Resuminho

Feriado prolongado em São Paulo é muito bom para uma coisa: descansar. Por isso, optei por não escrever nada sobre o fim de semana automobilístico no domingo e na segunda-feira. Precisava dar uma pequena recarregada nas baterias. Contudo, não deixei de ver as corridas desse fim de semana. Por isso, seguem aqui breves pitacos - bem atrasados é verdade - sobre elas.

F1


No GP da Inglaterra, deu Webber, um resultado que não me espantou. Parece que tem alguma coisa especial na água de Silverstone que faz com que o australiano ande bem por lá. Duas vitórias nos últimos três anos por lá. Um ótimo retrospecto do vice líder do mundial, que entrou de vez na briga pelo título com Fernando Alonso, segundo nesse fim de semana, e com Sebastian Vettel, terceiro.

Essa foi a segunda vitória do piloto da Red Bull na temporada (o que lhe valeu um novo contrato, mas isso é história para o próximo texto), conquistada graças a uma estratégia que não deu certo por parte da Ferrari, já que Alonso, até o último pit, sobrava. Coisas de corrida. Com isso, o campeonato fica muito bom e uma disputa entre Alonso e a dupla da Red Bull vai se desenhando. Hamilton, a decepção do domingo com um oitavo lugar em Silverstone, já está bem atrás do líder.
No mais, destaque para a bela corrida de Felipe Massa, que terminou em quarto, para Bruno Senna, que voltou a pontuar, em nono e para a troca de farpas entre Sergio Perez e Pastor Maldonado, após um acidente provocado, no meu ponto de vista, pelo piloto da Williams.

Está ficando cada vez melhor o campeonato...

MotoGP


Enfim, foi quebrada a hegemonia Lorenzo-Stoner nesta temporada. Dani Pedrosa venceu em Sachsenring e entrou também na briga pelo título, aparentemente. As motos da Repsol Honda dominaram o dia no circuito alemão e tinham tudo para fazer uma dobradinha fácil. Tinham. Isso porque na última volta Casey Stoner caiu. Caiu e perdeu muito. Perdeu um ótimo segundo lugar e a liderança do campeonato. Iria para 160 pontos, ficando quatro a frente de Jorge Lorenzo, que herdou a posição e chegou aos 160 tentos. Além da chance da liderança, o australiano perdeu o segundo lugar para o companheiro.

Dessa forma, o mundial de MotoGP é outro que esquenta bastante, com a disputa pela liderança entre Lorenzo e a dupla da Repsol Honda, que deve se estender até o fim da temporada.

Voltando a corrida, destaque para as boas provas de Andrea Dovizioso, que conquistou mais um pódio, para Ben Spies, quarto colocado e que parece se recuperar de um início de ano tenebroso, Stefan Bradl, quinto colocado, repetindo seu melhor resultado na categoria e Valentino Rossi, em sexto, seu melhor resultado com a Ducati no ano, em condições de pista seca.
Na Moto 2, Marc Marquez venceu mais uma e disparou na liderança do mundial. O espanhol fez uma prova bastante segura para assegurar a quarta vitória no ano e não deu muitas chances para os rivais Mika Kallio, segundo e Alex de Angelis terceiro. Assim, Marquez segue a passos largos rumo ao título da temporada, confirmando as projeções de muitos. Já o brasileiro Eric Granado finalizou a prova em 27º, último entre os pilotos que completaram a prova, após uma queda quando era o 25º. Parte do aprendizado.

Já na Moto 3, Sandro Cortese venceu e assumiu a ponta do mundial, com a 17ª posição de seu principal rival, Maverick Viñales. Mas não foi fácil o alemão vencer. No fim, ele teve de conter as investidas do francês Alexis Masbou para garantir os 25 pontos da vitória. Um pouco mais atrás Luis Salom garantiu a última vaga no pódio. A briga pelo título na categoria segue bem aberta entre Cortese e Viñales. E acredito que só veremos uma definição no fim da temporada.

Indy


Na Indy, Ryan Hunter-Reay confirmou a boa fase e venceu a terceira seguida, dessa vez nas ruas de Toronto. Com isso, o americano assumiu a liderança do campeonato, contando também com mais um GP desastroso de Will Power. O australiano foi 15º, caindo para segundo na tabela, 34 pontos atrás de Hunter-Reay.
Já os brasileiros, podemos dizer, se deram bem. Tony Kanaan conseguiu mais um ótimo resultado com a KV, terminando em quarto e subindo para sexto no campeonato. E poderia ter sido melhor, não fosse mais um erro da equipe na estratégia do baiano, que tinha boas chances de vitória. Já Helio Castroneves, terminou a corrida em sexto e assumiu o terceiro posto na tabela de classificação. Barrichello, que também sofreu nas mãos do povo da KV, foi o 11º, após uma pequena confusão nas voltas finais.

GP2


Na GP2, só festa para os brasileiros. Luiz Razia, com um quinto lugar na primeira bateria e com uma bela vitória na segunda, assumiu a liderança no mundial da categoria e se coloca em uma boa posição na briga pelo título, a essa altura do campeonato. O baiano teve um grande fim de semana. Com pista molhada no sábado e largando em nono, Razia conseguiu ganhar algumas posições durante a corrida. Mas só no fim mostrou-se agressivo contra o holandês Nigel Melker, brigando pelo quarto lugar, sem sucesso. No entanto, ele já conseguiu assumir ali a liderança do mundial, uma vez que Davide Valsecchi foi apenas o sétimo.

Entre os dois pilotos ficou Felipe Nasr, que em uma prova agressiva, chegou em sexto, depois de perder várias posições no início de prova. Victor Guerin foi o 18º. A vitória ficou com Esteban Gutierrez, que se aproveitou de um erro de estratégia de Fabio Leimer, líder por boa parte da prova, em retardar demais a parada  O suíço foi prejudicado pela entrada de um safety-car antes de sua parada obrigatória, assim como foi o próprio Gutierrez em Valência.

Na segunda prova, com Razia largando em quarto e Nasr em terceiro, o baiano deu show. Largou muito bem e foi ultrapassando todo mundo que viu pela frente (Gierdo van der Garde, Davide Valsecchi e o próprio Nasr) para assumir a ponta, ainda no segundo giro, e não mais perdê-la. Com o passar da prova, ele consolidou uma boa vantagem sobre os rivais e venceu sem problemas.
Já Nasr teve um pouco mais de trabalho. Subindo para segundo na largada, o brasiliense até tentou lutar pela liderança com o compatriota, depois de deixar van der Garde para trás. Mas não teve exito. O resultado das tentativa do piloto da DAMS acabou sendo o desgaste de seus pneus. Assim, ele foi presa fácil de seu companheiro, que assumiu e terminou no segundo. Felipe ainda teve de se defender dos ataques de Johnny Cecotto e Esteban Guiterrez. Porém, ambos se tocaram e aliviaram a barra do brasileiro, que finalizou em terceiro. Victor Geurin abandonou.

Com os resultados desse fim de semana, Razia conseguiu abrir seis pontos de vantagem para Valsecchi. Nasr é o 11º no mundial. Restam cinco etapas para o fim do campeonato.

Fotos: NextGen-Auto.com, Indycar.com e MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: