Na Catalunha, caiu uma escrita. Desde 1997, o vencedor do GP da Espanha saia sempre da primeira fila. A última vez que o vitorioso da etapa não tinha largado nas duas primeiras posições, havia sido em 1996, com Michael Schumacher, de Ferrari. E foi o time italiano que, novamente, levou um piloto de fora da primeira fila a vencer. O dono da casa Fernando Alonso, quinto no grid, fez uma grande prova e triunfou pela segunda vez no ano e pela 32ª vez na carreira. É o quarto piloto com mais vitórias na categoria.
Com uma boa estratégia, o espanhol superou os rivais sem muita dificuldade e fez a festa da torcida. E mais importante. Deu um bom passo de volta à briga pelo título da temporada. Kimi Raikkönen e Felipe Massa completaram o pódio.
Estratégia da Ferrari dá vitória a Alonso e pódio a Massa
Se o GP da Espanha teve um grande nome, esse foi Fernando Alonso. Não só pela vitória, importante na briga pelo título, mas pelo conjunto da obra. Correndo em casa, o espanhol fez uma corrida muito agressiva e apoiado pela boa estratégia traçada pela Ferrari, conseguiu dominar a prova.
Alonso começou a ganhar a prova logo na largada, ao pular do quinto para o terceiro lugar, deixando Kimi Raikkönen e Lewis Hamilton para trás. Essas duas ultrapassagens foram fundamentais para que ele não perdesse tempo na busca pela liderança e para que a tática traçada pela Ferrari fosse mais efetiva. Em terceiro, o espanhol acompanhou Sebastian Vettel e Nico Rosberg, que liderava a prova nas voltas iniciais. Porém, logo o bicampeão deu seu pulo, parando antes de quem ia à sua frente.
Em casa, Alonso venceu pela segunda vez no ano e quebrou uma escrita no GP espanhol que durava 16 anos |
Sendo o primeiro a realizar seu pit, Alonso teve pista livre para acelerar por algumas voltas, enquanto Vettel era limitado pelo desempenho de Rosberg. O resultado foi a subida do espanhol para a segunda posição, assim que o líder do campeonato parou. Duas voltas depois, foi a vez do ferrarista passar pelo piloto da Mercedes.
Desse ponto em diante, o bicampeão impôs um excelente ritmo de corrida, necessário para que a estratégia de quatro paradas funcionasse. Sempre veloz, tirando bom proveito do equilíbrio de seu bólido e do bom consumo de pneus de seu carro, Alonso construiu uma vantagem suficientemente boa para anular a tática de Kimi Raikkönen, que viria a parar uma vez menos. Tanto que, após parar pela terceira vez, Fernando ainda passou o rival da Lotus na pista, garantindo praticamente ali o triunfo em casa. Dali em diante, foi só administrar o primeiro lugar. Vitória totalmente merecida e importante para o decorrer do mundial.
Além de dar a vitória a Alonso, a boa estratégia do time de Maranello garantiu a Felipe Massa seu primeiro pódio no ano. O brasileiro foi outro piloto a andar bem hoje, fazendo uma prova bastante sólida e agressiva, especialmente no início. Largando em nono após uma punição com a perda de três posições por atrapalhar Mark Webber em uma volta rápida, o brasileiro já tinha recuperado o prejuízo nas primeiras voltas. E antes de parar pela primeira vez, foi ao quinto posto, passando por Hamilton.
Felipe Massa conquistou seu primeiro pódio no ano neste domingo. Brasileiro é o quinto no mundial de pilotos |
A partir disso, Felipe, quarto depois de superar Rosberg, teve um desempenho semelhante ao do companheiro. Andou rápido e de forma agressiva o quanto pôde. Seu ritmo acabou não sendo suficiente para anular a estratégia de Raikkönen, apesar do brasileiro ter andado em segundo por algumas oportunidades. Mas foi suficiente para deixar Vettel para trás. Importante para ele, pois mostra sua solidez nesse ano, e para a equipe num todo, uma vez que ele 'tirou' três pontos do principal rival de seu companheiro na luta pelo título.
Raikkönen fica entre as duas Ferrari
A Ferrari tinha boas chances de fazer uma dobradinha hoje, algo que não acontece desde o GP da Alemanha de 2010. Contudo, Kimi Raikkönen não colaborou muito com os italianos nesse domingo e se intrometeu entre os dois bólidos vermelhos.
O finlandês, regular e consistente como de costume, fez mais uma excelente prova, também amparado por uma boa estratégia e por um carro muito equilibrado. Largando em quarto, Kimi perdeu uma posição para Alonso, mas pouco depois passou Hamilton para reassumir seu posto inicial. Com pneus desgastados, utilizados na classificação, Raikkönen parou mais ou menos no mesmo tempo em que seus principais adversários. No entanto, o piloto da Lotus partiu para uma tática diferente.
Estratégia de Raikkönen não foi suficiente para superar Alonso. Porém, o finlandês ficou à frente de Massa |
Gerenciando bem o consumo de borracha, Kimi foi capaz de ficar mais tempo na pista do que os demais sem perder muito tempo em relação aos rivais. Dessa forma, se colocou em posição de brigar sim pela vitória, tendo um pit a menos a fazer. O campeão de 2007 liderou algumas voltas e até deu pinta de que era o grande favorito ao triunfo. Contudo, o forte ritmo de Alonso suplantou suas chances de vitória. Por outro lado, o segundo lugar não lhe escapou.
Vettel faz prova discreta; Mercedes é um desastre
Líder do campeonato, Sebastian Vettel fez uma corrida discreta. Apesar da boa largada, subindo para o segundo lugar, em nenhum momento o piloto da Red Bull se pôs na condição de favorito a vitória. Tanto que ele acabou superado por três pilotos que iniciaram a corrida atrás dele, mesmo superando dois que largaram na frente.
No fim, o resultado não foi um desastre para o alemão, que segue líder do mundial, apesar da diminuição de sua vantagem para Alonso e para Raikkönen. Em um campeonato equilibrado como esse, o importante é sempre estar pontuando. E Vettel vai fazendo isso muito bem.
Vettel fez corrida discreta e terminou em quarto. Alemão, no entanto, segue firme e forte na liderança do mundial |
Outro discreto foi Mark Webber. Depois de perder várias posições na largada, o australiano resolveu ser mais agressivo em sua estratégia, sendo o primeiro a parar. Deu certo. Ele recuperou as posições que perdeu e ainda terminou em quinto. Para quem partiu do sétimo posto, está bom.
Quem não foi bem é a Mercedes. Tudo bem que já era esperado que o time alemão não tivesse um ritmo tão bom hoje quanto o da classificação. Mas o que aconteceu hoje, principalmente com Hamilton, foi um desastre. O inglês, que largou em segundo, foi ultrapassado por Vettel e Alonso na largada e por Raikkönen e Massa nas voltas seguintes. E dali para trás, foi uma queda livre. Sem conseguir desenvolver um bom ritmo, logo ele estava fora da zona de pontuação, brigando com Sauber, Toro Rosso, Force India e tomando ultrapassagem até da Williams. No fim, foi o 12°.
Pole, Rosberg começou bem, mas queda no rendimento da Mercedes lhe deixou em sexto no fim. Já Hamilton... |
Já Rosberg teve um prejuízo menor. Pole, logo após a primeira parada o alemão perdeu várias posições. Porém, ele conseguiu se manter na zona de pontuação a corrida toda e apesar de cair para nono, no fim finalizou a etapa na sexta posição.
Force India, McLaren e Toro Rosso pontuam; Gutierrez vai bem
Completaram a zona de pontuação Paul di Resta, em sétimo, Jenson Button, em oitavo, Sergio Perez, em nono e Daniel Ricciardo, em décimo. Sobre esses pilotos, talvez o maior destaque vá para Button, que largou em 14° e chegou a perder três posições no início da corrida. Entretanto, com uma estratégia eficiente, o inglês galgou posições e encontrou seu lugar no top 10. Um resultado bem sólido, mesmo com o péssimo carro prateado.
Quanto aos outros três, tiveram méritos em se manter na zona (di Resta e Perez), ou chegar (Ricciardo). Mas o fizeram mais por herdarem posições alheias do que outra coisa.
Esteban Gutierrez fez uma boa prova e quase pontuou pela primeira vez. Mexicano anotou melhor volta da prova |
Já Esteban Gutierrez fez sua primeira grande corrida na F1. Largando em 19°, o mexicano fez com que a tática da Sauber funcionasse perfeitamente. Largou bem e retardou ao máximo a primeira parada, tanto que chegou a liderar algumas voltas. Voltando ao pelotão intermediário, brigou com Hamilton, com Hulkenberg e com Sutil. Terminou a frente dos três e de quebra, marcou a melhor volta da prova. Uma ótima prova mesmo do menino, que ainda comete erros bobos.
No mais...
... nada demais. Caterham terminou a frente da Marussia. E achei exagerada a punição dada a Hulkenberg. O alemão tomou um 'stop and go' por um toque com uma Toro Rosso, quando saía de seu pit. Um 'drive thru' estaria de bom tamanho ao meu ver.
Resultado final
1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 66 voltas em 1h39min16s596
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 9s3
3º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 26s0
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) a 38s2
5º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 47s9
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 1min08s0
7º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1min08s9
8º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1min19s5
9º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1min21s7
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 1 volta
11º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1 volta
12º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 1 volta
13º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1 volta
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1 volta
15º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 1 volta
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1 volta
17º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta
18º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 2 voltas
19º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 2 voltas
Abandonaram
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) na 53ª volta
Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) na 22ª volta
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) na 9ª volta
Melhor volta: Esteban Gutiérrez (Sauber), 1min26s217 (média de 194,4 km/h)
Fotos: GPUpdate.net
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