Lotus quer voltar a ter relevância na categoria após ter um 2014 bastante complicado nas pistas e fora delas |
Um dos grandes destaques das
temporadas 2012 e 2013, quando conseguia fazer frente às equipes grande em
várias oportunidades, a Lotus teve uma queda brusca em 2014. Passou de terceira
ou quarta força do mundial para equipe de fundo de grid. E isso explicou-se
pelas dificuldades que o time teve com sua parceira na época, a Renault, que
não entregou um bom equipamento para o E22, e também pela crise financeira pela
qual a escuderia passou – e ainda passa.
Com isso, o time deixou de brigar
por pódios e até de vencer corridas para disputar pontos em algumas ocasiões. Contudo,
para 2015 a equipe quer voltar a figurar, pelo menos, entre aqueles times que
pontuam com frequência e para isso confiam na nova parceira, a Mercedes, embora
ainda siga com problemas de ordem orçamentária.
É a tentativa de um recomeço após
um ano para se esquecer.
Balanço dos testes
A Lotus conseguiu ter uma
pré-temporada decente em 2015, diferente do ano passado quando sofreu com os
problemas dos propulsores Renault. Nos ensaios coletivos, o time de Enstone
acumulou 4230 km rodados, 1640 km para Romain Grosjean, 2231 km para Pastor
Maldonado, e ainda 358 km para o reserva Jolyon Palmer.
Mais maduro, Romain Grosjean pode voltar a conquistar bons resultados com a Lotus se o carro permitir |
Uma boa rodagem, ainda que o time
tenha ficado longe de outros rivais, - a Lotus só andou mais que Force India,
que não participou das praticas em Jerez, e que a McLaren – e que tenha tido
alguns probleminhas e que Maldonado tenha chegado a bater o carro durante a
última sessão em Barcelona. No geral a escuderia conseguiu aproveitar bem as
praticas.
No quesito tempos de voltas, o
maior destaque da equipe foi na segunda sessão, quando Grosjean liderou a
tabela de tempos combinados e Maldonado foi o terceiro, ambos com pneus supermacios.
Mas nada que animasse muito, já que Nico Rosberg foi o segundo naquela
oportunidade com pneus médios.
Podemos dizer que a Lotus tenha
dado um passo adiante em relação ao ano passado e assim não deve começar o ano
sem saber o que esperar de seu E23.
Expectativas para 2015
A Lotus deverá ter um 2015 bem
melhor do que o 2014. Com a nova parceria com a Mercedes, que fornece um motor
bastante confiável e potente, e um projeto melhor do que o do ano passado, a
escuderia poderá voltar a ter bons momentos. Não acredito que volte a brigar
para ser a terceira ou quarta força do campeonato, como fez em 2012 e 2013. Por
outro lado, o time deverá brigar por pontos constantemente com suas rivais
Force India, Sauber e Toro Rosso.
Pastor Maldonado precisa ser mais consistente para entregar melhores resultados em 2015 |
Contudo, ainda pairam no ar duvidas
sobre a questão orçamentária. Assim como os outros times médios, a equipe tem
problemas financeiros e isso pode atrapalhar bastante. Embora o aporte
financeiro levado por Pastor Maldonado e também os patrocinadores trazidos por
Romain Grosjean ajudem o time a equilibrar as contas, o orçamento segue no
limite para completar uma temporada e isso pode prejudicar o desenvolvimento do
E23.
Tanto quanto tentar melhorar sua
performance ao longo de 2015, a Lotus vai precisar trabalhar bem com o dinheiro
que terá a disposição. Será uma missão complicada.
Os pilotos
Romain Grosjean – Com um carro
mais confiável neste ano do que aquele que tinha no ano passado, creio que Romain
Grosjean poderá fazer boas provas. O franco-suíço vinha em uma curva crescente
em sua evolução como piloto em 2013, conquistando bons resultados e mostrando
uma pilotagem sólida. Porém, esse crescimento parece ter ficado um pouco
estagnado em 2014, muito por conta das limitações que o E22 tinha. Ainda assim,
ele conseguiu, por vezes, mostrar serviço.
Tendo um bom carro em mãos,
acredito que Grsojean poderá fazer um bom trabalho. Sua evolução em 2013 e a
discrição de 2014 meio que apagaram a impressão que ele deixou em suas
primeiras corridas, de que era um piloto desastrado que não perdia uma
oportunidade de se envolver em um acidente. Hoje ele é um piloto muito mais
sólido e consistente.
Acho que veremos boas provas do
franco-suíço em 2015.
Pastor Maldonado – O venezuelano é
um piloto inegavelmente veloz. E também é inegavelmente maluco. Para Pastor
Maldonado, ainda falta muita consistência em sua pilotagem e isso o impede de conquistar
resultados melhores, apesar de ser um vencedor de GP. E é essa consistência que
ele tem de buscar.
Maldonado precisa dosar melhor
sua agressividade para evoluir como piloto. Ele passa dos limites muitas vezes
e acaba se prejudicando, envolvendo-se em acidentes desnecessários que acabam colando
a sua imagem a pecha de piloto destruidor de carros.
Não é fácil encontrar essa
maturidade, mas é preciso dar um jeito, pois só assim ele poderá contribuir mais
com a equipe e também dar um ‘up’ em sua imagem.
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