Hamilton marca pole com sobras na Hungria


E não teve pra ninguém neste treino classificatório para o GP da Hungria. Lewis Hamilton dominou completamente a classificação e marcou suia terceira pole nesta temporada, confirmando as previsões de que ele e a McLaren viriam forte para este fim de semana. É 22ª vez que o inglês larga sem ninguém a sua frente na categoria.

A pole de Hamilton não foi qualquer coisa. Ele simplesmente dominou Q1, Q2 e Q3 com uma vantagem absurda para os demais. No Q1 conseguiu sua melhor marca com os pneus duros, enquanto o segundo colocado, Paul di Resta, ficava a 0s118 atrás com pneus macios. Indício de que o campeão de 2008 vinha pra uma pole fácil. No Q2, com pneus macios, novo show, dessa vez com 0s37 de vantagem para Vettel, o segundo. E no Q3, novamente com pneus macios, apenas confirmou que é o cara mais rápido do final de semana. Primeiro errou sua volta rápida. Na segunda tentativa, sem ter a aderência ideal de pneus marcou 1min21s260. Suficiente para lhe dar a pole. Mas no fim, ele voltou e cravou 1min20s953. Quatro décimos de vantagem para o segundo e o terceiro colocados. Sobrou.

Quem mais se aproximou do piloto da McLaren na hora do vamos ver foi o franco-suíço Romain Grosjean, confirmando que a Lotus tem um bom carro para o GP de amanhã. Grosjean não chamou muita atenção neste sábado mas conseguiu, no final, encaixar uma boa volta, que lhe dá uma boa perspectiva para amanhã, desde que não faça burradas, é claro.
Na segunda fila temos Sebastian Vettel e Jenson Button. O alemão, muito rápido como sempre, bem que tentou rivalizar com Hamilton. Mas não teve sucesso. Ainda perdeu a posição para Grosjean no fim. Já Button tenta se recuperar no mundial. Depois de uma bela apresentação na Alemanha, com um terceiro lugar que virou segundo, o campeão de 2009 parece que está se reencontrando. E também prova que a McLaren tem um bom carro em Hungaroring.

Na terceira fila, saem Kimi Raikkönen e Fernando Alonso. Sinceramente, esperava um pouco mais de ambos. O finlandês dava mostras de que a Lotus tem um bom carro e parecia ser capaz de ser o cara mais próximo de Hamilton. Mas ele acabou não confirmando essas expectativas. Já o líder do mundial era uma aposta natural. Alonso vive uma fase espetacular e sempre é cotado à pole e à vitória. Contudo, ficou pelo caminho na classificação, o que não significa que ele não pode surpreender amanhã. É difícil, mas para quem venceu em Valência largando no meio do pelotão, nada é impossível.

Felipe Massa abre a quarta fila e tem ao seu lado Pastor Maldonado. O brasileiro, enfim, conseguiu voltar a um Q3 confirmando o que muitos têm dito: ele tem melhorado bastante nas últimas provas. Felipe precisa continuar a buscar bons resultados se quiser se manter na Ferrari por mais um ano. E largar em sétimo lhe dá uma boa possibilidade disso. Quanto a Maldonado, o venezuelano segue fazendo um bom trabalho em classificações levando a Williams ao Q3. Mas precisa ser mais constante em corridas, pontuando.

Fechando o povo do Q3, na quinta fila ficaram Bruno Senna e Nico Hulkenberg. Para Bruno, a primeira passagem a um Q3 com a Williams é um resultado muito importante. Isso lhe dá confiança, tanto para a corrida quanto para a segunda metade da temporada. Ele, que já vinha muito bem durante os treinos livres, confirmou que está bem preparado para essa prova. Teve suas dificuldades mas conseguiu um bom resultado. E não ficou muito atrás de seu companheiro. Já Hulkenberg leva novamente uma Force India, em constante evolução a um top 10, confirmando a boa fase da equipe.
As decepções ficaram por conta de Mark Webber e das Mercedes. Mais rápido durante o TL3, o australiano ficou pelo caminho no Q2, sem entender muito bem o que havia acontecido, segundo sua entrevista. E nem nós entendemos. O que fica é que esse foi um péssimo negócio para ele na busca pelo título. Alonso e Vettel devem estar gargalhando quanto a isso. Já as Mercedes seguem mal nesta parte do campeonato e nem de perto lembram o time que era promissor no início do ano, tendo vencido, inclusive, com Nico Rosberg na China. Nico sai em 13º e Schumacher é apenas o 17º. A Sauber também decepcionou um pouco, com Perez em 14º e Kobayashi logo atrás.

Para amanhã, Hamilton é o favorito natural, pelo que tem feito. O inglês parece estar em um nível superior aos outros neste GP. Se mantiver o pique, dificilmente deixará a vitória escapar.Para quem vem de trás, a tática é tentar fazer o melhor possível para acompanhar o ritmo do pole, lembrando que são raríssimas as ocasiões em que o vencedor não estava entre os quatro primeiros. No entanto, pelo equilíbrio mostrado neste treino e no campeonato, não se pode duvidar de alguma zebra, ainda mais tendo o líder do mundial em sexto. E alguns dizem que pode chover, o que deixaria tudo mais equilibrado...

Grid de largada

1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min20s953
2º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min21s366
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min21s416
4º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min21s583
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min21s730
6º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min21s844
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min21s900
8º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min21s939
9º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min22s343
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min22s847

11º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min21s715
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min21s813
13º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min21s895
14º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min21s895
15º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min22s300
16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min22s380
17º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min22s723

18º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min23s250
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min23s576
20º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min24s167
21º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min25s244
22º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min25s476
23º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min25s916
24º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min26s178

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: