Mercedes domina e faz dobradinha na Espanha com Rosberg na pole

Em Barcelona, a Mercedes voltou a comandar um treino classificatório, conquistando assim sua terceira pole consecutiva. E dessa vez, com direito a dobradinha de Rosberg, pole pela segunda corrida segunda, e Hamilton. Essa é também a terceira pole na carreira de Nico. Enquanto isso, Red Bull, Lotus e Ferrari vêm nas posições seguintes. A prova de amanhã promete.

Mercedes domina a classificação


Os alemães souberam esconder o jogo. Mesmo sem apresentar um ritmo que pudesse mostrar que estavam rápidos para a classificação durante os treinos livres, a Mercedes acabou dominando a sessão classificatória. Hamilton foi o mais rápido do Q1 e do Q2. Porém, foi Nico Rosberg quem comandou o Q3, marcando a terceira pole seguida do time bávaro, sua segunda consecutiva. E o inglês veio logo atrás, completando a dobradinha.

Ontem disse que a Mercedes não poderia ser descartada de uma briga pela pole. Os desempenhos recentes e a boa pré-temporada realizada no circuito espanhol credenciavam o time a estar em um dos postos de favorito para tal. E isso foi comprovado. Nico, piloto um tanto quanto subestimado, marcou duas voltas sensacionais no Q3, ao passo que Lewis não ficou muito atrás. São dois pilotos muito rápidos mesmo.
Dupla da Mercedes conseguiu primeira dobradinha da equipe em uma classificação desde que o time voltou à F1
Os alemães possuem um carro muito rápido e que parece se encaixar bem em diversos tipos de circuito. Contudo, isso é mais visível em classificações. Em ritmo de corrida, as flechas de prata não vão tão bem e isso é preocupante para amanhã. Mesmo sendo muito rápidos hoje, pode ser que amanhã eles não repitam a boa forma. Não seria nenhuma surpresa, pois já vimos esse filme na China, com Hamilton e no Bahrein, com Rosberg.

Por outro lado, duas coisas animam os pilotos da equipe prateada: o circuito de Montmeló não oferece lá grandes pontos de ultrapassagem. A dupla pode se aproveitar disso. E desde 1997 o vencedor sai da primeira fila. Será que Nico ou Lewis poderão manter a escrita?

Lotus, Red Bull e Ferrari no bolo


Com o domínio da Mercedes na sessão, Lotus, Red Bull e Ferrari ficaram relegadas a brigarem pelas posições seguintes. Na segunda fila, um carro da RBR, com Vettel, e outro da Lotus, com Raikkönen. Na fila seguinte, tudo vermelho, com os dois bólidos italianos, guiados por Alonso, quinto, e Massa, sexto. E na quarta fila, novamente um carro da Lotus e outro da Red Bull, com Grosjean e Webber.

As forças para essa etapa parece estar bem definidas, com esses quatro times brigando pela vitória. Só que essas três equipes possuem uma vantagem em relação à Mercedes: melhor ritmo de prova.
Líder do campeonato, Sebastian Vettel larga em terceiro, logo atrás das Mercedes. Alemão está entre os favoritos
Em quatro provas realizadas até o momento, essas foram as três equipes a vencer. A Lotus venceu na Austrália, com Kimi, a Ferrari na China, com Fernando, e a Red Bull na Malásia e no Bahrein, com Sebastian. E em todas essas corridas o diferencial foi o ritmo de corrida, uma vez que somente na Malásia o vencedor saiu da pole. Ou seja, estão provando que largar em primeiro não é lá grande vantagem. E amanhã a história pode se repetir.

Quem souber gerenciar melhor o desgaste de pneus e controlar bem o ritmo de prova terá grande vantagem, Ao meu ver, Lotus e Ferrari estão em melhores condições do que a Red Bull no momento. Entretanto, achava isso na etapa passada e Vettel dominou com muita folga a corrida, vencendo facilmente. Só vamos saber quem é quem após a largada.

Completando o top 10, apareceram Sergio Perez, em nono, e Paul di Resta, em décimo. Ver a McLaren no Q3 é e não é, ao mesmo tempo, uma surpresa. A equipe de Woking ainda segue com um carro muito ruim

No meio do grid, uma surpresa


No pelotão intermediário, ficaram um carro da McLaren, um da Force India, e os dois de Sauber e Toro Rosso. A surpresa foi o carro da McLaren na 14ª posição, com Jenson Button. Surpresa mais pelo piloto, uma vez que Sergio Perez foi ao Q3. Se esperava o contrário. Bem, isso mostra a má fase vivida por Button, que hoje mais reclama do que pilota. O outro carro da Force India, com Adrian Sutil, também ficou pelo caminho, em 13°, enquanto seu companheiro também esteve na última fase da classificação.
Jenson Button viu seu companheiro Sergio Perez alcançar o Q3 enquanto ele parte em 14°. Inglês tem reclamado muito
Bem esteve a Toro Ross, que bateu na trave de uma vaga no Q3 com seus dois pilotos, que estão em um bom fim de semana. Daniel Ricciardo larga em 11°, imediatamente à frente de seu companheiro, Jean-Eric Vergne. A Sauber, por sua vez, ficou com as duas últimas posições do Q2, com Hulkenberg em 15° e Gutierrez em 16°. Não é nem sombra da equipe sólida de 2012.

No fundo do poço grid


Pelo Q1, ficaram as já tradicionais componentes do grupo Marussia e Caterham, e a tradicionalíssima Williams, que vai de mal a pior. Sobre as duas primeiras, nenhuma surpresa. Ambas mantiveram o ritmo de sexta-feira, com a Caterham apresentando uma pequena evolução que já a coloca em uma posição melhor para brigar com sua principal rival. Tanto que Van Der Garde andou melhor do que o bom Bianchi. Já Chilton foi mais rápido do que Pic. Vai ser uma 'boa' briga entre as duas escuderias para ver qual é a menos pior.
Pastor Maldonado disse que não sabe o que aconteceu com o carro da Williams. Os dois pilotos ficaram pelo Q1
Já a Williams... ahhhh, a Williams. Ficou com seus dois pelo Q1, com Bottas em 17° e Maldonado, que não sabe o que está acontecendo com o carro, na posição seguinte. O time de Grove segue andando para trás. Muito para trás. De vencedores do GP no ano passado para as últimas posições.

Atualizando: Felipe Massa acabou punido por ter bloqueado Mark Webber durante uma volta rápida, no Q2. Com isso o brasileiro perdeu três posições e parte do nono lugar. O mesmo aconteceu com o mexicano Esteban Gutierrez, que atrapalhou Kimi Raikkönen no Q1. Acho um tanto quanto exagerada a punição a Massa. No ponto do incidente, ele não tinha como dar passagem para o australiano. No caso de Gutierrez, é até compreensível a punição. Um erro de novato.

Grid de largada

1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min20s718 (12 voltas)
2º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min20s972 (12)
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min21s054 (12)
4º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min21s177 (17)
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min21s218 (12)
6º.  Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min21s308 (16)
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min21s570 (12)
8º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min22s069 (13)
9º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min21s219 (12)*
10º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min22s233 (17)

11º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min22s127 (14)
12º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min22s166 (12)
13º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min22s346 (12)
14º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min22s355 (9)
15º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min22s389 (13)

16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min23s260 (9)
17º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min23s318 (9) 
18º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min24s661 (6)
19º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min22s793 (15)*
20º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min24s713 (6)
21º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min24s996 (6)
22º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min25s070 (6)

(*) Punidos com a perda de três posições no grid.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: