Toro Rosso: precocidade total

Juntos, dupla da Toro Rosso é apenas dois anos mais velha do que Kimi Räikkönen, piloto mais velho do grid

A Red Bull, como de praxe, resolveu usar a Toro Rosso, sua equipe B, nessa temporada para promover mais dois pilotos de seu programa de desenvolvimento, a Formula 1. Dessa forma, Max Verstappen e Carlos Sainz Jr. começam a trilhar seus caminhos na principal categoria do automobilismo no mundo.

A expectativa da empresa dos energéticos é dar rodagem aos dois para que sirvam de opção futura para a equipe, como aconteceu com Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat. Por outro lado, a precocidade com que ambos vão ganhar essa chance, especialmente o holandês, de 17 anos, pode atrapalhar suas caminhadas e eles ficarem pelo caminho como ficaram Jean-Eric Vergne, Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari, que até a chegada de Verstappen era o recordista de precocidade na categoria.

Irá a dupla corresponder às expectativas ou não?

Balanço dos testes


Com 5534 km rodados durante a pré-temporada, a Toro Rosso foi a terceira equipe que mais tempo permaneceu em pista, atrás apenas de Mercedes e de Sauber. E o grande acumulo de quilometragem por parte da equipe B da Red Bull tem seus motivos: o primeiro, claro, era testar tudo o que se pudesse do STR10, que nessa temporada tem novamente como parceira a Renault. E a escuderia mostrou que seu novo modelo é confiável, ao menos, apresentando poucos problemas.

Max Verstappen é o estreante de 2015 que mais chama a atenção pela expectativa que têm com sua performance
O outro motivo para tanto tempo de pista são os dois novos pilotos da equipe. E põe novos nisso. Max Verstappen e Carlos Sainz Jr., fazem em 2015 suas estreias na categoria, aos 17 e 20 anos, respectivamente - um recorde de precocidade – e precisavam andar bastante para se adaptarem à F1. Tanto que Verstappen foi o terceiro que mais andou, com 2834 km e Sainz foi o sexto, acumulando 2732 km.

Em relação aos tempos, eles também mostraram consistência. Nas tabelas combinadas de cada bateria de ensaios, sempre um dos pilotos da equipe estiveram no top 10. 

O STR10 parece ser um carro bem promissor, ideal para dois pilotos por quem muitos nutrem grandes expectativas. 

Expectativas para 2015


Tendo dois pilotos tão jovens e estreando na categoria, a expectativa principal na Toro Rosso é em ver como ambos se desenvolverão neste ano. A escuderia parece ter um carro capaz de fazer com que os dois possam até mesmo brigar por pontos. Mas não sei até que ponto os resultados farão tanta diferença assim.

Claro que os resultados têm seu peso, afinal, uma boa classificação do time no mundial de construtores rende dinheiro. Contudo, vejo Verstappen e Sainz como projetos da Red Bull para o futuro. Então, eles deverão ter em 2015 a chance de se adaptarem a Formula 1 antes de começarem a ser cobrados com mais intensidade.

Carlos Sainz Jr. não chama muito a atenção dos fãs. Será que ele vai surpreender ao todos ou passará despercebido?
Eles serão exigidos sim, mas proporcionalmente ao que podem apresentar, afinal, colocar pressão em demasia em estreantes pode prejudicar a carreiras que podem ser promissoras.

Os pilotos


Max Verstappen – Filho do ex-piloto Jos Verstappen, Max se tornará, ao largar em Melbourne, o piloto mais jovem da história a partir para um GP da categoria. E ele chega com panca na F1.

Campeão várias vezes no kart, Verstappen teve somente uma experiência com monopostos, na Fórmula 3. E respondeu bem, sendo o terceiro colocado no campeonato e vencendo provas. Tanto que até foi comparado a Ayrton Senna.

Agora na Fórmula 1, Max terá grandes desafios e vai ser interessante acompanhar sua evolução como piloto e como ele irá lidar com todos os meandros do ambiente hostil da categoria sendo ainda tão jovem. Se ele se tornar o piloto que todos esperam, será um fenômeno.

Carlos Sainz Jr. - Outro filho de ex-piloto, Carlos Sainz Jr., filho da lenda do WRC  e dis ralis Carlos Sainz, também parte para sua estreia na F1 referendado por bons resultados em categorias menores. Foi campeão, por exemplo, da Formula Renault 3.5  no último ano. Porém, ele não encanta a muita gente.

Não tenho muito o que falar de Sainz Jr. até porque não acompanhei a fundo sua carreira nas categorias menores. Vamos ver o que ele faz na F1.

Fotos: GPUpdate.net e f1Fanatic.co.uk
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: