Ameaça finlandesa?

Nem a dupla da Red Bull, tampouco Lewis Hamilton. A grande - e não única - ameaça ao título de Fernando Alonso nesta temporada é Kimi Raikkönen. Pelo menos é o que pensa Giancarlo Minardi, ex-dono da equipe Minardi e ex-patrão do líder do mundial. Uma aposta nada conservadora do italiano que vê no finlandês um piloto "agressivo e consistente".

Apontar Kimi Raikkönen como principal ameaça a Alonso parece um pouco exagerado, mas não está nem perto de ser uma loucura, como alguns podem pensar. Raciocinem comigo. Em 11 provas, Fernando Alonso já tem 40 pontos de vantagem para o vice líder, Mark Webber, vencedor de duas etapas no ano. Uma bela margem, ainda mais analisando o equilíbrio do atual mundial. 

Já para Raikkönen, tal vantagem pula para 48 pontos, estando o finlandês na quinta posição do mundial. Mas atentem para um fato: ao contrário dos outros três postulantes ao título (Webber, Vettel e Hamilton) Kimi ainda não venceu. Tivesse vencido, ao menos uma das corridas em que terminou em segundo, o piloto da Lótus teria sete pontos a mais, podendo estar na terceira posição. É uma hipótese não tão absurda.
Kimi está nesta posição por conta de um fator simples e que foi lembrado por Minardi: sua consistência. Confesso que fico impressionado com a pilotagem do "Iceman" em 2012. Após 11 provas, ele pontuou em 10 e não tem um abandono sequer (seu pior resultado foi o 14º lugar na China). Desempenho pior apenas do que o apresentado por Alonso. Tudo isso no ano em que volta à categoria, após dois anos se divertindo no WRC, e pilotando por uma equipe, digamos, média. Kimi mostra que realmente é um grande piloto, que está em forma e que possui uma chave importante para brigar pela ponta da tabela em um mundial tão igual: regularidade.

O que pode ser um obstáculo no caminho do finlandês, no entanto, é sua equipe. Por mais que já tenha demonstrado ter um dos melhores carros do grid, não sabemos se a Lótus terá folego para acompanhar Ferrari, Red Bull e McLaren até o fim da temporada. E isso acaba sendo crucial. Por outro lado, ao menos o time está bem confiante em relação às suas chances de dar o passo que ainda falta, ou seja, vencer.

Voltando ao que disse Giancarlo Minardi, o italiano acrescenta que uma mudança neste cenário pode ocorrer já na próxima etapa, em Spa Francorchamps, pista onde Kimi venceu três vezes nas últimas quatro em que lá andou. Um ótimo retrospecto do "Homem de Gelo" que tem também boas chances de conquistar sua primeira vitória em sua volta à F1. E não duvido disso.

Olho no Iceman!

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

José Renato disse...

Muito bem observado.

Kimi é o único entre os ponteiros que ainda não venceu.

Palpite: o Iceman disputará o campeonato com o Vettel.