Marc Marquez vem aí

E a Repsol Honda resolveu não fazer muito mistério sobre quem será o substituto de Casey Stoner na equipe em 2013. O time confirmou hoje que Marc Marquez é o escolhido para a vaga. Decisão já esperada e que pode ser considerada a mais sensata por parte dos mandatários do time.

Desde o anuncio da aposentadoria de Stoner ao término de seu contrato, no fim deste ano, muito se especulou sobre a ida do espanhol, atual líder do mundial de Moto 2, para a Repsol Honda. Era o caminho natural de Marquez, que também é patrocinado pela Repsol. Contudo, existia na MotoGP uma regra que impedia o ingresso de pilotos que subissem de categoria em times de fábrica. Era necessário correr pelo menos uma temporada em equipes satélites. 

Contudo, há duas semanas, os chefões das entidades que administram a categoria decidiram abolir tal regulamentação, abrindo caminho assim para que o jovem piloto, de 19 anos, possa estrear por um dos principais times da MotoGP no momento. Uma boa chance para que ele mostre seu talento.

Além do anuncio da chegada de Marquez em 2013, a Repsol Honda também anunciou que renovou o contrato de Dani Pedrosa por mais duas temporadas. O espanhol, que hoje está com 26 anos, venceu o último GP, na Alemanha e é o segundo colocado no mundial.

São duas decisões sensatas por parte do time, até porque não existem também tantas opções no atual grid. Sobre Pedrosa, espera-se que ele se torne o líder do time com a saída de Stoner, coisa que ele ainda não conseguiu fazer, mesmo antes da chegada do australiano. Trata-se de um bom piloto, bastante técnico, mas que não vem tendo grande regularidade nas últimas temporadas além de ser um cara que se machuca demais. Creio que, com essa definição ele tenha mais tranquilidade no restante do ano e, quem sabe, possa sonhar com o título. Hoje está em boa posição para tanto.

Quanto a Marquez, ele é uma aposta, como seria qualquer outro piloto que chegasse para ocupar a vaga do atual campeão, exceção feita, é claro, a Valentino Rossi e Jorge Lorenzo. A vantagem do espanhol é que ele já é um piloto que já tem o apoio da principal patrocinadora do time, ou seja, todos ali dentro já têm ideia de seu potencial. Por outro lado, espera-se dele um bom desempenho, até por ser, como disse, um piloto de extremo talento e, portanto, a cobrança tende a ser maior. Mas creio que, depois de um tempo para adaptação, ele se sairá bem. E com o tempo, tem tudo para chegar a ser campeão mundial.

Fez bem a Honda...
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: