Ogier confirma vitória em Monte Carlo e inicia bem a busca pelo bi

Os três dias de carros nas trilhas no Rali de Monte Carlo tiveram vários momentos confusos e surpreendentes. Mas no final, o resultado foi aquele pelo qual muitos esperavam: vitória do atual campeão Sebastien Ogier, piloto da Volkswagen. Depois de um início difícil no primeiro dia de evento, o francês começou uma grande recuperação que culminou com a chegada ao primeiro posto ainda na metade do rali. Neste sábado, último dia de competições no principado, ele só precisou confirmar a primeira vitória do ano. E que deve ser a primeira de muitas.

Ogier não teve problemas para garantir seu primeiro triunfo no ano, neste sábado. Com uma vantagem mais do que confortável para Bryan Bouffier, restando quatro especiais para finalizar o evento, o francês precisava apenas administrar a dianteira. Contudo, ele ainda conseguiu aumentar bem a diferença, vencendo os dois primeiros estágios do dia. No período noturno, correu apenas o Power Stage, que finalizou em segundo, uma vez que a SS14 foi cancelada.

Com a vitória na etapa e o segundo lugar no Power Stage, o atual campeão do mundo sai de Monte Carlo com 27 pontos. E dá um recado de que será muito difícil batê-lo àqueles que vierem a lhe desafiar. Ogier é, disparado, o melhor piloto do WRC hoje e também tem em mãos um grande carro, fatos que lhe colocam em uma posição de grande favoritismo. Acho improvável, para não dizer impossível, que alguém se coloque entre o francês e o bicampeonato.
Sebastien Ogier venceu o primeiro rali do ano e mostrou porque é o principal favorito ao bicampeonato
A segunda posição do Rali de Monte Carlo ficou com o surpreendente Bryan Bouffier. Correndo pela M-Sport Ford, o francês fez um rali quase que impecável, conseguindo vencer especiais e, principalmente, demonstrando consistência para se manter entre os líderes. Não à toa terminou a quinta-feira liderando, posição que ocupou também durante parte da sexta. Seu único deslize foi uma rodada, na SS9, que facilitou a chegada de Ogier à ponta. Claro que, mesmo sem esse erro, Ogier fatalmente lhe tomaria o primeiro lugar. Contudo, a diferença de 1min18s entre os dois ao final da etapa não teria sido essa. Apesar disso, Bouffier mostrou que pode ser um piloto a fazer novas aparições no WRC neste ano.

Na sequencia, vieram os dois novos contratados da Citroen, Kris Meeke e Mads Ostberg. O norte-irlandês, que inicia sua primeira temporada completa na divisão principal do WRC, fez uma boa apresentação em um evento cheio de imprevistos e de condições nada favoráveis. Sim, para um piloto que corre pela Citroen, ficar a quase dois minutos do vencedor parece muito tempo. Mas vamos dar um desconto a Meeke, que ainda está se adaptando à nova realidade. Ele ainda papou um ponto extra no Power Stage.

Já Ostberg ficou em quarto, bem atrás de Ogier e do próprio companheiro. A diferença para Meeke foi de praticamente dois minutos. Confesso que é um tanto quanto frustrante ver esse tipo de resultado vindo do norueguês. Acho que ele pilota muito mais do que vem demonstrando. Mas o resultado final acabou não sendo ruim. E Ostberg também está em uma fase de adaptação ao novo time. Acho que ele pode melhorar muito ainda neste ano, pois é bom piloto.
Bryan Bouffier conseguiu grande destaque durante o Rali de Monte Carlo e terminou com a segunda posição
Jari-Matti Latvala ficou com a quinta posição. O finlandês teve uma boa recuperação tanto ontem quanto hoje. Mas ficou devendo muito à Volkswagen por conta do primeiro dia. Latvala tinha condições de subir ao pódio neste fim de semana, mas pilotou com uma tremenda falta de confiança nas primeiras especiais do rali e isso refletiu no resultado final. Como prêmio de consolação, vieram os três pontos do Power Stage, que lhe colocam em quarto no mundial. Mas ainda assim, e´muito pouco.

Completando o top 10, vieram o estreante da M-Sport Elfyn Evans, o terceiro piloto da VW, Andreas Mikkelsen, o eslovaco Jaroslav Melicharek, o italiano que andou com um carro S2000 da Peugeot Matteo Gamba e o vencedor do WRC2, o ucraniano Yuriy Protasov. Já Mikko Hirvonen, que vinha em sexto até a última especial, acabou tendo problemas e abandonou.

A próxima etapa do WRC acontece entre os dias 5 e 8 de fevereiro, nas trilhas cheias de neve da Suécia.


Fotos: BestOfRallyLive.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

J Renato Fernandes disse...

Rapaz, o que tem na água da França? Será que vai emplacar mais um depois do Ogier?

D_Maulana disse...

Se se chamar Sebastien amiiiigoooo, já terá meio caminho andado