Dia caótico termina com Hirvonen na frente em Portugal


E a sexta-feira, que prometia ser de uma briga intensa pela liderança do Rali de Portugal, entre os finlandeses Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala, e do norueguês Petter Solberg, acabou transformando-se em um dia caótico e com consequências nada agradáveis para a Ford, que viu seus dois pilotos (Latvala e Solberg) abandonarem a disputa pela vitória, após acidentes, e abrirem caminho para Hirvonen, que lidera o evento.

A grande responsável pelo dia de caos em Portugal foi a mudança climática repentina. Durante a noite, choveu bastante, o que deixou as trilhas muito traiçoeiras. Se em condições normais quem larga mais atrás sai em vantagem, uma vez que os pilotos que abrem as especiais 'limpam' a trilha, nessas condições quem larga na frente tem vantagem, pois encontra a trilha em condições menos ruins. Além disso, o nevoeiro que tomou conta  da região impedia uma boa visibilidade da pista. E juntando pista escorregadia com baixa visibilidade, o resultado só pode ser acidentes. E foi o que aconteceu.

Logo na SS5, a primeira especial do dia, Jari-Matti Latvala perdeu o controle de seu Ford Fiesta e saiu da pista, caindo em uma vala, o que impossibilitou seu retorno. O finlandês estava a pouco mais de um quilometro de completar o estágio. Além de Latvala, Thierry Neuville, Ott Tanak, Hayden Paddon, Craig Breen e Sebastien Ogier também tiveram problemas na SS5.

Na especial seguinte, foi a vez Petter Solberg sofrer um acidente parecido com o do companheiro, quando era líder do rali. Impossibilitado de voltar a trilha, o campeão de 2003 também teve de abandonar o dia de competição, que teve ainda mais uma especial, a SS7, antes do cancelamento oficial das SS8, SS9 e SS10, por conta do mau tempo.

Apesar dos problemas, tanto Latvala quanto Solberg (além dos outros pilotos citados acima, a exceção a Ogier, que conseguiu completar as especiais de hoje) não tiveram grandes danos em seus carros e poderão voltar amanhã. Porém, o prejuízo é enorme, especialmente para os pilotos da Ford, que deverão lutar para conquistar o máximo de pontos possíveis.
Mas teve quem se deu bem nesse dia confuso. Guiando com inteligência e cautela, Mikko Hirvonen assumiu a liderança do rali devido aos problemas alheios. Pouco preocupado com o tempo e tentando terminar os percursos, o finlandês se colocou em uma boa posição na briga pela vitória. Claro que ele não está imune a imprevistos, mas é o favorito a vencer.

Logo em seguida, aparecem o russo Evgeny Novikov e o norueguês Mads Ostberg, que optaram por guiar com cautela também e acabaram recompensados. Não sei se terão condições de enfrentar Hirvonen de igual para igual a partir de amanhã, mas vai que o piloto da Citroen erra ou tem problemas... é bom ficar de olho nesses dois, que estão é ótimas posições.

Outro que se deu bem hoje foi Dani Sordo. Apesar de aparecer ainda na 13ª posição geral, o espanhol da Mini foi o melhor piloto do dia. Ontem Sordo havia fechado o dia em 43º, com mais de 12 minutos de desvantagem para o líder. Mas em apenas três especiais nesta sexta, o espanhol descontou a diferença para a casa dos oito minutos e beira o top 10. O bom desempenho dele explica-se por ele ter sido o primeiro.a partir hoje, como disse no início do post. Caso a disputa tivesse continuado a tarde, com condições parecidas, Sordo poderia já figurar na zona de pontuação.

Com os acontecimentos de hoje, Hirvonen terá mais tranquilidade a partir deste sábado, pensando mais em administrar a vantagem do que qualquer outra coisa. Está em uma posição confortável para seguir liderando a competição. Vamos ver o que acontece. 

Resultado após segundo dia do Rali de Portugal

1º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen), 1h20min01s7
2º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 36s3
3º. Mads Ostberg (NOR/Adapta Ford), a 41s8
4º. Patrik Sandell (SUE/Mini), a 3min07s
5º. Martin Prokop (TCH/República Tcheca Ford), a 3min25s8
6º. Nasser Al-Attiyah (QAT/Qatar Citroen), a 3min46s9
7º. Peter van Merksteijn Jr (HOL/van Merksteijn Citroen), a 3min50s8
8º. Dennis Kuipers (HOL/M-Sport Ford), a 4min41s1
9º. Sébastien Ogier (FRA/Volkswagen), a 5min45s1
10º. Jari Ketomaa (FIN/Autotek Ford), a 5min52s3

Foto: RallydePortugal.pt
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: