completo.
Sobre os pneus de maneira geral, existem opiniões diversas. Rosberg os acha pior do que os da Bridgestone. Paffett afirmou que não há muita diferença. E Kobayashi os achou bem feitos. Vettel teve problemas com seu pneu traseiro esquerdo, paralizando as praticas.
Tudo é muito 'cru' ainda. Há tempo para um maior desenvolvimento dos pneus e as informações obtidas hoje poderão ajudar na adaptação de alguns carros. Rubens Barrichello, por exemplo, deu quase cem voltas estudando o comportamento e os impactos aerodinamicos dos compostos. Massa e Paffett foram outros que se aproximaram da marca. Sinal de que as equipes se preocupam bastante com o que está por vir. Em 2011, os pneus poderão ser cruciais.
Final
1º. Felipe Massa ( BRA/Ferrari ), 1min40s170
2º. Sebastian Vettel ( ALE/Red Bull ), 1min40s500
3º. Gary Paffett ( ING/McLaren ), 1min40s874
4º. Kamui Kobayashi ( JAP/Sauber ), 1min40s950
5º. Robert Kubica ( POL/Renault ), 1min41s032
6º. Rubens Barrichello ( BRA/Williams ), 1min41s425
7º. Paul di Resta ( ESC/Force India ), 1min41s615
8º. Nico Rosberg ( ALE/Mercedes ), 1min41s778
9º. Jaime Alguersuari ( ESP/Toro Rosso ), 1min42s019
10º. Adrian Sutil ( ALE/Force India), 1min42s859
11º. Timo Glock ( ALE/Virgin ), 1min44s124
12º. Heikki Kovalainen ( FIN/ Lotus ), 1min44s686
13º. Pastor Maldonado ( VEN/Hispania ), 1min45s728
Apesar de ser apenas o primeiro teste coletivo com os novos 'calçados', dos tempos ainda serem altos (a Pirelli disse que eles não interessam muito nesse momento) do periodo de adaptação, marcar o primeiro tempo pode significar uma pontinha de esperança para Felipe. Seu tempo hoje foi melhor do que o conseguido no Q3 na mesma pista no último domingo. Em termos práticos, isso não significa muita coisa, mas pode lhe dar ânimo. Pode ser que dessa vez, o pneu case com seu estilo de pilotagem.
Sobre os tempos obtidos hoje, temos que levar em conta, é verdade, as condições de pista, como temperatura maior e traçado mais emborrachado. E em 2011, os carros não serão esses. Por outro lado, por ser o primeiro ensaio, o resultado é satisfatório.
O importante para Felipe nesse teste era tirar o máximo de informações possíveis dos novos compostos e levá-los para a equipe a fim de desenvolver um carro que lhe permita usufruir dos pneus da melhor maneira possível. Caso consiga, poderá ter um desempenho melhor em 2011. Não há porque se fazer um alarde em cima dos tempos de hoje, mas não dá pra descartá-los por completo.
Sobre os pneus de maneira geral, existem opiniões diversas. Rosberg os acha pior do que os da Bridgestone. Paffett afirmou que não há muita diferença. E Kobayashi os achou bem feitos. Vettel teve problemas com seu pneu traseiro esquerdo, paralizando as praticas.
Tudo é muito 'cru' ainda. Há tempo para um maior desenvolvimento dos pneus e as informações obtidas hoje poderão ajudar na adaptação de alguns carros. Rubens Barrichello, por exemplo, deu quase cem voltas estudando o comportamento e os impactos aerodinamicos dos compostos. Massa e Paffett foram outros que se aproximaram da marca. Sinal de que as equipes se preocupam bastante com o que está por vir. Em 2011, os pneus poderão ser cruciais.
Final
1º. Felipe Massa ( BRA/Ferrari ), 1min40s170
2º. Sebastian Vettel ( ALE/Red Bull ), 1min40s500
3º. Gary Paffett ( ING/McLaren ), 1min40s874
4º. Kamui Kobayashi ( JAP/Sauber ), 1min40s950
5º. Robert Kubica ( POL/Renault ), 1min41s032
6º. Rubens Barrichello ( BRA/Williams ), 1min41s425
7º. Paul di Resta ( ESC/Force India ), 1min41s615
8º. Nico Rosberg ( ALE/Mercedes ), 1min41s778
9º. Jaime Alguersuari ( ESP/Toro Rosso ), 1min42s019
10º. Adrian Sutil ( ALE/Force India), 1min42s859
11º. Timo Glock ( ALE/Virgin ), 1min44s124
12º. Heikki Kovalainen ( FIN/ Lotus ), 1min44s686
13º. Pastor Maldonado ( VEN/Hispania ), 1min45s728
Foto: Tazio.com.br
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