Os ecos do fim de semana de F1, Indy e Nascar tendo suas três principais provas realizadas.
F1
Começando pela polêmica do fim de semana, os testes secretos da Mercedes com a Pirelli. A Autosport trouxe, neste domingo, a notícia de que o time alemão e a fábrica italiana realizaram testes secretos juntas, há duas semanas. Ontem mesmo, a FIA divulgou um documento dizendo que autorizou os testes, mas com algumas condições: a primeira seria de que a Pirelli deveria conduzir os treinos, com um piloto próprio, e reter as informações obtidas. A segunda é de que o mesmo teste fosse aberto às outras dez equipes, sob a mesma condição, o que não foi confirmado. Não foi o que aconteceu. As duas empresas fizeram tudo às escuras e isso gerou os protestos formais de Red Bull e Ferrari.
O que vai acontecer? Aí é difícil saber. O que seria mais justo é uma punição à equipe, que deverá ir à julgamento na FIA Porém, isso não apagaria os dados que eles já possuem. Ou seja, a Mercedes ainda teria a vantagem de ter feito os testes dessa maneira. Acredito que vão acabar liberando os testes para todos os times, da mesma forma que foi feito pela Mercedes. Aí, todos disporiam de dados.
Ainda sobre o time alemão, a briga entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton deve esquentar nas próximas provas. O inglês ainda está na frente do companheiro na classificação do mundial, com 62 pontos contra 47 do companheiro. No entanto, o desempenho recente de Rosberg chama mais a atenção e acaba por ofuscar a regularidade do inglês até aqui. Pelo menos é a impressão que fica para a grande maioria. Rosberg já venceu e tem três poles contra dois terceiros lugares e uma pole como melhores resultados de Hamilton.
Lewis Hamilton já começa a sofrer com a sombra de Nico Rosberg. Resultados do alemão têm sido expressivos |
Agora, sobre os acidentes, começando com Massa. Após jogar a culpa no brasileiro pelo acidente do sábado, os italianos reconheceram que a batida de domingo deve ter sido causada por falha técnica, possivelmente na suspensão dianteira esquerda. Massa foi levado ao hospital para realizar exames que nada apontaram. Menos mal.
Na briga Raikkönen x Perez, o finlandês, depois de chamar o mexicano de "idiota" no rádio, soltou mais um daqueles seus bordões, em uma entrevista. Perguntado se uma conversa com o piloto da McLaren serviria de alguma coisa para amenizar a situação, Kimi respondeu: “Acho que não. Mas um soco na cara talvez resolvesse”. Sobre o acidente, pra mim Perez foi otimista demais em tentar passar por Raikkönen daquela forma. O acidente poderia ter sido evitado, ao meu ver. Veja o lance abaixo e tire suas conclusões.
Mais uma sobre o Iceman, segue aí o vídeo com as seis ultrapassagens feitas por ele nas voltas finais, que lhe renderam o 10º lugar. Claro que ter um carro melhor e pneus novos contra velhos dos rivais ajudou. Não fosse isso, ele não conseguiria superar ninguém. Mas para ultrapassar em Mônaco, mesmo nessas condições, é difícil, o que torna seu feito incrível. Divirta-se com o vídeo abaixo.
Já o companheiro de Raikkönen... Romain Grosjean voltou a ser Romain Grosjean e aprontou para cima de Daniel Ricciardo. Atropelou, literalmente o australiano. E ainda jogou a culpa no piloto da Toro Rosso, dizendo que este freou cedo demais. Até pode ser. Mas o histórico do franco-suíço não contribui em nada para que possamos acreditar nessa versão. Pelo sim e pelo não, tomou uma punição e perderá dez posições no grid para o GP do Canadá. Justo.
A Toro Rosso aproveitou o fim de semana para anunciar que usará motores Renault a partir de 2014. Pode ser um bom caminho para evoluir.
Sebastian Vettel saiu como o grande vencedor do GP de ontem. A diferença que era de quatro pontos para Kimi Raikkönen antes da prova, subiu para 21. Até mesmo por isso talvez ele tenha resolvido não arriscar entrar em uma disputa com Rosberg. Prova disso foi a volta mais rápida que registrou ao fim da prova, deixando seu engenheiro maluco. Mais uma de suas traquinagens...
Indy
Legal é ver as reações à vitória de Tony Kanaan nas 500 Milhas de Indianapolis. Não apenas dos fãs, mas também de outros pilotos, tanto da Indy quanto de outras categorias. Vi, por meio do twitter, vários deles congratulando o baiano pelo triunfo e se dizendo felizes por verem que finalmente Tony tinha vencido a Indy 500. Isso mostra o quanto ele é querido no meio e respeitado pelos companheiros de profissão. E esse tipo de reconhecimento, quando vem ao lado de uma vitória épica como essa, sempre tem um gostinho especial.
Tony deu seu capacete ao amigo Alessandro Zanardi |
Segundo colocado, Carlos Muñoz fez uma grande corrida, sendo um dos grandes destaques da prova. Teve uma performance impressionante para alguém que nunca tinha andado na IndyCar. E merece todos os elogios. Mas o colombiano queria mais e ficou frustrado por não disputar a vitória nas últimas voltas. É um garoto para ficarmos de olho, porque tem talento. Assim que chegar de vez, vai dar trabalho.
Na briga pelo campeonato, Marco Andretti saiu sorridente de Indianapolis. O americano garantiu a liderança com o quarto lugar. Heliio Castroneves, sexto, segue em terceiro, mas também comemorou o fato de estar bem na briga. Já Takuma Sato caiu para segundo, após terminar a corrida em 13º. Não fosse aquela rodada, poderia ter conseguido algo melhor, além da manutenção da ponta.
Nascar
GP de Mônaco, Indy500 e... as 600 milhas de Charlotte, pela Nascar. Essa que é uma das principais provas da Sprint Cup também aconteceu neste domingo. E até eu, que não tenho o costume de acompanhar a categoria tão de perto, dei uma espiada durante algumas voltas. Por isso, acho que vale o registro.
A vitória ficou com Kevin Harvick, em uma prova marcada por um incidente incomum: um cabo que sustentava uma câmera da Fox, caiu na pista, causando bandeira vermelha.
HArvick foi seguido por Kasey Kahne e por Kurt Busch. Líder do campeonato, Jimmie Johnson bateu, mas finalizou a prova em 22º, mantendo a ponta na tabela, a frente de Carl Edwards, 11º ontem.
Fotos: GPUpdate.net e Twitter Oficial de Alessandro Zanardi
Fotos: GPUpdate.net e Twitter Oficial de Alessandro Zanardi
0 comentários:
Postar um comentário