Nada de surpresas hoje no insosso circuito de Hungaroring. Favorito à vitória, Lewis Hamilton confirmou seu segundo triunfo nesta temporada com uma pilotagem impecável e sem erros. E assim, volta a sonhar em conquistar o bicampeonato mundial ainda em 2012.
Hamilton foi perfeito hoje em uma corrida extremamente chata (a pior do ano até aqui). Aproveitando-se do traçado travado do circuito húngaro e de ser o pole position, Hamilton pulou na frente na largada, mostrando que seria difícil alguém bate-lo. Ter um bom carros nas mãos e ninguém a sua frente numa pista como Hungaroring é meio caminho andado para a vitória. E o inglês estava ciente da vantagem que tinha e soube tirar proveito disso.
Apesar de não ter um domínio amplo da prova, abrindo uma vantagem quilométrica para os rivais Lewis conseguiu controlar bem qualquer chance de ataque que alguém pudesse tentar. Não foi realmente ameaçado em momento algum, tendo de defender a posição de ataques adversários e só perdeu a ponta durante os pits. Por falar neles, ele também conseguiu cumprir à risca a estratégia de duas paradas feita pela McLaren, utilizando os pneus macios no primeiro stint e os médios no segundo e terceiro. Aliás, na última perna, ele conseguiu manter o carro com os pneus mais duros por 28 voltas. Fez tudo certinho. E mereceu.
A vitória de Lewis Hamilton hoje, sua segunda no ano, terceira na Hungria e 19ª na carreira, mostrou um piloto maduro e consistente, chave necessária para que ele volte forte na briga pelo título. Resta saber se ele terá tempo para isso, pois segue longe do líder, apesar de ainda estarmos no meio da temporada.
Tão bem quanto Lewis Hamilton hoje esteve Kimi Raikkönen. O finlandês mostrou-se rápido durante todo o fim de semana, mas classificou-se apenas em quinto. Contudo, soube compensar a classificação ruim com uma boa tática na prova. Com dois stints usando pneus macios, Kimi, que havia perdido a posição para Alonso na largada não apenas recuperou o quinto posto como ainda ganhou mais três posições, retardando ao máximo sua última parada e andando muito rápido nas voltas anteriores a parada. Precisão cirurgica do frio Iceman que ainda deu um belo chega pra lá em seu companheiro, Romain Grosjean quando voltava de sua última parada, garantindo o segundo lugar.
Raikkönen ainda tentou ameaçar Hamilton, andando mais rápido que o inglês na parte final da prova e chegando próximo dele. Mas não chegou a atacar efetivamente o piloto da McLaren, que o deixou para trás no número de vitórias na categoria. Um ótimo segundo lugar, que poderia ter se tornado em sua primeira vitória na volta à F1. Mesmo assim, para um cara que ficou dois anos longe da categoria, foi muito bom.
A outra Lotus com Romain Grosjean completou o pódio. E o franco-suíço andou muito bem também. Largando em segundo, Grosjean não fez besteira hoje. Pelo contrário. Mostrou maturidade ao dividir a primeira curva com Vettel, levando a melhor e procurou pressionar Hamilton como pôde no início, porém, sem ataques efetivos. Exagerou em alguns momentos, contudo não fez nada que comprometesse sua bela corrida. No fim, acabou superado por Raikkönen na estratégia. Mesmo assim, conquistou mais um pódio, o terceiro no ano, e vai mostrando que é bom piloto também.
Na briga pelo mundial, Fernando Alonso, aniversariante do dia, deve ter gargalhado muito com os resultados de hoje. Viu o cara que era quinto no mundial vencer e o que era quarto chegar em segundo, invertendo assim suas posições na tabela, o que não muda muita coisa para ele. Terminou em quinto lugar, imediatamente a atrás de Sebastian Vettel, terceiro na tabela e que teve um GP apenas regular, fazendo com que o alemão descontasse apenas dois pontos na classificação. E viu o vice líder do certame, Mark Webber, finalizar o dia em oitavo, o que amplia sua vantagem de 34 para 40 pontos. Presentaço. E tudo isso sem ser brilhante como tem sido comum. Aliás, a Ferrari acabou decepcionando em certo ponto. Por outro lado, cada vez mais o campeonato ganha a cara do espanhol.
Quem não se deu bem foi Jenson Button. Está certo que o sexto lugar de hoje é bem melhor do que aquilo que ele vinha apresentando antes do GP da Alemanha. Ma o campeão de 2009 acabou traído por sua estratégia. Button era o terceiro após a primeira parada, mas acabou preso atrás de Bruno Senna depois do segundo pit. Isso fez com que ele perdesse um tempo precioso, tentando corrigi-lo com uma nova estratégia, que não deu certo. Acabou fazendo três paradas e perdeu três posições, duas em relação a seu posto de largada.
Outros que tiveram um dia para se esquecer foram Schumacher, Maldonado e os pilotos da Sauber. O alemão foi o protagonista de um aborto a primeira largada, ao deixar sua Mercedes morrer. Partiu dos boxes, tentou mudar a estratégia e logo tomou um drive through por excesso de velocidade nos pits. Andou lá atrás e abandonou. O venezuelano teve uma largada péssima, caindo de oitavo para 12º. E ficou a corrida toda no meio do pelotão. E ainda teve um pequeno toque com Paul di Resta, que também lhe rendeu um drive through - exagerado por sinal - terminando em 13º. Não pontuou desde sua vitória na Espanha. Já os pilotos da Sauber não tiveram um bom desempenho como vinha acontecendo. Sergio Perez terminou em 14º e Kamui Kobayashi, em um GP desastroso, foi o 18º, duas voltas atrás de Hamilton e atrás até de Kovalainen.
Quanto aos brasileiros, ambos terminaram na zona de pontuação. Bruno Senna conquistou um ótimo sétimo lugar, segurando Mark Webber nas últimas voltas. Teve uma boa largada e fez uma prova consistente e segura, fazendo funcionar bem a tática da Williams. E ainda terminou próximo de Button. Um resultado que lhe dá confiança para as próximas provas. E que também lhe mostra como um piloto mais consistente do que seu companheiro. Apenas cinco pontos os separam sendo que Bruno pontuou mais vezes. Já Felipe Massa não teve um grande dia, finalizando em nono. Mas acabou nos pontos novamente, em um dia que a Ferrari não teve uma performance legal. Ficou a cerca de 12 segundos de Alonso, seu companheiro que ficou em quinto. Nada mal.
A F1 entra em férias agora, voltando apenas no fim de agosto, começo de setembro em Spa Francorchamps. Até lá, as equipes terão muito trabalho para evoluir seus bólidos em busca de melhores resultados nessa segunda parte do mundial. Vamos ver quem vai se sair melhor.
Resultado final
1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 69 voltas em 1h41min05s503
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 1s0
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 10s5
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 11s6
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 26s6
6º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 30s2
7º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 33s8
8º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 34s4
9º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 38s3
10º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 51s2
11º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 57s2
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1min02s8
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 1min03s6
14º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1min04s4
15º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 1volta
17º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 1 volta
18º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2 voltas
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), a 2 voltas
20º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 2 voltas
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 3 voltas
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), a 3 voltas
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), a 9 voltas
Abandonou
Michael Schumacher (ALE/Mercedes), na volta 58
Fotos: GPUpdate.net
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