Um duelo que poderia ser épico

No último fim de semana aconteceu a quinta etapa do WRC, aqui ao lado, na Argentina. A prova foi vencida por Sebastien Loeb, que correu seu penúltimo rali na categoria, e teve o líder do campeonato, Sebastien Ogier, terminando no segundo posto, resultado que lhe fez ampliar sua já extraordinária vantagem na liderança do mundial perante o finlandês Mikko Hirvonen.

Porém, a etapa ocorrida no país do hermanos poderia ter um significado muito maior do que o cumprimento de simples objetivos pessoais de ambos - Loeb querendo mais uma vitória, a oitava vez no país, para adicionar ao seu já espetacular currículo e Ogier dando mais um passo rumo ao título. Esse poderia ser o ápice de uma rivalidade entre os compatriotas pela supremacia do WRC, com o piloto da Citroen tentando manter o posto de maioral e com o jovem da Volkswagen querendo provar que tem capacidade de derrotar o multi campeão.

Claro que não é possível afirmar com 100% de certeza que essa disputa aconteceria de fato, uma vez que há um número enorme de variáveis que poderiam mudar os rumos da competição. Entretanto, pelo desenho do campeonato, tudo indica que uma batalha pelo título entre os dois franceses seria totalmente cabível. E os números nos ajudam a entender isso.

Até o momento, em cinco etapas nesta temporada, Ogier conquistou 122 pontos, com três vitórias e dois segundos lugares. Já Loeb correu apenas três vezes, mas venceu dois ralis e chegou uma vez na vice liderança. Mesmo defasado em dois eventos, ele é o segundo colocado do mundial. Ou seja, somente os dois venceram. Para não mudar muito esse cenário, imaginemos que Loeb também tivesse dois segundos lugares nas etapas das quais não participou. Estaria com, no mínimo (sem contar Power Stages), com 104 pontos. Assim, a diferença dele para Ogier não seria tão grande e poderíamos sim ter uma boa briga direta pelo título.
Sebastien Loeb x Sebastien Ogier: essa tinha tudo para ser uma das grandes rivalidades do WRC
Mas há também, como mencionei, outros fatores que variam de acordo com cada situação e que poderiam ter uma influência muito grande em uma hipotética disputa. Coisas que vão muito além da frieza dos números.

Líder do mundial, Ogier sabe muito bem que não precisa vencer Loeb nos eventos que este disputar, pois sua briga não é diretamente com ele. O próprio piloto da VW já disse isso. Para ele, tanto faz se o eneacampeão vai vencer ou não. O importante é sempre fazer mais pontos do que o adversário. E competir dessa forma, parece mais tranquilo, pois há menos pressão dos outros concorrentes. Se Loeb estivesse fazendo uma temporada completa, certamente haveria um outro tipo de abordagem por parte de Ogier.

Com Loeb não é muito diferente, porque ele também corre sem responsabilidade de brigar por mais um título, de ter que vencer um evento atrás do outro. A pressão por resultados quase inexiste. Por mais que ele queira as vitórias nesses quatro eventos restantes, não muda muita coisa não vence-los. Ele parece querer aproveitar esses quatro últimos ralis, se divertir. No entanto, se estivesse fazendo uma temporada completa, certamente teria outro tipo de comportamento.

Sim, isso tudo que coloquei nas linhas acima é uma situação hipotética, que não passa de um sonho, de um devaneio, da imaginação de um fã em ver aquele que é o maior piloto do WRC de todos os tempos enfrentando um jovem que tem tudo para ser grande na categoria. Seria um belo embate de gerações e muito bom para a categoria, pois chamaria atenção. Enfim, aquele que dominou o mundial de ralis na última década estaria sendo desafiado. Pena que não vai acontecer. E assim, a coroa parece estar sendo passada de um francês para outro, apenas.

Foto: Zimbio.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: