Largada para etapa de abertura da Formula 1 viu apenas 15 dos 18 carros que deveriam compor o grid. Prova terminou com 11 bólidos |
Vamos a alguns pitacos sobre a etapa inicial da temporada 2015 da Formula 1, disputada em Melbourne, Austrália, neste fim de semana
Grid esvaziado
O GP da Austrália de 2015 foi um dos mais estranhos que vi nos últimos tempos. Uma sucessão dos mais diversos contratempos fizeram com que a etapa, que já teria apenas 18 carros em condições de largada, uma vez que a Manor/Marussia foi para Melbourne, mas não conseguiu andar, terminasse com apenas 11 pilotos cruzando a linha de chegada. E pior: somente 15 carros largaram.
Os problemas começaram antes mesmo das luzes vermelhas se apagarem. Pouco antes dos carros partirem para o grid, a Williams anunciou que Valtteri Bottas não participaria da corrida, impedido por uma lesão nas costas obtida durante a classificação, onde o finlandês registrou o sexto melhor tempo. O dono do carro #77 até tentou correr, mas foi impedido pela comissão médica.
Já na pista, mais dois pilotos ficaram pelo caminho, ainda na volta de instalação. Kevin Magnussen, que substituía Fernando Alonso na McLaren, viu o motor Honda de seu carro estourar e deixa-lo na mão. Pouco depois foi a vez de Daniil Kvyat, com problema no câmbio, sequer chegar ao grid.
Kevin Magnussen foi um dos pilotos que sequer largaram em Melbourne, vítima de um estouro do motor Honda de sua McLaren |
Sei que essa foi só a primeira prova e que muitos problemas realmente poderiam acontecer. Aliás, já vimos corridas com mais abandonos na própria Austrália. Entretanto, o que impressionou foi a sequencia de problemas que foram acontecendo, antes mesmo da largada. Para as próximas etapas, acredito que termos menos problemas. Mas fica o alerta.
Domínio da Mercedes...
Alheia aos problemas dos outros, a Mercedes fez aquilo que dela se esperava. Dominou sem aparentar o menor esforço para tal, garantindo assim a primeira (e parece que serão muitas) dobradinha do ano.
A vitória ficou com um seguro Lewis Hamilton, que não deu a menor chance nem mesmo para seu companheiro Nico Rosberg que, resignado, elogiou bastante o homem a quem quer bater.
O bicampeão pilotou com maturidade e só não venceu de ponta a ponta porque teve de parar nos boxes para a troca obrigatória de pneus. Foi o único momento em que ele não liderou a etapa. Além de tudo, registrou a volta mais rápida da corrida. Uma apresentação de gala que mostra a força de Lewis no momento. Ele tem guiado de maneira sólida, com a postura de um campeão mundial. É cedo para afirmar, mas não há como negar que o britânico não seja o favorito a levar mais um título.
Guiando com muita segurança e precisão, Lewis Hamilton não teve trabalho para vencer pela segunda vez na Austrália |
... provoca 'chororo' da Red Bull
"Nós iremos avaliar a situação novamente (no verão) com fazemos todos os anos e olharemos para os custos e renovações. Se estivermos totalmente insatisfeitos, poderemos contemplar uma saída da F1. Sim, o perigo é que o senhor (Dietrich) Mateschitz perca sua paixão pela F1"
Helmut Marko
Sim, o domínio alemão já começa a criar um certo 'chororo' no paddock. A Red Bull já criticou a atual situação da categoria afirmando que podem deixar a Formula 1 por conta das atuais regras, que julgam incompreensíveis, muito complicadas e caras.
Em resposta aos adversários, Toto Wolff foi bem enfático, dizendo para "abaixarem a cabeça e trabalharem duro para resolver os problemas".
Com todo esse jogo de declarações e ameaças, vejo a RBR com uma imagem de mau perdedora. As atuais regras podem mesmo não ser as melhores, mas não lembro dos mandatário do time reclamarem, em nenhum momento, sobre o domínio que tiveram entre 2010 e 2013. E duvido que fariam o mesmo - pelo menos dessa forma- caso estivessem ganhando.
Nasr estreia muito bem
Além de Lewis Hamilton, o grande destaque do GP da Austrália foi o brasileiro Felipe Nasr, que estreou com um excelente quinto lugar. O piloto da Sauber fez uma prova espetacular, acertando praticamente tudo o que tentou. Na largada, pulou bem para sair de décimo para sexto, ainda que tenha se arriscado bastante - tocou em Maldonado e Räikkönen e poderia ter ficado pelo caminho -, relargou bem para superar Carlos Sainz Jr., e pilotou de maneira consistente. Foi bem superior ao companheiro Marcus Ericsson e ganhou vários elogios.
Felipe Nasr foi um dos grandes destaques da prova. Ele foi o brasileiro que melhor estreou na categoria e o primeiro a marcar pontos |
A estreia foi extremamente promissora, visto que a Sauber vem de um ano problemático e de uma semana conturbada. Mas é bom ir devagar, deixar que Felipe aproveite o momento e aprenda, assim como ele irá aprender com os revezes que aparecerão.
Ferrari 1x0 Williams
Na briga pelo posto de segunda melhor equipe do grid, a Ferrari começou 2015 batendo a Williams, com Sebastian Vettel alcançando seu primeiro pódio pela escuderia italiana. O alemão largou em quarto e passou a primeira parte da prova atrás de Felipe Massa. Porém, conseguiu superar o brasileiro quando ambos pararam nos pits, Massa na volta 21 e Vettel no giro 24.
Nessas três voltas de diferença entre as paradas, o alemão conseguiu fazer ótimas voltas ao passo que o brasileiro perdeu tempo atrás de Daniel Ricciardo, que era mais lento que ambos. Com isso, Seb voltou à frente de Felipe, mesmo parando depois. Erro de calculo da Williams e mérito para a Ferrari, que pelo menos acertou com um piloto.
Sebastian Vettel voltou ao pódio em sua primeira corrida pela Ferrari, que deverá brigar com a Williams pelo posto de segundo melhor time |
McLaren se arrasta
Já a McLaren começou muito mal o ano. Não bastasse Kevin Magnussen sequer completar a volta de instalação no grid, Jenson Button apenas passeou em Albert Park, terminando a prova em último e sendo o único piloto a cruzar a linha de chegada sem pontuar e a duas voltas do líder. É um início de parceria nada auspicioso com a Honda, ainda que tenha tudo para melhorar.
Fico imaginando Fernando Alonso em casa, pensando onde ele se meteu e imaginando o trabalho que terá com o MP4/30. Vai ser um longo ano...
Fotos: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário