E a sexta-feira, que prometia ser de uma briga intensa pela
liderança do Rali de Portugal, entre os finlandeses Mikko Hirvonen e Jari-Matti
Latvala, e do norueguês Petter Solberg, acabou transformando-se em um dia
caótico e com consequências nada agradáveis para a Ford,
que viu seus dois pilotos (Latvala e Solberg) abandonarem a disputa pela
vitória, após acidentes, e abrirem caminho para Hirvonen, que lidera o evento.
A grande responsável pelo dia de caos em Portugal foi a
mudança climática repentina. Durante a noite, choveu bastante, o que deixou as
trilhas muito traiçoeiras. Se em condições normais quem larga mais atrás sai em
vantagem, uma vez que os pilotos que abrem as especiais 'limpam' a trilha,
nessas condições quem larga na frente tem vantagem, pois encontra a trilha em
condições menos ruins. Além disso, o nevoeiro que tomou conta da região
impedia uma boa visibilidade da pista. E juntando pista escorregadia com baixa
visibilidade, o resultado só pode ser acidentes. E foi o que aconteceu.
Logo na SS5, a primeira especial do dia, Jari-Matti Latvala
perdeu o controle de seu Ford Fiesta e saiu da pista, caindo em uma vala, o que
impossibilitou seu retorno. O finlandês estava a pouco mais de um quilometro de
completar o estágio. Além de Latvala, Thierry Neuville, Ott Tanak, Hayden
Paddon, Craig Breen e Sebastien Ogier também tiveram problemas na SS5.
Na especial seguinte, foi a vez Petter Solberg sofrer um
acidente parecido com o do companheiro, quando era líder do rali.
Impossibilitado de voltar a trilha, o campeão de 2003 também teve de abandonar
o dia de competição, que teve ainda mais uma especial, a SS7, antes do
cancelamento oficial das SS8, SS9 e SS10, por conta do mau tempo.
Apesar dos problemas, tanto Latvala quanto Solberg (além dos
outros pilotos citados acima, a exceção a Ogier, que conseguiu completar as
especiais de hoje) não tiveram grandes danos em seus carros e poderão voltar
amanhã. Porém, o prejuízo é enorme, especialmente para os pilotos da Ford, que
deverão lutar para conquistar o máximo de pontos possíveis.
Mas teve quem se deu bem nesse dia confuso. Guiando com
inteligência e cautela, Mikko Hirvonen assumiu a liderança do rali devido aos problemas
alheios. Pouco preocupado com o tempo e tentando terminar os percursos, o
finlandês se colocou em uma boa posição na briga pela vitória. Claro que ele
não está imune a imprevistos, mas é o favorito a vencer.
Logo em seguida, aparecem o russo Evgeny Novikov e o
norueguês Mads Ostberg, que optaram por guiar com cautela também e acabaram
recompensados. Não sei se terão condições de enfrentar Hirvonen de igual para
igual a partir de amanhã, mas vai que o piloto da Citroen erra ou tem
problemas... é bom ficar de olho nesses dois, que estão é ótimas posições.
Outro que se deu bem hoje foi Dani Sordo. Apesar de aparecer
ainda na 13ª posição geral, o espanhol da Mini foi o melhor piloto do dia.
Ontem Sordo havia fechado o dia em 43º, com mais de 12 minutos de desvantagem
para o líder. Mas em apenas três especiais nesta sexta, o espanhol descontou a
diferença para a casa dos oito minutos e beira o top 10. O bom desempenho dele
explica-se por ele ter sido o primeiro.a partir hoje, como disse no início do post.
Caso a disputa tivesse continuado a tarde, com condições parecidas, Sordo
poderia já figurar na zona de pontuação.
Com os acontecimentos de hoje, Hirvonen terá mais
tranquilidade a partir deste sábado, pensando mais em administrar a vantagem do
que qualquer outra coisa. Está em uma posição confortável para seguir liderando
a competição. Vamos ver o que acontece.
Resultado após segundo dia do Rali de Portugal
1º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen), 1h20min01s7
2º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 36s3
3º. Mads Ostberg (NOR/Adapta Ford), a 41s8
4º. Patrik Sandell (SUE/Mini), a 3min07s
5º. Martin Prokop (TCH/República Tcheca Ford), a 3min25s8
6º. Nasser Al-Attiyah (QAT/Qatar Citroen), a 3min46s9
7º. Peter van Merksteijn Jr (HOL/van Merksteijn Citroen), a 3min50s8
8º. Dennis Kuipers (HOL/M-Sport Ford), a 4min41s1
9º. Sébastien Ogier (FRA/Volkswagen), a 5min45s1
10º. Jari Ketomaa (FIN/Autotek Ford), a 5min52s3
2º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 36s3
3º. Mads Ostberg (NOR/Adapta Ford), a 41s8
4º. Patrik Sandell (SUE/Mini), a 3min07s
5º. Martin Prokop (TCH/República Tcheca Ford), a 3min25s8
6º. Nasser Al-Attiyah (QAT/Qatar Citroen), a 3min46s9
7º. Peter van Merksteijn Jr (HOL/van Merksteijn Citroen), a 3min50s8
8º. Dennis Kuipers (HOL/M-Sport Ford), a 4min41s1
9º. Sébastien Ogier (FRA/Volkswagen), a 5min45s1
10º. Jari Ketomaa (FIN/Autotek Ford), a 5min52s3
Foto: RallydePortugal.pt
0 comentários:
Postar um comentário