Surpreendente Novikov lidera primeiro dia do Rali da Grécia

O russo Evgeny Novikov (não, você não leu errado) finalizou o primeiro dia do Rali da Grécia na liderança (é isso mesmo minha gente). Não, você não está em uma pegadinha do Mallandro (Rá!). O piloto da Qatar M-Sport WRT venceu os dois longuíssimos estágios do dia e com isso, conquistou uma vantagem até que confortável diante do segundo colocado, o espanhol Dani Sordo. Mais de 30s separam os dois na tabela de tempos.

Brincadeiras à parte, claro que Novikov não chegou lá por acaso. Contudo, o russo teve uma bela ajudinha para terminar o dia na primeira posição. Apesar de seu desempenho sólido na duas especiais, e isso é indiscutível porque ninguém finaliza em primeiro à toa, o jovem russo praticamente não teve adversários que pudessem ameaçá-lo nesta sexta. Logo na SS1, três daqueles que são os principais pilotos da categoria tiveram problemas.

Líder do mundial e favoritíssimo ao título, Sebastian Ogier perdeu logo cinco minutos na especial de abertura da sexta etapa do mundial, com 'problemas de pressão na bomba de combustível'. Tais problemas não foram solucionados para a disputa da SS2 e o francês tomou mais cinco minutos. E sabemos o que acontece quando um piloto perde dez minutos. Ogier da briga pela vitória e só volta neste sábado, utilizando a regra do super rally, para ainda tentar salvar alguns pontos.
Com uma pilotagem bastante sólida nesta sexta-feira, Evgeny Novikov terminou o dia com uma liderança confortável
Mikko Hirvonen foi outro que se deu muito mal. Com problemas na direção de seu Citroen DS3 na SS1, o finlandês perdeu seis minutos em relação ao líder no primeiro estágio. Resolvidos os problemas, o terceiro colocado na classificação voltou à ativa na SS2, finalizando-a em terceiro. Mikko ocupa o 17º lugar geral e é outro que só deverá lutar por pontos no restante do rali.

O norueguês Mads Ostberg foi quem teve a menor perda de tempo entre aqueles que tiveram problemas. Foram 'apenas' três minutos perdidos. Contudo, o que aconteceu com ele foi bizarro. A roda dianteira esquerda de seu Ford Fiesta simplesmente caiu durante a SS1. E isso praticamente acabou com seu rali. Ostberg poderia estar bem mais à frente. Agora, é outro que lutará por pontos (quem sabe, com muita sorte, por um pódio) estando a tês minutos e meio atrás de Novikov em nono.

Dessa forma, Novikov conseguiu terminar em primeiro. Voltando a falar do russo, apesar dos problemas alheios, ele também pilotou muito. Como eu disse, fez duas especiais sólida, que lhe permitiram, por exemplo, terminar à frente de Dani Sordo, atual segundo colocado, e de Jari-Matti Latvala, o terceiro. Ambos não tiveram problemas significativos, o que mostra que a liderança de Novikov não foi por acaso. O russo foi bem demais enquanto o espanhol e o finlandês fizeram menos do que o esperado.

Resta saber como ele irá se comportar nos próximos dois dias de evento. Sabemos que Novikov é muito rápido. Porém, ele também é muito inconstante, fruto de sua juventude ainda. Às vezes, ele comete erros e acaba se prejudicando. Vamos ver se ele vai sentir a pressão por liderar um rali e se Sordo e Latvala terão condições de pressiona-lo, o que seria o normal, visto que ambos estão nas dua principais equipes do certame e são mais experientes.

Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen, outros dois pilotos que representam essa nova geração, ao lado de Novikov, aparecem em quarto e quinto, respectivamente. São dois pilotos bastante talentosos e que deverão fazer uma boa apresentação, caso não tenham problemas ao longo do sábado e do domingo. Nasser Al-Attiyah, Martin Prokop e Khalid Al-Qassimi, figurinhas carimbadas na zona de pontuação, aparecem em sexto, sétimo e oitavo, a frente de Ostberg. E Robert Kubica fecha o top 10. O polonês merece um parágrafo à parte.
Robert Kubica lidera sua categoria, o WRC2, e se pôs entre os dez melhores no primeiro dia do Rali da Grécia
Como é talentoso esse polaco. Kubica já se põe em uma posição de pontuar na classificação geral do WRC e lidera a categoria a que pertence, o WRC2. Tem 38 segundos de vantagem para o vice líder, Yuriy Protasov, tendo vencido as duas especiais por sua classe. E olha que ele ainda está naquela fase de 'aprendizagem', de 'adaptação'. Cada vez mais fico feliz em ver que esse pode ser um ótimo caminho para que ele pilote em alto nível. Ele demonstra muita desenvoltura nos ralis e pode investir seriamente neste caminho. Se escapar dos problemas e dos acidentes, estes últimos provocados por sua falta de experiência, poderá ter um belo resultado nas trilhas gregas. Torço por isso.

Se a sexta-feira foi pesada na Grécia, com duas especiais que somadas deram 75km, o sábado deverá ser ainda mais duro. Serão oito especiais e mais 140km a percorrer. Muita coisa ainda vai acontecer na terra dos Deuses.

Resultado parcial do Rali da Grécia após primeiro dia

1. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) 50min59s3
2. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 30s3
3. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) a 39s1
4. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 51s1
5. Andreas Mikkelsen (NOR/VW) a 1min14s6
6. Nasser Al-Attiyah (QAT/M-Sport Ford) a 1min32s9
7. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 2min34s3
8. Khalid Al-Qassimi (EAU/Citroen) a 3min22s4
9. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 3min30s1
10. Robert Kubica (POL/PH Citroen) a 4min17s3*

* Piloto do WRC2

Foto:AcropolisRally.Gr
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: