Entre os melhores

Fernando Alonso, certamente, é o grande piloto da F1 em 2012. O espanhol bicampeão mundial lidera o certame com uma boa vantagem para o segundo colocado, Mark Webber, tendo vencido três de dez corridas e pontuado em todas elas. Um grande desempenho, ainda mais se considerarmos que, nitidamente, a Ferrari não tem o melhor carro do grid, apesar dos italianos terem melhorado o F2012 durante a temporada. E a excelente performance de Alonso tem rendido frases como a que reproduzo abaixo.

"Eu penso que, quando Fernando corre em níveis como esses, existem poucos pilotos na história a quem podemos compara-lo. Você pode, talvez, conta-los nos dedos de apenas uma mão e não são os títulos mundiais que ditam as posições"

Andrea Stella

O afago a Alonso reproduzido acima veio de seu engenheiro, Andrea Stella, durante uma entrevista ao periódico italiano "Gazzetta Dello Sport" e que teve trechos publicados no site da revista inglesa "Autosport". Um afago e tanto, diga-se, pois ser apontado como um dos melhores da história naquilo que faz é o maior reconhecimento que alguém possa receber por aquilo a que se dedica. E concordo com o engenheiro, exageros à parte.
É fato que Fernando Alonso já está entre os melhores pilotos da história na F1. Bicampeão da categoria, quarto piloto com mais pódios, quinto no número de vitórias, entre outras coisas, o espanhol tem predicados suficientes para ter sim seu lugar garantido no rol do melhores pilotos de todos os tempos. Pelo menos em alguns números, Alonso deixa para trás lendas da categoria, coisa que poucos conseguem. Só por isso ele já  seria digno de estar nessa lista.

Mas para quem acha que os números são muito frios para esse tipo de análise, vale lembrar que o ferrarista é extremamente talentoso, e pode ser considerado o melhor piloto de sua geração, que também possui pilotos fantásticos. Prova disso é a temporada soberba, irrepreensível, que ele vem tendo, liderando o mundial mesmo sem ter o melhor carro do grid em mãos e vencendo provas com autoridade.

É claro que, parte destas declarações sejam motivadas pelo momento espetacular que o piloto vive - o próprio admite que está no auge de sua forma, física e técnica -. Estivesse o bicampeão fazendo um temporada mais modesta, ali na quarta ou quinta posição do mundial, certamente não teríamos esse falatório todo. Além disso, dizer que se pode contar nos dedos de uma mão outros pilotos tão bons quanto o espanhol é um certo exagero de Stella. Não acho possível mensurar qualidade técnica de pilotos e períodos distintos, uma vez que a F1 evolui e os pilotos de cada época precisam se adaptar àquilo. Mas isso não diminui em nada seu talento e capacidade. Pelo contrário. A pilotagem fora de série que ele vem mostrando apenas ratifica que ele é um dos melhores da história. Poucos conseguiriam fazer algo semelhante.

Não há muito mais o que dizer. Mesmo não sendo simpático a boa parte dos fãs, ninguém pode negar que o piloto da Ferrari é o melhor da atualidade. O que se pode fazer é aproveitar os shows que ele vem dando a cada prova. Alonso já tem um bom lugar garantido na história. E ainda vai conquistar muito mais na categoria.

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: