Problemas?

Não faz muito tempo, escrevi um texto sobre a Lotus e suas possibilidades de título nesse ano. No dito cujo, destaquei uma frase de Romain Grosjean, afirmando que o orçamento da equipe na temporada seria crucial para definir se o time teria condições de brigar pelo título. Para ler, é só clicar aqui.

Pois bem. No domingo o jornal britânico "The Telegraph" revelou, em matéria assinada por Christian Sylt, que em 2012 a equipe de Enstone teve uma perda de €66,5 milhões de euros, a maior já registrada por uma equipe de F1, que possui suas contas abertas, na história. E o motivo disto teriam sido os seguidos empréstimos feitos pela escuderia, os quais ainda terá de honrar durante o 2013, situação que pode representar um problema para a equipe.

Atualmente, o time não parece passar por problemas financeiros graves. Possui bons patrocinadores, como destacou Gerard Lopez - homem que controla o grupo Genii, principal acionista do time -, como a Coca Cola, a Unilever e a Microsoft, que garantem um bom fluxo de caixa para a Lotus e além disso, ganhou o reforço do bilionário Andrew Ruhan, que recentemente adquiriu 2% das ações da Genii e figura entre os acionistas.
Carro de Romain Grosjean sendo içado em Mônaco após acidente. Iso representa mais gastos para a equipe
O quadro de funcionários do time também parece ser compatível com o de outras escuderias da categoria. E para finalizar, a Lotus paga uma pechincha para ter Kimi Raikkönen em um de seus bólidos, se considerarmos os resultados e a exposição que o finlandês trás. Ele já venceu duas vezes entre 2012 e 2013 e finalizou o mundial passado na terceira posição, o que contribuiu para que sua equipe fosse a quarta colocada no mundial de construtores. Mas essa situação pode enganar.

Ter fechado 2012 com prejuízo é um indicativo de que algo está errado. E se isso for confirmado, pode acarretar em cortes para equilibrar as finanças em 2013, afinal ninguém está aí jogando dinheiro fora. E essa situação vai de encontro ao que disse no outro post, podendo atrapalhar na luta da Lotus pelo título. Se possuindo um orçamento menor do que o de Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes é difícil brigar por título, com um corte essa disputa se torna quase que inviável. E mesmo que mantenham os gastos, estariam arriscando o futuro da equipe, caso não conquistem os resultados esperados. Repito: ninguém está na F1 para perder dinheiro.

Claro, tudo isso é suposição, pois não se vê ninguém da Lotus alardeando que a situação do time não é boa. Entretanto, se tudo isso que foi dito pelo Telegraph, será algo para acompanharmos de perto.

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Daniel Machado disse...

Apesar dos pesares,acho que ela não tem problemas para esse e os próximos anos.