Marquez marca a pole em Le Mans

Se há um nome de destaque nesse início de temporada da MotoGP, esse alguém se chama Marc Marquez. E o novato mostrou novamente porque é o grande piloto desta temporada até aqui. O espanhol da Repsol Honda irá largar na pole position da quarta etapa do campeonato, em Le Mans, França, sua segunda pole na MotoGP. E parte como principal favorito à vitória amanhã.

Marquez acabou superando na classificação aquele que parece ser seu principal rival neste ano, o compatriota Jorge Lorenzo, com quem teve um polemico toque na última curva do GP da Espanha, em Jerez, há duas semanas. Na oportunidade, Marquez fez a ultrapassagem no rival, garantindo o segundo lugar. No Parc Femme, o novato foi tentar se explicar mas recebeu a negativa do bicampeão. Apenas 0s030 separaram os tempos dos dois na França.

Um detalhe que me parece importante para destacar a boa forma do atual campeão da Moto 2. O clima em Le Mans está muito instável neste fim de semana. As temperaturas, tanto do ambiente quanto da pista estão baixas - e até chove em certos momentos - tanto que muitos pilotos vêm tendo problemas de aderência. Com isso, muitas quedas e escapadas estão acontecendo. Marquez foi vítima disso no último treino livre. Uma queda acabou danificando sua moto principal e ele teve de utilizar seu equipamento reserva na classificação. E ainda assim marcou a pole. Prova de que ele tem um bom acerto em mãos e teve tempo de usa-lo em outra moto.
Marc Marquez marcou sua segunda pole na MotoGP neste sábado, em Le Mans. Espanhol lidera o mundial
A mesma 'sorte' não acompanhou seu companheiro, Dani Pedrosa. O vencedor da última etapa também precisou usar sua moto reserva na tomada de tempos. Contudo, sua queda aconteceu nos minutos iniciais do Q2, o que fez com que ele perdesse muito tempo e não encontrasse o acerto ideal em tão pouco tempo. Com isso, o espanhol parte apenas do final da segunda fila, na sexta colocação.

Situação semelhante vivem os pilotos da Yamaha, porém, sem quedas para nenhum dos dois lados. Jorge Lorenzo foi bem e é o segundo no grid, como já foi citado. O bicampeão andou bem, mas não o suficiente para superar Marquez. No entanto, parte de um bom lugar, de onde deverá travar um bom embate com o adversário. Aliás, a largada poderá ser um ponto chave na disputa que deve ser intensa entre os dois. Por outro lado, Valentino Rossi teve uma sessão apática. O italiano não conseguiu extrair o melhor de sua M1 e parte apenas do oitavo posto. No ano passado, ainda pela Ducati, ele também não se classificou tão bem, porém fez uma grande prova, terminando em segundo, aproveitando-se das condições climáticas adversas.

Surpreendente foi o ótimo desempenho de Andrea Dovizioso com a Ducati. O italiano fecha a primeira fila com a terceira posição. E comparando seu desempenho com o de seu experiente companheiro, Nicky Hayden, 10° no grid, Dovizioso fez uma classificação espetacular.

O equilibrio também marcou a sessão. Entre o terceiro, Dovizioso, e o sexto, Pedrosa, apenas 0s033 de distância. Entre os dois largam o britânico Cal Crutchlow, da Tech 3, e o alemão Stefan Bradl, da LCR. Alvaro Bautista abre a terceira fila, em sétimo, à frente de Rossi e Bradley Smith. Junto de Hayden, na quarta fila, aparecem os dois pilotos da Aspar ART, Aleix Espargaró, em 11° e Randy de Puniet, em 12°. Ambos estão à frente das motos Pramac, clientes da Ducati, pilotadas por Andrea Iannone e Michele Pirro. Prova da evolução dos modelos CRT, que se ainda não são tão competitivos assim, pelo menos já batem algumas modelos de fábrica.
Jorge Lorenzo ficou com a segunda posição no grid e deverá ser o grande adversário de Marquez neste domingo
É bom lembrar que o clima pode ser decisivo também na etapa deste domingo. Há grandes possibilidades de chuva durante a corrida, o que deixaria tudo mais equilibrado e imprevisível. É só lembrar da corrida de Rossi no ano passado, como foi citado. Certamente será um ingrediente a mais. Marquez e Lorenzo partem como favoritos, mas muita coisa pode acontecer.

Grid de largada

1º. Marc Márquez (ESP/Honda) 1min33s187
2º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 1min33s217
3º. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) 1min33s603
4º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) 1min33s609
5º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) 1min33s634
6º. Dani Pedrosa (ESP/Honda) 1min33s639
7º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) 1min33s984
8º. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) 1min34s009
9º. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) 1min34s222
10º. Nicky Hayden (EUA/Ducati) 1min34s242
11º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART) 1min34s754
12º. Randy de Puniet (FRA/Aspar ART) 1min35s086

13º. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) 1min35s062
14º. Michele Pirro (ITA/Pramac Ducati) 1min35s228
15º. Héctor Barberá (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) 1min35s714
16º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda Suter-BMW) 1min35s770
17º. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki 1min36s221
18º. Karel Abraham (TCH/Cardion AB Aprilia) 1min36s271
19º. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) 1min36s330
20º. Michael Laverty (IRN/Paul Bird-Aprilia) 1min36s596
21º. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) 1min36s714
22º. Lukas Pesek (TCH/Ioda Suter-BMW) 1min36s768
23º. Yonny Hernández (COL/Paul Bird-Aprilia) 1min36s961
24º. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) 1min37s523

Moto 2


E o clima instável da região de Le Mans acabou contribuindo para que o japonês Takaaki Nakagami marcasse sua primeira pole na Moto 2. O piloto da Iltratrans Kalex voou pouco antes de uma forte chuva cair sobre o circuito francês e garantiu o melhor tempo da sessão e, consequentemente, a posição de honra no grid. Alguns pilotos até tentaram voltar à pista para melhorarem suas marcas, mas a pista escorregadia impediu que isso ocorresse.
Japonês Takaaki Nakagami aproveitou-se da chuva para marcar sua primeira pole position na Moto 2
Grande favorito à vitória e um dos concorrentes ao título da temporada, o britânico Scott Redding ficou com o segundo melhor tempo. O dono da casa Johann Zarco fecha a primeira fila do grid. Esteve Rabat, Xavier Simeon e Nico Terol formam a segunda fila. Pol Espargaró abre a terceira, com o sétimo lugar,

Moto 3


Na Moto 3, o espanhol Maverick Viñales foi o mais rápido e anotou sua primeira pole na temporada. Vencedor da última corrida da classe e líder do mundial, o bom piloto espanhol ficou a 0s110 à frente do segundo colocado, o rápido português Miguel Oliveira. Outro dos favoritos à vitória e ao título, o alemão Jonas Folger fecha a primeira fila. 
Líder da Moto 3, Maverick Viñales alcançou sua primeira pole nesta temporada e busca sua segunda vitória seguida
Na segunda fila aparecem mais dois dos melhores pilotos do mundial até então, os espanhóis Alex Rins e Luis Salom, vencedores dos GPs dos EUA e Qatar, respectivamente, em quarto e quinto. Jack Miller fecha a segunda fila. Na terceira, dois parentes de pilotos: em sétimo parte Alex Marquez, irmão mais novo de Marc Marquez e em oitavo sai Isaac Viñales, primo do pole Maverick. A espanhola Ana Carrasco larga em 24ª e Eric Granado sai em 27°.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: