O resultado
de Hamilton hoje não é qualquer coisa. Foi uma pole com
autoridade. Autoridade de alguem que deve vir forte na briga pelo
título. Autoridade de quem pôs a cabeça no lugar
e que está 100% focado na F1. Lewis é um baita piloto,
talentosíssimo. E que começa a dar mostras de que pode
ser o campeão que todos imaginam. É muito cedo para se
falar em favoritismo ao título. Mas quanto a corrida, ele
surge como principal candidato aos 25 pontos.
Hamilton
deverá ter como maior adversário seu companheiro,
Jenson Button, que também fez um grande treino. Aliás,
essa briga será muito boa durante o ano todo. Button é
um piloto consistente e deverá usar isso como principal arma
para tentar superar Lewis. Será uma disputa e tanto.
Se a
dobradinha da McLaren não surpreendeu, a partir da segunda
fila as zebras começaram a surgir. Alguém ai acreditava que
Romain Grosjean poderia ser o terceiro colocado no grid? Eu não.
Aliás, acho que nem ele. Por isso ele saiu do carro com um
sorriso de orelha a orelha. Também pudera, com um resultado
como esse, qualquer um estaria feliz. Vamos ver se ele conseguirá
manter o bom nível amanhã.
A quarta
posição ficou com Michael Schumacher, o que não
pode ser chamado de surpresa. O alemão andou bem neste fim de
semana e a Mercedes mostrou que deu um salto de qualidade. Hoje pode
brigar de igual para igual lá na frente, o que é um
grande passo para todo o time. Com certeza as flechas de prata
brigarão pelo pódio e com alguma sorte, até pela
vitória.
Como disse,
a terceira fila ficou com a Red Bull. E isso é surpreendente.
Todo mundo achou, durante os treinos livres, que a RBR estava
escondendo o jogo, esperando a classificação. Não
foi bem isso. Os rubro taurinos tiveram um dia discreto e acabaram
longe da pole. O RB8 não é um dos carros mais estáveis
do mundo, dando muito trabalho a seus pilotos. No fim, o resultado
não agradou. Mas pelo menos um dos pilotos tirou algo de bom
disso tudo. Webber terminou a frente de Vettel, o que pode lhe dar um
pouco de confiança na disputa interna. Para ele será
muito importante.
Ainda no top
10, algumas surpresas. Nico Rosberg em sétimo é algo
normal. Porém, vemos em oitavo, nono e décimo, carros
da Williams, com Pastor Maldonado, da Force India, com Nico
Hulkenberg, e da Toro Rosso, com Daniel Ricciardo. Pilotos que
geralmente deveriam brigar pelas posições
intermediárias. Prova de que não é apenas a
disputa lá na frente que estará equilibrada. São
performances que merecem destaque.
Mas vocês não
sentiram falta de algo? Ah, sim. Cadê a Ferrari? Pois é,
o time italiano teve um fim de semana para esquecer. Todos imaginavam
que o F2012 era uma carro difícil, 'complexo' como havia sido
dito. Mas ninguém poderia crer que o bólido fosse tão
ruim. Por muito pouco Felipe Massa não ficou de fora logo no
Q1. Porém, não demorou muito para o piloto brasileiro
deixar a disputa. Com um desempenho pífio no Q2, ele não
passou de um miserável 16º lugar. Já Alonso era a
esperança da equipe. E eu até acreditava que o espanhol
levaria o carro ao Q3, na base do braço, do talento.
Entretanto, o bicampeão deixou a disputa mais cedo, após
rodar logo ao completar a primeira volta rápida. Ficou com uma
nada boa 12ª posição. A crise em Maranelo ganha
cada vez mais corpo.
O pelotão
intermediário ainda terá os dois carros da Sauber, de
quem eu esperava bem mais nos treinos. A equipe suíça
ficou devendo bastante, após bons resultados nos treinos
livres e de Kobayashi liderar o Q1. Quem sabe o desempenho na corrida
seja mais consistente, fazendo com que seus pilotos briguem por
pontos. Aliás no meio do grid muita gente tem chances disso.
Já no fundão,
além das equipes nanicas, está Kimi Raikkönen. No
entanto, o finlandês pode ser eximido de culpa. Vitima de
problemas na caixa de direção de sua Lotus, Kimi mal
andou nesse fim de semana. E sem quilometragem suficiente, ele acabou
pagando com uma classificação ruim, o que surpreende,
uma vez que o E20 mostra ter potencial. Vide a performance de seu
companheiro, Romain Grosjean.
A temporada começa
de maneira interessante. Parece que teremos um campeonato com mais
alternativas.
Grid de largada para o
GP da Austrália
1º. Lewis Hamilton
(ING/McLaren-Mercedes), 1min24s922 (14 voltas)
2º. Jenson
Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min25s074 (15)
3º. Romain
Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min25s302 (21)
4º. Michael
Schumacher (ALE/Mercedes), 1min25s336 (18)
5º. Mark Webber
(AUS/Red Bull-Renault), 1min25s651 (17)
6º. Sebastian Vettel
(ALE/Red Bull-Renault), 1min25s668 (18)
7º. Nico Rosberg
(ALE/Mercedes), 1min25s686 (16)
8º. Pastor Maldonado
(VEN/Williams-Renault), 1min25s908 (20)
9º. Nico Hulkenberg
(ALE/Force India-Mercedes), 1min26s451 (18)
10º. Daniel
Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), sem tempo (16)
11º. Jean-Éric
Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min26s429 (12)
12º.
Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min26s494 (12)
13º. Kamui
Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min26s590 (12)
14º. Bruno
Senna (BRA/Williams-Renault), 1min26s663 (16)
15º. Paul di
Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min27s086 (16)
16º. Felipe
Massa (BRA/Ferrari), 1min27s497 (16)
17º. Sergio Pérez
(MEX/Sauber-Ferrari), sem tempo (11)
18º. Kimi
Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min27s758 (9)
19º. Heikki
Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min28s679 (7)
20º. Vitaly
Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min29s018 (8)
21º. Timo Glock
(ALE/Marussia-Cosworth), 1min30s923 (10)
22º. Charles Pic
(FRA/Marussia-Cosworth), 1min31s670 (9)
Eliminados
pela regra de 107%
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min33s495 (6)
Narain Karthikeyan
(IND/HRT-Cosworth), 1min33s643 (6)
Fotos: GPUpdate.net
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