Se a moda pega...


E aí, surge a notícia, na imprensa internacional, de que o campeão mundial da MotoGP, o australiano Casey Stoner, pode ser multado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) em até US$ 100 mil, além de arcar com algumas sanções. O motivo: Stoner não foi à festa promovida pela entidade, no último domingo, em Portugal.

Na festança, marcaram presença os campeões das 125cc, Nicolas Terol, da Moto 2, Stefan Bradl, da Superbike, Carlos Checa, entre outros. Já o bicampeão, que alegou que iria passar por uma cirurgia para a retirada de uma pinta no rosto (!?!?!?!?) que realmente aconteceu, mandou o papai, Colin Stoner, para lhe representar, o que não agradou muito o pessoal da FIM, afinal, ele deveria ser a grande estrela do evento. Só para constar, o campeão da AMA Supercross, Ryan Villapoto, também não foi a evento.

Só que a pequena cirurgia pela qual passou, não tirou o australiano de ação. Casey acabou aceitando o convite do Team Vodafone para prestigiar uma etapa da V8 Supercars, em Sydney, no mesmo fim de semana do evento da FIM. Ele foi fotografado por lá, feliz da vida e com um esparadrapo na cara.

E aproveitando o clima 'familiar' da Stock Car australiana, ele deu uma cutucada exatamente na MotoGP. Segundo Stoner, o clima na V8 é muito mais relaxado, há muito mais companheirismo na categoria do que na MotoGP, onde ele acha que há muito ciúmes entre os pilotos, que de acordo com suas palavras, se odeiam. Não bastou faltar ao evento da FIM, ele teve de agulhar a categoria da qual é campeão.

Bem, particularmente nunca vi alguém ser multado ou sofrer sanções por não comparecer a uma festa. E acho isso um tremendo exagero. Contudo, segundo escreveu em seu twitter o jornalista Dennis Noyes, a presença na tal festa da FIM era obrigatória, a não ser em casos de morte na família ou de licença médica, o que acaba mudando um pouco a situação. A falta de Stoner se encaixaria perfeitamente na segunda opção. Isso se ele não aparecesse em uma corrida da V8, fato que acaba pesando contra ele. Se ele tinha condições de estar na prova, poderia muito bem estar na festa. E se ele sabia que ela era obrigatória e aceitou isso, tinha de cumprir. Por isso há a possibilidade das multas e sanções acontecerem.

Entretanto, Noyes levanta uma boa questão, uma dúvida, em outro tweet: até que ponto a FIM tem autoridade para obrigar a presença de um piloto no evento? É uma boa pergunta. Será que há uma cláusula em algum contrato ou mesmo um contrato que obriga isso? É algo bem estranho mesmo. Segundo a matéria que saiu no Cyclenews, a FIM convocará uma reunião para tomar uma decisão sobre o caso. Talvez estejam querendo pegar no pé de um piloto que, deixou de ir a uma festa em que ele seria a estrela para acompanhar uma competição em sua terra natal.

Quanto às declarações, as vejo como normais, pois sabemos que em competições de alto nível, como a MotoGP, onde pilotos de vários lugares disputam para ver que é o melhor, sempre haverá esse tipo de coisa, diferente de competições caseiras, como a V8 australiana.

É, essa festa pode sair cara no bolso de Stoner. Se a moda pega...
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: