
Só agora, com um pouco mais de tempo, posso comentar uma decisão que foi tomada na última quarta-feira na Indy. A saída de Brian Barnhart da direção de provas da categoria, o que, na minha opinião, é uma boa para a Indy.
Nos últimos tempos Barnhart sempre esteve envolvido em confusões dos mais variados tipos. Somente nesta temporada, algumas decisões polêmicas desagradaram boa parte dos pilotos, equipes e muitos fãs. Como lembrou meu amigo Marcos Antonio em seu texto para o Podium GP, tivemos dois lances polêmicos com Dario Franchitti, campeão da temporada (um em Toronto, quando foi punido e logo depois a punição foi cancelada e uma punição em bandeira amarela no Japão), uma relargada maluca no úmido oval de New Hampshire (que gerou um acidente que encerrou a prova e um gesto obsceno por parte de Will Power) e outra relargada doida em Baltimore, quando os caminhões que retiram os carros ainda estavam na pista.
![]() |
Após estar envolvido em acidente na relargada do GP de New Hampshire, Will Power não perdoou Barnhart |
Mas não é de hoje que Barnhart vinha com sua imagem arranhada. No ano passado, por exemplo, ele já tinha tirado uma vitória de Hélio Castroneves, no GP de Edmonton, alegando que o brasileiro tinha bloqueado seu companheiro, Will Power, em uma das relargadas, a poucas voltas do fim. A decisão deixou Helinho louco da vida e gerou criticas ao diretor, principalmente por parte do piloto, que se tornou um desafeto dele.
Com tantas confusões no currículo, especialmente as recentes, era realmente muito difícil que a Indy não tomasse uma decisão como essa, que é totalmente compreensível. Volto a frisar, creio que a Indy tomou a decisão correta, pois Barnhart já tinha uma imagem bem arranhada e já não gozava do mesmo respeito e prestigio de outrora. Contudo, o agora ex-diretor de provas, que está na Indy desde os tempos de IRL não deixará a categoria. Será remanejado a outra função. Só espero que desempenhe, nesse novo cargo, um trabalho melhor do vinha fazendo.
Quanto aos nomes para substituir Brian Barnhart, o favorito é o do ex-piloto Scott Pruett, o que parece ser lógico, uma vez que um ex-piloto tem uma grande compreensão do que ocorre na pista. Vamos esperar.
Newmann/Haas deixa a categoria
Uma nota triste também foi divulgada nesta semana. A equipe Newmann/Haas divulgou um comunicado afirmando que irá deixar a Indy. O motivo são problemas financeiros, que já vinha assombrando o time há algum tempo. Uma pena, pois o time, tradicional nos EUA fez um belo campeonato em 2011, deixando Oriol Servia na quarta posição no campeonato de pilotos e dando o título de 'rookie do ano' para James Hinchcliffe.
Foto: Reprodução
0 comentários:
Postar um comentário