Button x Hamilton: mais uma disputa começou


Jenson Button x Lewis Hamilton. Lewis Hamilton x Jenson Button. Mais uma vez, deveremos ter nesta a melhor disputa entre companheiros do grid. Ambos campeões mundiais, ambos talentosos, porém, com estilos diferentes, os pilotos da McLaren já travaram sua primeira disputa do ano em Melbourne. Hamilton começou melhor, marcando a pole, enquanto seu companheiro foi o segundo. Contudo, foi Button quem riu por último, vencendo a prova, sendo que Lewis terminou em terceiro.

Já falei aqui, em outras oportunidades, sobre o que acho de ambos e dessa disputa particular, que vai para sua terceira temporada. Hamilton foi melhor em 2010. Button triunfou em 2011. E quem será o vencedor desta contenda em 2012? Ainda é cedo para dizer. No entanto, o GP da Austrália já deu pequenas mostras de como ela poderá se desenvolver, com uma pequena vantagem para Button, em dois pontos.

O primeiro é em relação ao MP4/27. Claro que ainda é muito cedo para analisarmos a adaptação de cada piloto ao carro desta temporada. Entretanto, me chamou muito a atenção a facilidade com que Button conseguiu extrair um ótimo e constante desempenho do bólido durante as 58 voltas do domingo. Teve a corrida e o carro nas mãos durante todo o tempo e não correu riscos. Comportou-se como bem demais.
Hamilton, por sua vez, teve apenas bons momentos com o MP4/27 na Austrália. Conquistou a pole, teve algumas voltas rápidas, mas lhe faltou consistência na corrida. Com isso, não teve como acompanhar Button, que logo abriu uma confortável vantagem. Viveu um fim de semana de lampejos. No fim, Lewis acabou perdendo o segundo lugar para Vettel também.  

Temos de levar em consideração, é claro, as condições externas também, como adaptação aos pneus, às condições climáticas e até mesmo ao traçado. Tudo isso tem implicância no resultado final e varia de etapa para etapa. Pode ser que em Sepang a situação se inverta. Contudo, Button mostrou-se muito afinado com o bólido. Parece que ele se encaixa perfeitamente ao seu estilo de pilotagem. Um bom primeiro passo.

Outro ponto que gostaria de destacar: a expressão de frustração com o resultado obtido, demonstrada por Hamilton no pódio e na coletiva. É obvio que não dava para esperar sorrisos do campeão de 2008, afinal, ele largou na pole e terminou em terceiro vendo o companheiro vencer. Estar frustrado, bravo, decepcionado é absolutamente normal. O problema é que Lewis já mostrou que é mentalmente instável e pode não digerir bem o revés. Esse é o ponto crucial.

O que mais se espera dele nessa temporada é uma mudança nesse aspecto. Com a cabeça no lugar, todos sabem que Hamilton será muito competitivo, tornando-se favorito a vitórias e ao título. É só analisarmos os números do ano passado, por exemplo. Em 13 de 19 oportunidades, Lewis largou a frente de Button e ambos tiveram três vitórias. Só que Jenson foi muito mais consistente, mostrando que não basta ser apenas rápido.
Por isso, Hamilton tem de saber digerir as 'derrotas' e não ficar remoendo-as. Não adianta levar a frustração de um resultado para outro fim de semana. Isso só o atrapalhará e ajudará Button, que, esperto como é, poderá tirar bastante proveito disso.

Como eu disse, essa foi apenas a primeira prova do ano, é cedo para se fazer prognósticos. Ainda teremos 19 para ver quem se sairá melhor, já com o segundo capítulo desta batalha no próximo domingo. Tudo o que foi relatado acima são meras impressões, que podem mudar já em Sepang.

Fotos: GPUpdate.net e NextGen-Auto.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: