Lotus: tentando se reorganizar

Lotus quer voltar a ter relevância na categoria após ter um 2014 bastante complicado nas pistas e fora delas

Um dos grandes destaques das temporadas 2012 e 2013, quando conseguia fazer frente às equipes grande em várias oportunidades, a Lotus teve uma queda brusca em 2014. Passou de terceira ou quarta força do mundial para equipe de fundo de grid. E isso explicou-se pelas dificuldades que o time teve com sua parceira na época, a Renault, que não entregou um bom equipamento para o E22, e também pela crise financeira pela qual a escuderia passou – e ainda passa.

Com isso, o time deixou de brigar por pódios e até de vencer corridas para disputar pontos em algumas ocasiões. Contudo, para 2015 a equipe quer voltar a figurar, pelo menos, entre aqueles times que pontuam com frequência e para isso confiam na nova parceira, a Mercedes, embora ainda siga com problemas de ordem orçamentária.

É a tentativa de um recomeço após um ano para se esquecer.

Balanço dos testes


A Lotus conseguiu ter uma pré-temporada decente em 2015, diferente do ano passado quando sofreu com os problemas dos propulsores Renault. Nos ensaios coletivos, o time de Enstone acumulou 4230 km rodados, 1640 km para Romain Grosjean, 2231 km para Pastor Maldonado, e ainda 358 km para o reserva Jolyon Palmer.

Mais maduro, Romain Grosjean pode voltar a conquistar bons resultados com a Lotus se o carro permitir
Uma boa rodagem, ainda que o time tenha ficado longe de outros rivais, - a Lotus só andou mais que Force India, que não participou das praticas em Jerez, e que a McLaren – e que tenha tido alguns probleminhas e que Maldonado tenha chegado a bater o carro durante a última sessão em Barcelona. No geral a escuderia conseguiu aproveitar bem as praticas.

No quesito tempos de voltas, o maior destaque da equipe foi na segunda sessão, quando Grosjean liderou a tabela de tempos combinados e Maldonado foi o terceiro, ambos com pneus supermacios. Mas nada que animasse muito, já que Nico Rosberg foi o segundo naquela oportunidade com pneus médios.

Podemos dizer que a Lotus tenha dado um passo adiante em relação ao ano passado e assim não deve começar o ano sem saber o que esperar de seu E23.

Expectativas para 2015


A Lotus deverá ter um 2015 bem melhor do que o 2014. Com a nova parceria com a Mercedes, que fornece um motor bastante confiável e potente, e um projeto melhor do que o do ano passado, a escuderia poderá voltar a ter bons momentos. Não acredito que volte a brigar para ser a terceira ou quarta força do campeonato, como fez em 2012 e 2013. Por outro lado, o time deverá brigar por pontos constantemente com suas rivais Force India, Sauber e Toro Rosso.

Pastor Maldonado precisa ser mais consistente para entregar melhores resultados em 2015
Contudo, ainda pairam no ar duvidas sobre a questão orçamentária. Assim como os outros times médios, a equipe tem problemas financeiros e isso pode atrapalhar bastante. Embora o aporte financeiro levado por Pastor Maldonado e também os patrocinadores trazidos por Romain Grosjean ajudem o time a equilibrar as contas, o orçamento segue no limite para completar uma temporada e isso pode prejudicar o desenvolvimento do E23.

Tanto quanto tentar melhorar sua performance ao longo de 2015, a Lotus vai precisar trabalhar bem com o dinheiro que terá a disposição. Será uma missão complicada.

Os pilotos


Romain Grosjean – Com um carro mais confiável neste ano do que aquele que tinha no ano passado, creio que Romain Grosjean poderá fazer boas provas. O franco-suíço vinha em uma curva crescente em sua evolução como piloto em 2013, conquistando bons resultados e mostrando uma pilotagem sólida. Porém, esse crescimento parece ter ficado um pouco estagnado em 2014, muito por conta das limitações que o E22 tinha. Ainda assim, ele conseguiu, por vezes, mostrar serviço.

Tendo um bom carro em mãos, acredito que Grsojean poderá fazer um bom trabalho. Sua evolução em 2013 e a discrição de 2014 meio que apagaram a impressão que ele deixou em suas primeiras corridas, de que era um piloto desastrado que não perdia uma oportunidade de se envolver em um acidente. Hoje ele é um piloto muito mais sólido e consistente.

Acho que veremos boas provas do franco-suíço em 2015.

Pastor Maldonado – O venezuelano é um piloto inegavelmente veloz. E também é inegavelmente maluco. Para Pastor Maldonado, ainda falta muita consistência em sua pilotagem e isso o impede de conquistar resultados melhores, apesar de ser um vencedor de GP. E é essa consistência que ele tem de buscar.

Maldonado precisa dosar melhor sua agressividade para evoluir como piloto. Ele passa dos limites muitas vezes e acaba se prejudicando, envolvendo-se em acidentes desnecessários que acabam colando a sua imagem a pecha de piloto destruidor de carros.


Não é fácil encontrar essa maturidade, mas é preciso dar um jeito, pois só assim ele poderá contribuir mais com a equipe e também dar um ‘up’ em sua imagem.
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