Caminho livre para Marc Márquez

E ao que tudo indica, a estréia do espanhol Marc Márquez pela equipe oficial da Honda deverá acontecer na próxima temporada mesmo. Isso porque a “regra dos novatos”, que impedia a ida de qualquer piloto de uma categoria inferior diretamente para um time de fábrica na MotoGP, foi abolida na última sexta-feira. 

A decisão foi tomada após a reunião de uma comissão formada por Carmelo Ezpeleta, presidente da Dorna, Ignacio Verneda, diretor-executivo da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), Hervé Poncharal, presidente da IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida, na sigla em inglês), Takao Tsubouchi, representante da MSMA (Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas), Javier Alonso, também da Dorna, e Mike Trimby, da IRTA, antes do GP da Holanda. Com isso, a Repsol Honda fica com caminho livre para colocar Márquez no lugar de Casey Stoner a partir de 2013.

Uma possível ida de Marc Márquez para a MotoGP já é especulada desde o fim da temporada passada, quando o espanhol foi vice campeão da Moto 2, perdendo a disputa para o alemão Stefan Bradl, que hoje compete pela LCR Honda, time satélite da marca japonesa na categoria rainha. Mas nada de concreto aconteceu.
Agora, com a saída de Stoner ao fim de 2012 e a extinção da “regra do novato”, as portas da MotoGP se abrem para o espanhol, que parece ser a opção mais simples para a substituição do australiano. Muitos podem achar que seria uma aposta arriscada e tudo o mais. E realmente é. Contudo, não há muitos pilotos disponíveis hoje para substituir Stoner à altura. No mesmo nível do australiano, por exemplo, só vejo Valentino Rossi ou Jorge Lorenzo. Entretanto, ambos já estão empregados em times de fábrica, sendo que o espanhol renovou com a Yamaha recentemente. Dessa forma, se tiver de apostar em alguém, creio que a equipe vá escolher mesmo o piloto que tem o apoio do principal patrocinador e que já vinha sendo preparado para isso, algo natural.

Por outro lado, é fato que uma possível estréia de Márquez pelo time principal da Honda em 2013 queimaria etapas do planejamento que foi feito para ele. Como disse, houve muita especulação sobre a ida de Marc para a MotoGP no fim do ano passado, mas no fim, ele acabou permanecendo mais um ano na Moto 2 e deveria seguir o caminho natural trilhado pela regra do novato, correndo por um time satélite em 2013. Só em 2014 ele faria sua estréia no time que carrega o patrocínio da Repsol, mesma empresa que o apóia. Sem esse caminho, no entanto, acredito que ele perde a oportunidade de ter um ano de experiência para chegar mais ‘preparado’ a um time de ponta.

É claro, também, que tudo isso é teoria. Na prática a história pode ser diferente. Talentoso Marc Márquez é e acredito que ele tenha capacidade de obter sucesso na MotoGP. Mas o jovem espanhol precisará se adaptar o mais rápido possível à categoria e ter uma cabeça boa, pois estar em um time de ponta, que exigirá resultados e lhe trará responsabilidades, pode ser muita pressão para um novato. Que dê tudo certo para ele.

Foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: