Alonso é pole em Silverstone


E como era de se esperar, choveu em Silverstone. E choveu muito, tanto que a classificação ficou interrompida por mais de uma hora. Tempo suficiente para que todos se preparassem para o show proporcionado por Fernando Alonso, que conquistou sua 21ª pole na carreira e quebrou um tabu: desde o GP de Cingapura de 2010 uma Ferrari não saia da posição de honra. E olha que o espanhol quase ficou de fora ainda no Q2...

O treino de hoje já começou com pista molhada. Por isso, todos os pilotos optaram por usarem os pneus intermediários nos primeiros 20 minutos do Q1. E foi nele também que vimos a primeira surpresa. A sessão começou com tempos altos, que foram baixando a medida que um trilho foi se formando. Mesmo assim, isso embaralhou a briga, que geralmente vê os pilotos do times médios batalhando para não ficar pelo Q1. Mas hoje, quem acabou se dando mal foi Jenson Button.

Sem conseguir extrair uma boa performance de seu jogo de pneus, o britânico andou boa parte do treino no grupo em que ficaria pelo caminho. No fim, o campeão de 2009 trocou o jogo de pneus e vinha fazendo uma bela volta, que o tiraria dessa situação e colocaria na lista dos que ficaram de fora o alemão Nico Rosberg. Porém, uma bandeira amarela no setor final o forçou a tirar o pé e, consequentemente, ficar em 18º.
Pausa antes do início do Q2. E foi aí que a chuva caiu. Os pilotos que usaram intermediários, tiveram de mudar para pneus de chuva. Menos a Ferrari e a Williams que arriscaram. E essa aposta poderia custar uma ida ao Q3 de seus pilotos. Ao passo que as primeiras voltas eram registradas, a chuva aumentava. Ou seja: quem tivesse marcado volta, estava em vantagem. Contudo, o treino foi paralisado. Sorte dos italianos e dos ingleses que, não fosse essa paralisação, teriam ficado ainda no Q2. Começava aí a mudar a briga pela pole.

Após mais de uma hora de paralisação e de muito trabalho dos fiscais de pista para escoarem a água - falta um sistema melhor de drenagem em Silverstone -, enfim, os carros voltavam. E com todo mundo meio que em pé de igualdade, para os seis minutos restantes do Q2, muito movimentados por sinal. Passaram Hamilton, Hulkenberg, Schumacher, Webber, Grosjean, Massa, Raikkonen, Maldonado, Alonso e Vettel.

Veio então o Q3. E com ele a duvida sobre qual composto escolher. Quem optou pelo intermediário desde o início, se deu melhor. A briga pela pole se resumiu, basicamente a três pilotos. Felipe Massa, Fernando Alonso e Mark Webber. O brasileiro teve um bom início e logo registrou a melhor marca, sendo superado em seguida pelo companheiro. Bem na classificação, Massa retomou a pole provisória. Mas Alonso não deu muito tempo para o brasileiro comemorar e voltou a ponta. Massa saiu da disputa. Contudo, Webber entrou, e marcou o melhor tempo. Porém, determinado a largar na frente e justificando sua liderança no mundial, Alonso veio e tomou do australiano, que ainda teve uma última tentativa sem sucesso, a pole position. Quebrado o tabu. O espanhol divide com o piloto da Red Bull a primeira fila.

Na segunda fila aparecem dois alemães que tentaram se intrometer na disputa mas sem muito sucesso. Michael Schumacher sai em terceiro e Sebastian Vettel em quarto. Felipe Massa acabou em quinto e larga ao lado de Kimi Raikkönen. Tem tudo para fazer uma boa prova amanhã e, quem sabe, lutar para voltar ao pódio. Na quarta fila, saem Maldonado e um apagado Hamilton. Na quinta fila, largam Romain Grosjean e Paul di Resta. Bruno Senna sai em 13º, favorecido por algumas punições de outros pilotos. Mas ainda é pouco, comparado ao que Maldonado tem feito.
Para amanhã, Alonso mostrou que é favorito. E na fase em que o espanhol se encontra, guiando do jeito que está e contando com a sorte em vários momentos, não há como ser diferente, seja com chuva ou com pista seca. Até podemos ver algum outro piloto vencer amanhã. Creio que Webber, Vettel,. Hamilton, Schumacher, Massa, Raikkönen, Maldonado tenham capacidade para isso. Mas Alonso está iluminado. E pode começar amanhã uma arrancada para o tri...

Grid de largada – Silverstone:

1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min51s746 ( 25 )
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min51s793 ( 23 )
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min52s020 ( 22 )
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min52s199 ( 23 )
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min53s065 ( 24 )
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min53s290 ( 24 )
7º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min53s539 ( 25 )
8º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min53s543 ( 25 )
9º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), sem tempo ( 20 )

10º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min57s009 ( 19 )
11º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min57s108 ( 17 )
12º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min57s132 ( 18 )
13º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min57s426 ( 19 )
14º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min54s382 ( 22 ) (*)
15º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min57s895 ( 19 )

16º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min48s044 ( 12 )
17º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min57s071 ( 18 ) (**)
18º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min49s027 ( 10 )
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min49s477 ( 10 )
20º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min51s618 ( 10 )
21º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min52s742 ( 11 )
22º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min53s040 ( 10 )
23º.
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min57s719 ( 18 ) (***)

Fora do limite dos 107% (1min53s718):

24º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min54s143 ( 10 ) (*)

(*) Punidos em 5 posições por troca de câmbio
(**) Punido em 5 posições por provocar acidente no GP da Europa
(***) Punido em 10 posições por provocar acidente no GP da Europa

Fotos: GPUpdate.net
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