Rosberg lidera os dois treinos livres em Monte Carlo

Nas ruas do principado, Nico Rosberg reinou nesta quinta-feira. O alemão liderou as duas sessões de treinos livres, mostrando mais uma vez que a Mercedes segue tendo o carro mais veloz do grid. O que nos resta saber é o seguinte: será que em duas semanas os alemães conseguiram solucionar o problema com o desgaste excessivo de pneus que vem atrapalhando o time nesse início de temporada?

Alemães voando


A Mercedes segue sendo o time mais rápido do grid, sem sombra de dúvidas. No primeiro treino, Rosberg marcou 1min16s195, sendo 0s087 mais rápido do que o segundo. Na pratica seguinte, dobradinha, novamente comandada pelo germânico com o tempo de 1min14s759, desta vez três décimos à frente de Lewis Hamilton. Detalhe: o tempo foi conseguido ainda no início do treino e ninguém chegou perto. Para o terceiro colocado, a diferença foi de quatro décimos. Ou seja, as flechas de prata são realmente velozes.

O problema é: solucionaram o problema de desgaste de pneus? Bem, a borracha italiana da Pirelli apresentou um nível de desgaste menor nesta quinta-feira, o que pode ser um bom indício. Mas é apenas um indício. As coisas podem mudar entre hoje, sábado e domingo. Para melhor ou para pior. A tendência é que melhore, com um maior emborrachamento da pista, que receberá a GP2. Mas vamos ver.
Nico Rosberg liderou os treinos livres disputados nas ruas de Monte Carlo. Alemão marcou a pole nos dois últimos GPs
Quanto às chances do time prateado, as apertadas ruas de Monte Carlo podem ser uma vantagem, caso o time consiga mais uma dobradinha no grid. Ultrapassar em Mônaco não é tarefa fácil e largar na primeira fila pode dar uma vantagem considerável. Está aí uma boa chance para a Mercedes. E se conseguirem controlar o consumo de borracha, é capaz dos alemães virarem favoritos.

Na disputa entre seus pilotos, Hamilton tem a vantagem no campeonato, mas Rosberg parece viver um momento mais confortável dentro da equipe. Tanto que fez as últimas duas poles e liderou a quinta. Se o alemão mantiver o bom ritmo, pode deixar o campeão de 2008 para trás.

Ferrari na espreita


Em boa forma também, a Ferrari também se põe no papel de favorita neste fim de semana. Fernando Alonso e Felipe Massa foram bem nos dois treinos livres, prenuncio de boa prova para os italianos. O espanhol foi o segundo no TL1 e terceiro no TL2, enquanto o brasileiro fez o quarto melhor tempo nas duas sessões.

Não, os carros italianos não têm a mesma velocidade que têm os alemães. Contudo, a escuderia vermelha parece ser a mais equilibrada no momento, além de ter como trunfo essa boa relação de desgaste com os pneus Pirelli.
Fernando Alonso só ficou atrás da dupla da Mercedes. Espanhol, que venceu o último GP, é um dos favoritos
A Ferrari vai estar ali, na espreita, pronta para capitalizar. Aliás, é bom lembrar que nesse ano eles estão acertando bastante nas estratégias. E como em Mônaco as ultrapassagens não são fáceis, reside aí outra chance para que Alonso e Massa de deem bem.

Red Bull e Lotus são mais discretas; McLaren e Force India disputam quinto lugar


Red Bull e Lotus apresentaram um desempenho mais discreto hoje. No caso dos rubro taurinos, a primeira sessão teve Mark Webber em sétimo e Sebastian Vettel. No segundo treino, o australiano foi quinto ao passo que o alemão terminou em nono. Nunca se pode descartar a Red Bull da briga, óbvio. Nos últimos três anos, foram três poles e três vitórias nas ruas do principado. E se esse desgaste de pneus, que também afeta a equipe, for menor, deveremos ver Vettel e Webber brigando novamente.

O mesmo vale para a Lotus. Não é equipe descartada da briga. Pela manhã, tivemos Kimi Raikkönen em sexto e Romain Grosjean em sétimo. À tarde, os dois inverteram as posições. Para os treinos, acredito que o time não deverá superar Mercedes e Ferrari. Para a corrida, no entanto, creio que eles possam ter um ritmo consistente o suficiente para surpreender. 
Com Jenson Button, McLaren esteve no oitavo lugar e deverá brigar por lugares no top 10 neste fim de semana
Na luta pelas posições seguintes, surgem McLaren e Force India. Pelo que se viu nos treinos até agora, o time de Woking leva pequena vantagem, com Jenson Button tendo conquistado o oitavo lugar nas duas sessões e com Perez terminando em nono na primeira e 12ª na segunda. Contudo, os dois carros do time indiano mostraram que podem ser competitivos perante os ingleses na luta pelas posições restantes no top 10.

Sauber, Williams e Toro Rosso...


... essa parece ser a ordem no pelotão do meio. Os suíços aparentam ter o melhor carro entre as três. E o melhor piloto também. Nico Hulkenberg liderou esse grupinho no TL2, com os tempos mais consistentes. Mas foi Pastor Maldonado que surpreendeu, sendo o sexto no TL1. Surpresa mesmo, porque não acho que isso se repita ao longo dos próximos dias.

Esteban Gutierrez vai tentando evoluir, após seu 11º lugar na Espanha. Não ficou tão longe do companheiro. Valtteri Bottas, no entanto, não tem conseguido o mesmo. Ficou meios segundo atrás de Maldonado. Vergne e Ricciardo andam em ritmos semelhantes, mas abaixo do que renderam em Barcelona.

No fim do túnel


Na briga entre Caterham e Marussia, Jules Bianchi fez a diferença para o time russo. Foi o 19º na segunda sessão depois d ter amargado o 21º lugar, atrás dos rivais da equipe anglo-malaia no TL1. Três décimos à frente de Charles Pic. Max Chilton também ficou à frente de Giedo van der Garde.
O novato Jules Bianchi voltou a ser o mais rápido entre os quatro pilotos da Caterham e da Marussia

TL1

1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min16s195 (31 voltas)
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 0s087 (27)
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 0s185 (21)
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 0s199 (23)
5º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 0s274 (28)
6º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 0s798 (27)
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 0s825 (27)
8º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 0s934 (29)
9º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1s183 (25)
10º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) a 1s185 (23)
11º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 1s314 (26)
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1s353 (27)
13º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1s430 (20)
14º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 1s998 (26)
15º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 2s259 (25)
16º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 2s559 (28)
17º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 2s635 (28)
18º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 2s872 (25)
19º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 3s008 (21)
20º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 3s243 (28)
21º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 3s578 (20)
22º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 4s030 (21)

TL2

1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min14s759 (46 voltas)
2º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 0s318 (51)
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 0s437 (38)
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 0s519 (39) 
5º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 0s645 (42)
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 0s752 (39)
7º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 0s959 (10)
8º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1s200 (40)
9º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) a 1s255 (33)
10º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1s287 (43)
11º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1s590 (44)
12º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1s675 (41)
13º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 2s064 (43)
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 2s098 (41)
15º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 2s176 (45) 
16º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 2s386 (38) 
17º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 2s425 (43)
18º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 2s505 (47) 
19º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 3s133 (41)
20º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 3s453 (44)
21º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 4s025 (41) 
22º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 4s272 (31)

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: