Testes em Barcelona


Chegou ao fim ontem a segunda sessão de testes coletivos da F1, desta vez realizados no circuito de Montmeló, em Barcelona. E a série de ensaios coletivos segue sem dizer muito sobre o equilíbrio entre as equipes, especialmente daquelas que lutarão pelo título em 2012.


Nos quatro dias de testes, tivemos quatro pilotos diferentes liderando as sessões, sendo que três deles geralmente não estariam ali. Na terça-feira, Sebastian Vettel foi o mais rápido, seguido de Hulkenberg, Hamilton, Ricciardo, Alonso, Schumacher - que estreava o W03 -, Perez, Senna, Kovalainen, Grosjean e Pic. Indicativo de que sim, a Red Bull tem um carro forte. Mas até onde pode haver uma dominância dos rubro taurinos? Não dá pra saber. A McLaren, por exemplo, focou em ganhar quilometragem. Hamilton foi quem mais andou nesse dia. Ou seja, cada equipe testa aquilo que lhe dá na telha.

O destaque negativo ficou por conta da Lotus. Foram sete voltas com Grosjean e a equipe se retirou dos testes. O motivo? Encontraram um defeito no chassi e o time teve de substituí-lo. Uma perda significativa de tempo para o time, que até mostrou um bom desempenho em Jerez.
Pastor Maldonado foi a grande surpresa dos testes, fechando a quinta-feira com o melhor tempo
Na quarta, as coisas começaram a ficar ainda mais confusas. Hulkenberg liderou, seguido por Perez, Vettel, Alonso, Ricciardo, Hamilton, Rosberg, Bottas - pela Williams -, Petrov - estreando pela Caterham - e Pic. Novamente a McLaren focou-se em ganhar quilometragem. A Red Bull também aumentou o número de giros na pista, também pensando em corridas. A Ferrari andou um pouco menos, mas seguiu uma linha semelhante. Valeu mesmo para Hulkenberg, que volta à categoria como titular nesse ano, colocar seu nome ali, em primeiro, durante um treino. E vale pra Force India mostrar, porque não, que pode manter o bom ritmo que teve no fim da temporada passada, além de chamar a atenção de possíveis patrocinadores.

Na quinta, foi dia de troca de pilotos. E dia também da maior surpresa da semana, com Maldonado na ponta. Claro, o venezuelano jogou pra torcida. Ou para os patrocinadores. Não é possível acreditar que a Williams dará um salto tão grande assim na temporada. Vale para ele, assim como para Hulkenberg, ter seu nome ali no topo. Na sequencia vieram Schumacher, Kobayashi, Button, Vergne, Massa, Webber, di Resta, Glock e Petrov, com a McLaren novamente dando mais voltas que as principais rivais.

Fechando os testes, na sexta, coube a Kobayashi liderar os ensaios. Outro resultado estranho, visto que a Sauber também não estará na briga pelas primeiras posições. Importante para Kobayashi pelos mesmos motivos de Hulkenberg e Maldonado, e para a Sauber pelos mesmos motivos de Force India e Williams. Atrás do japonês vieram Maldonado, di Resta, Button, Massa, Webber, Vergne, Rosberg e Kovalainen.  Marussia, com problemas, ficou sem treinar.
Mais rápido da semana, Kamui Kobayashi também foi o piloto que mais andou até aqui, com 1.933km
O que deu pra se notar nestes testes é que todas as equipes procuraram ganhar bastante quilometragem, trabalhando o quesito confiabilidade dos carros e fazendo simulações para afinarem o ritmo de corrida. Isso faz com que não fique muito claro qual é a real força de cada equipe. Contudo, o panorama para o início desta temporada não deve mudar muito em relação ao que vimos no fim de 2011.

Entre os dias 1º e 4 de março acontece a última bateria de testes coletivos, também em Barcelona.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

André Candreva disse...

Diego,

parabéns pelo blog... excelente...

já adicionei para seguir...

e aproveito para convidá-lo a visitar meu blog > POR DENTRO DOS BOXES - http://pordentrodosboxes.blogspot.com/

um grande abraço e até o próximo post...