E na segunda-feira...


E lá vão meus pitacos sobre o domingo.

Na F1, vitória incontestável de Fernando Alonso, cada vez mais favorito ao título. O espanhol venceu com autoridade em Hockenheim e disparou na liderança do mundial. Tem 34 pontos de vantagem para o segundo e 44 para o terceiro. É sem sombra de dúvidas o grande nome do ano.

Sebastian Vettel foi o segundo na pista. Fora, dela, foi o quinto, resultado de uma punição sofrida após uma ultrapassagem sobre Jenson Button pela parte de fora da pista, logo após o grampo. Aliás, os dois protagonizaram uma das melhores disputas do domingo no circuito alemão. Sobre a punição, achei justa. Está no regulamento e os pilotos conversam sobre esses pontos no briefing. Contudo, acho que alguma coisa tem de ser feita nessas zonas de escape asfaltadas para que quem as utilize não tenha vantagem e vejamos discussões como essas.

Com Vettel punido, Button assumiu o segundo posto. Um belo resultado para o piloto inglês que vinha em péssima fase. Pode ser que ele volte a brigar lá na frente a partir de um bom resultado como esse.

Merecem menções honrosas Kimi Raikkönen, Kamui Kobayashi, Sergio Perez e Nico Rosberg. Kimi acabou herdando um lugar no pódio com a punição de Vettel. Fez uma bela apresentação, o finlandês. Conseguiu tanto cumprir a estratégia da Lótus como foi agressivo quando necessário. Para quem largou em décimo, um pódio é uma grande resultado. Kamui foi outro que se deu bem com a queda de Vettel. Subiu para quarto, seu melhor resultado na F1, dando uma resposta às criticas por conta de seu desempenho irregular. Foi outro que cumpriu bem a estratégia e acabou sendo recompensado. Seu companheiro, Sergio Perez, também teve um bom domingo. O mexicano, punido por bloquear outros pilotos na classificação, largou em 17º e escalou o pelotão, com ultrapassagens arrojadas e sendo muito combativo. Já Nico Rosberg, também punido na classificação por trocar o câmbio tendo de largar em 22º, apareceu na zona de pontos no fim, também fazendo uma corrida arrojada.

Já os azarados do dia foram os dois brasileiros e Lewis Hamilton. Felipe Massa, logo na largada, tocou em Daniel Ricciardo e perdeu a asa dianteira, caindo pro fundão. Andou lá atrás o tempo todo e no fim, foi o 12º. Bruno Senna também teve problemas na primeira volta. Escapou da pista e na volta trombou com Romain Grosjean, também perdendo o bico e voltando lá atrás. Fechou o GP em 17º. Já Lewis Hamilton acabou tendo um pneu furado, exatamente por passar por cima de detritos deixados pelo carro de Massa. Foi outro que ficou lá atrás, até abandonar.

Na próxima semana acontece o GP da Hungria, último antes das férias.

Na GP2, destaque para Felipe Nasr. Quarto na primeira bateria e terceiro na segunda, o brasiliense mostra cada uma adaptação cada vez maior à categoria. Vem sendo destaque nas últimas provas.

Na briga pelo título, Luiz Razia levou a melhor, novamente, sobre Davide Valsecchi. O baiano foi o sétimo na primeira bateria enquanto o italiano foi o 13º. Na segunda corrida, Valsecchi pontuou em nono enquanto Razia foi o 12º. Com isso, o brasileiro da Arden ampliou em mais quatro pontos a vantagem na ponta do mundial. Dez pontos os separam. Johnny Cecotto venceu a primeira prova enquanto James Calado ganhou a segunda.

Na Indy, Helio Castroneves venceu em Edmonton e agora é o segundo na classificação da temporada, 23 pontos atrás do líder Ryan Hunter-Reay. O brasileiro fez um corrida tática e consciente, conseguindo superar o então líder, Alex Tagliani, na última parada. No fim, o piloto da Penske ainda teve de segurar a pressão de Takuma Sato para garantir a segunda vitória no ano. Em grande prova de recuperação, depois de largar em 16º, Will Power fechou o pódio. Hunter-Reay foi o sétimo.

Já os outros brasileiros não tiveram um bom domingo. Rubens Barrichello ficou em 13º e Tony Kanaan foi o 18º.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: