Uma confirmação e algumas especulações

Mark Webber venceu o GP de Silverstone no domingo, firmando-se na vice liderança do mundial desta temporada e como um forte candidato na briga pelo título mundial em 2012. Só que as boas notícias para o experiente piloto australiano não terminaram por aí. Nesta terça-feira a Red Bull confirmou a renovação de seu contrato  mais uma temporada. Assim, o time rubro taurino é o primeiro a anunciar oficialmente sua dupla de pilotos para a temporada de 2013, uma vez que Sebastian Vettel tem contrato com o time até 2014.

A renovação de Webber com a Red Bull é até uma espécie de premio para o piloto, que vem tendo um bom desempenho neste ano. Mas reflete também um pouco na falta de opções no mercado, ao que me parece. Webber, sob minha ótica, é um piloto que possui suas limitações técnicas. Faz bem o chamado 'feijão com arroz' e só. Não é brilhante, extraordinário. Se fosse classifica-lo utilizando um termo comumente encontrado na gíria futebolística, Webber seria o 'carregador de piano' da equipe austríaca. E é pra isso que ele serve. Enquanto Vettel é o craque, Webber é o cara que contribui da maneira que pode e consegue.

Com essa renovação, espera-se também que Webber não vá mais implicar e espernear para ser tratado como número 1. A não ser que apenas ele passe a ter chances de título. Ele entende isso. E para ele também é ótimo, já que poderá ficar mais tranquilo, com a vaga garantida para 2013. É uma aposta conservadora e sensata do time, que não quer apostar em pilotos menos experientes ou em um brilhante mas temperamental e instável Lewis Hamilton, que parece dar sopa.

Anuncio feito e agora uma peça importante nesse quebra cabeça referente ao grid da F1 para 2013 encontrou seu lugar. E com isso, algumas especulações, como por exemplo a ida do australiano para Ferrari - Webber até confirmou que teve conversas com o pessoal de Maranelo -, desaparecem.
A partir disso, surgem novas tendencias. Na Ferrari Felipe Massa passe a ter mais chances de conseguir um acordo com os italianos por mais um ano. Mas para isso, o brasileiro vai ter de seguir mostrando um bom desempenho, como o do último domingo. Caso volte a ser inconstante, é capaz dos ferraristas perderem o resto de paciência que sobra com ele e apostarem em um piloto menos experiente para 2013, no caso Sergio Perez.

Outro que pode ter sido afetado com a renovação de contrato de Mark Webber é Lewis Hamilton. O piloto inglês e a McLaren parecem afim de renovarem o vínculo, mas acabam esbarrando na questão de valores. E esse é sempre um grande obstáculo em uma renovação. Assim, a Red Bull poderia ser uma boa opção para Hamilton. Porém, as portas de Milton Keynes se fecharam e agora restam equipes que não parecem ter a mesma força do time de Woking, como Mercedes e Lotus, esta última sendo vinculada, nesta semana, como possível destino de Lewis. Assim, creio que Hamilton e McLaren chegarão a um acordo.

Até mesmo a Toro Rosso poderá ter resquícios dessa decisão de sua prima rica. Com o atual vice líder do mundial permanecendo por mais um ano na RBR, a tendencia é que a dupla atual da STR seja mantida. Tanto Daniel Ricciardo como Jean-Eric Vergne estão muito crus para assumir uma posição na Red Bull. Portanto, deverão ficar mais um ano, ganhando quilometragem na Toro Rosso. Isso se Christian Horner não fizer um lobby para ter Luiz Razia em um dos carros da equipe em 2013, caso o baiano seja campeão da GP2 nesse ano. Além de ser uma tradição que o vencedor da categoria ascenda à F1 no ano seguinte, Razia corre pela Arden, equipe que tem Horner como proprietário, e faz parte do programa de jovens pilotos da marca. Pode ser que haja uma possibilidade do brasileiro desembarcar em Faenza, quem sabe.

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: