Em grande fase, Alonso larga na frente em Hockenheim


Pela segunda vez seguida choveu em uma classificação da F1. E pela segunda vez consecutiva o espanhol Fernando Alonso soube tirar proveito disso. O que eram 31 GPs em sequencia sem pole para a Ferrari transformaram-se em duas largadas em dois GPs sem ninguém a sua frente para o bicampeão mundial. Que fase vive Alonso.

A conquista de mais uma pole do espanhol, sua 22ª na carreira, mostrou novamente que ele não é apenas o melhor piloto do grid tecnicamente. Alonso é também o que melhor lê as condições de tudo aquilo que lhe cerca. Enquanto alguns pilotos ficaram na pista tentando melhorar sua marca durante o Q3, o ferrarista entrou nos boxes na metade da sessão, optando por colocar pneus novos. Atitude fundamental para que ele conseguisse a grande sequencia de voltas no fim, garantindo a pole. Não é a toa que ele lidera o mundial.

Ao seu lado, largará o sempre perigoso Sebastian Vettel. O alemão, correndo em casa, foi quem mais se aproximou de Alonso. Vettel tem um bom carro e pode dar trabalho para o ferrarista amanhã. Sem contar que está louco para vencer diante de seus torcedores. Hoje, não chamou muita atenção, mas amanhã tudo pode mudar.
A terceira posição seria de Mark Webber. Seria. Mas o australiano foi obrigado a trocar o câmbio, perdendo assim cinco posições. Sai em oitavo. E quem sorriu a toa com a punição do vice líder do mundial, além dos dois primeiros do grid, foi Michael Schumacher, que herdou o posto. O heptacampeão quase ficou pelo Q1, conseguindo sua passagem ao Q2 apenas no finzinho, tentando economizar pneus macios. Aliás, não choveu durante o Q1. A água só veio do Q2 em diante. Deu certo. E com pista molhada, Schumi ainda mostrou que está em forma, conseguindo um quarto lugar que virou terceiro. Para amanhã, fiquemos de olho no alemão, que tem um jogo de pneus macios a mais.

Ao lado de Schumacher larga Nico Hulkenberg, surpresa do dia. Outro que corre em casa, o piloto da Force India fez um ótimo treino, deixando para trás seu companheiro Paul di Resta, nono. É bom frisar, mais uma vez, a boa evolução que a equipe indiana tem sempre por volta do meio do ano. Os bólidos que carregam as cores da bandeira da terra de Mahtma Ghandi sempre andam bem em pistas de alta, como Hockenheim. Poderão seguir surpreendendo amanhão.

A terceira fila é formada por Pastor Maldonado, que leva a Williams às cabeças mais uma vez, e Jenson Button. Sobre o venezuelano, já é corriqueiro vê-lo no Q3. E largando na frente, é candidato a um bom resultado, desde que mantenha a cabeça no lugar, claro. Já Button consegue pela primeira vez largar a frente de Lewis Hamilton nesse ano. O campeão de 2008 parece estar melhorando na temporada. Um pouco tardiamente, porém.

Lewis Hamilton abre a quarta fila, que divide com Mark Webber. Ambos terão um domingo complicado, tentando escalar o pelotão para conquistarem o maior número de pontos possíveis para seguirem na briga pelo título. O inglês principalmente. Fecham a lista dos que foram ao Q3 Paul di Resta, provando que a Force India está bem e Kimi Raikönen, uma das decepções do dia. Esperava-se mais da Lotus.
Entre os brasileiros, Felipe Massa sai em 14º e Bruno Senna em 15º, esse beneficiado por uma punição de Romain Grosjean. Sobre o ferrarista, ele tinha carro para estar no Q3, mas acabou atrapalhando-se na primeira volta do Q2, quando a pista ainda apresentava condições razoáveis, perdendo assim a chance de largar entre os 10. Acontece. Quanto a Bruno Senna, ele teve muitas dificuldades no fim de semana, herdando um carro remendado por conta do acidente de Valteri Bottas no primeiro treino livre.

Outros que vão ter um domingo pra lá de trabalhoso serão Romain Grosjean e Nico Rosberg, ambos punidos como Webber, com a perda de cinco posições, por uma troca de câmbios. Largam em 20º e 22º respectivamente.

Para amanhã, creio que veremos uma disputa entre Alonso e Vettel. Não deve sair disso, caso não chova.

Grid de largada

1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min40s621
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min41s026
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1min42s459
4º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1min43s501
5º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min43s950
6º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min44s113
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) 1min44s186
8º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) (*) 1min41s496
9º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min44s889
10º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min45s811

11º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min39s789
12º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min39s933
13º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) 1min39s985
14º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min40s212
15º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) 1min40s752

16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min16s741
17º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) 1min17s620
18º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) 1min18s531
19º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) 1min19s220
20º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) (**) 1min40s574
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) 1min19s291
22º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) (**) 1min41s551
23º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) 1min19s912
24º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) 1min20s230

(*) Punido com perda de cinco posições no grid por troca de câmbio. 
(**) Grosjean e Rosberg avançaram ao Q2, mas perderam cinco posições no grid
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: