Com terceira pole seguida no ano, Rosberg sai como favorito em Mônaco

Em Mônaco, nenhuma grande surpresa na primeira fila do grid para a prova deste domingo. Nico Rosberg confirmou seu amplo domínio nas ruas do principado e partirá pela terceira vez seguida sem ver ninguém à sua frente. Ao seu lado, seu companheiro Lewis Hamilton, comprovando o domínio das flechas de prata em treinos classificatórios. E ao que tudo indica, amanhã pode ser um dia de festa para os germânicos, uma vez que o problema de consumo de pneus dos bólidos prateados não parece ser tão crônico neste fim de semana. Será que vem a primeira vitória da Mercedes no ano? Logo atrás, vêm as Red Bull de Vettel e Webber, seguidas da Lotus de Raikkönen e da Ferrari de Alonso. Massa larga em último após acidente no TL3.

Mais uma dobradinha da Mercedes


Como já era esperado, a Mercedes voltou a dominar a classificação e novamente fez uma dobradinha, com Rosberg conquistando sua terceira pole consecutiva. Não há muito o que falar sobre a sessão, no entanto. Nas duas primeiras partes, com a pista molhada por conta da leve chuva que caiu, as coisas ficaram muito equilibradas. Tanto que vimos Pastor Maldonado, Romain Grosjean e outros andando lá na frente. Contudo, a medida que a pista secou, ficou claro quem eram os mais velozes.

Já no fim do Q2, os pilotos começaram a utilizar os compostos slicks, sobrando assim somente aqueles das equipes grandes. No Q3, a Red Bull até ensaiou, ora com Webber, ora com Vettel, uma possível briga com as flechas de prata. Mas na hora do vamos ver, Hamilton e Rosberg responderam à altura. Primeiro com o inglês, cravando em sua última passagem a pole provisória e em seguida com o alemão, superando o companheiro em oito centésimos. Ambos têm uma performance semelhante.
Nico Rosberg marcou sua terceira pole position consecutiva, o que lhe coloca na posição de principal favorito à vitória
O que fica de duvida é com relação a corrida. Aparentemente a Mercedes tem mostrado consumir menos pneus em Mônaco. E se isso realmente for verdade, os alemães são os favoritos a vencer amanhã. Com seus dois carros nas duas primeiras posições, vai ficar difícil que qualquer adversário os superem, caso eles não comam borracha excessivamente. Acredito que esse fator também passe pelo clima no principado. Hoje, com a chuva, o asfalto esteve com temperatura menor. Pode ser que isso contribua com as flechas de prata, caso se repita amanhã. Acho que partem como favoritos à vitória.

Outra coisa interessante para vermos amanhã: a disputa entre Rosberg e Hamilton na primeira curva. Isso poderá definir a prova. Em uma pista onde ultrapassar é extremamente difícil, contornar a Saint-Devote na frente pode ser meio caminho andado para a vitória. Resta saber se os companheiros irão se atracar na primeira curva ou se haverá algum tipo de ordem que impeça o ataque do inglês ao alemão. Afinal, Ross Brawn é o chefe de equipe e sabemos bem como ele lida com esse tipo de situação.

Red Bull mostra bom desempenho; Lotus e Ferrari estão na briga com um carro


Com um asfalto mais frio em relação ao que foi visto nos treinos livres, a Red Bull conseguiu um desempenho melhor na sessão classificatória. Tanto que chegaram a ameaçar a Mercedes na briga pela pole. Não conseguiram, é verdade, superar os germânicos. Contudo, mostraram mais do que vinham apresentando.

Vettel fez um tempo muito próximo ao de Hamilton e esteve a apenas 0s104 atrás de Rosberg. Webber não ficou muito longe dos três. Ou seja, a RBR tem carro sim para brigar pela vitória, caso a Mercedes volte a apresentar seus sérios problemas de desgaste de pneus. Desde que as condições, creio, fiquem parecidas com as de hoje. Na quinta-feira, com asfalto mais quente, o time rubro taurino não teve lá uma performance de encher os olhos. No TL da manhã deste sábado mesmo, oito décimos separaram Vettel, terceiro, de Rosberg, o líder. Creio que a Red Bull, vencedora nas ruas de Monte Carlo nos últimos três anos, vá dar trabalho. Mas também depende das condições de pista. Vamos ver o que eles farão.
Sebastian Vettel não ficou longe das Mercedes na classificação. Tricampeão é candidato à vitória neste domingo
Na terceira fila aparecem um carro da Lotus, com Kimi Raikkönen, e um da Ferrari, guiado por Fernando Alonso, separados por apenas 0s002 e a quase um segundo atrás da melhor volta do pole position. Motivo para se preocupar? Um pouco. Largar na terceira fila em Mônaco é problema, pois ultrapassar é complicado. Porém, são Lotus e Ferrari os dois times que melhor lidam com a questão consumo de pneus. Tanto Kimi quanto Alonso podem tentar uma estratégia diferente neste domingo para ganhar as posições que quem vai à frente. Essa possibilidade existe, mas pode não funcionar. Ambos se encontram em uma posição não muito favorável, a principio.

Quanto aos outros dois carros das duas equipes, que geralmente estariam no Q3, esses sofreram acidentes no TL3 e tiveram suas vidas comprometidas. Romain Grosjean, que bateu nas três praticas livres, ainda foi a pista, marcou o melhor tempo do Q1, mas ficou pelo Q2. Sai em 13°. Já Felipe Massa, que bateu forte na Saint-Devote durante a sessão matutina, nem foi à pista. A Ferrari não conseguiu aprontar seu carro a tempo e ele sai em último. Tem de cara sua prova prejudicada. Se chegar na zona de pontuação, estará no lucro.

McLaren aparece como quarta força; Force India e Toro Rosso no top 10


A McLaren, enfim, conseguiu levar de maneira sólida seus dois pilotos ao Q3. Sergio Perez conseguiu um bom sétimo lugar no grid, enquanto Jenson Button larga em nono. O inglês, no entanto, mostrou um ritmo melhor do que o companheiro. Se nada de errado acontecer, a equipe de Woking deverá pontuar com seus dois carros novamente. E é bom prestar atenção no que o campeão de 2009 poderá fazer. Sempre discreto, talvez ele consiga incomodar e brigar por um top 5, dependendo do que acontecer.
Sergio Perez voltou ao Q3 e colocou a McLaren no sétimo lugar. Equipe e piloto vão mostrando melhoras
Force India, com Adrian Sutil, e Toro Rosso, com Jean-Eric Vergne, também foram bem e estão no top 10. O alemão parte em oitavo, muito à frente do companheiro, Paul di Resta, que ficou pelo Q1 ainda. Não tão distante, mas ainda assim à frente do companheiro, está o francês Vergne, décimo no grid, enquanto Daniel Ricciardo sai em 12°. São, no momento, quinta e sexta forças do mundial.

No meio do pelotão, uma surpresa


Um carro da Sauber, um carro da Toro Rosso, um carro da Lotus, dois carros da Williams e... UM CARRO DA CATERHAM estiveram no Q2. E começamos com a surpresa do dia, o bólido verde de Giedo van der Garde.

Obviamente, o piloto holandês foi um dos grandes beneficiados do dia. Com a pista naquele seca não seca, com Felipe Massa sem sequer ir para a pista, com Esteban Gutierrez ficando pelo Q1, o que é normal, com o péssimo desempenho de Paul di Resta, que não poderia ficar ainda na primeira parte do treino e sem a ameaça de Jules Bianchi, que teve seu motor estourado ainda no início da sessão, Van der Garde conseguiu aquilo com que seu time sempre sonha: ir ao Q2. Mas não devemos creditar apenas a sorte a ida do novato à segunda fase da classificação.

Para levar uma Caterham a esse patamar, é necessário no mínimo um bom desempenho. E foi o que ele teve no Q1. Conseguiu cravar boas voltas e foi recompensado. No Q2, ainda foi mais veloz do que Maldonado, o que lhe coloca na 15ª posição. Um feito digno de aplausos para um piloto que vinha muito mal no ano. Vamos ver como serão as coisas daqui pra frente para ele.
Giedo van der Garde comemora ida ao Q2 pela primeira vez na carreira. Holandês largará na 15ª posição
No mais, Nico Hulkenberg segue tentando tirar leite de pedra dessa Sauber que não é nem sombra daquele time que foi em 2012. O alemão é o 11° no grid. Daniel Ricciardo e Romain Grosjean vêm na sequencia. Valtteri Bottas larga em 14°, na frente de Pastor Maldonado, que até vinha bem no Q1, mas que sai apenas em 16°. Tudo normal, a exceção de Giedo.

No fundão...


No fundo do grid teremos, pela ordem, Paul di Resta, Charles Pic, Esteban Gutierrez, Max Chilton, Jules Bianchi e Felipe Massa. Daí, Massa tem o carro mais rápido. O brasileiro, contudo, terá de fazer uma prova de muita luta para recuperar o terreno perdido. E para isso terá de prestar muita atenção para evitar confusões. Desse grupinho, metade dos pilotos são novatos. E correr em Mônaco contra eles é um perigo.

Paul di Resta, um pouco mais à frente, deverá ter o mesmo problema. O escocês também precisará de precaução no tratamento com esses pilotos. Missão duríssima para os dois.

Grid de largada

1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min13s876 (31 voltas)
2º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min13s967 (31) 
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min13s980 (29)
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min14s181 (30)
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min14s822 (31)
6º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min14s824 (32) 
7º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min15s138 (31)
8º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min15s383 (29)
9º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min15s647 (29)
10º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min15s703 (29)

11º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min18s331 (22)
12º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min18s344 (23)
13º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min18s603 (13)
14º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min19s077 (22)
15º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min19s408 (21)
16º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min21s688 (22)

17º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min26s322 (14)
18º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min26s633 (13)
19º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min26s917 (12)
20º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min27s303 (13)
21º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) sem tempo (1) 
22º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) sem tempo (0)

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: