Como esperado, a
McLaren voltou a mostrar sua força em classificações.
Novamente os carros prateados do time de Woking ocuparão a
primeira fila do grid de largada, na mesma ordem da etapa de
abertura, em Melbourne, ou seja, com Hamilton em primeiro e Button em
segundo. Bater a equipe inglesa nesse quesito não será
fácil, por ora.
Durante toda a
classificação e sem fazer muito esforço, a
McLaren esteve entre os lideres, provando que tinha velocidade
suficiente para dominar a primeira fila no Q3. E foi exatamente o que
aconteceu. Em apenas uma tentativa, Hamilton fez o tempo de
1min36s219, que acabou sendo suficiente para determinar sua 21ª
pole na categoria. Agora, o campeão de 2008 é o 11º
entre os homens que mais largaram na frente na F1, superando Fernando
Alonso e Damon Hill. Em comparação com Button, na mesma
tentativa, Hamilton foi quatro décimos mais veloz.
O campeão de
2009 não deixou por menos e melhorou sua volta na segunda
tentativa, ficando pouco mais de um décimo atrás do
companheiro, mostrando também que tem um bom carro para este
domingo. Será uma briga bastante interessante entre os dois e
a largada poderá decidir muita coisa, tal como na Austrália.
Se a McLaren dominou a
primeira fila, suas duas principais rivais, Mercedes e Red Bull,
ficaram com uma posição cada na segunda fila.
Schumacher, o terceiro, também ficou a pouco mais de um décimo
atrás de Hamilton. O alemão também provou que a
Mercedes tem um bom ritmo em treinos e que vez ou outra poderá
surpreender e buscar primeiras filas ou poles. A RBR, por sua vez,
também não ficou muito distante. Webber fez o quarto
tempo. Mas quem chamou a atenção mesmo foi Vettel,
quinto. O bicampeão usou pneus duros durante o Q3. Foi o único
entre os dez a adotar essa tática e pode surpreender no
domingo. Tivesse usado os compostos mais macios (os médios
nesta etapa), poderia ter ido um pouco mais pra frente. O time rubro
taurino não está morto não...
A bela surpresa foi o
bom ritmo da Lotus neste sábado. Aliás, surpresa não
foi visto os elogios que o time tem recebido e o terceiro lugar de
Grosjean no grid de Melbourne. Contudo, hoje os pilotos não
tiveram grandes problemas e puderam andar bem. Grosjean sai em sexto
e Raikkönen em décimo. No caso do finlandês, uma
posição que não reflete sua realidade, por causa
de uma punição de cinco posições, devido
a troca de câmbio. Sem esse problema, Kimi seria o quinto. O
E20 tem bastante potencial e também pode brigar na frente, por
poles inclusive. Raikkönen dará trabalho esse ano.
Já a Ferrari
segue mal das pernas. Apesar de Alonso ter chegado ao Q3, ele não
passou de uma oitava posição, beneficiado pela punição
de Kimi. Sua real colocação é o nono lugar.
Felipe Massa, por sua vez, não chegou ao Q3. Larga em 12º,
porém, um pouco mais otimista do que na Austrália. Os
problemas com o F2012 diminuíram e ele foi cerca de
três décimos mais lento do que Alonso. Não é
um resultado expressivo, que melhore sua situação. Mas
diminuí um pouco a pressão. Resta saber se na corrida
ele conseguirá fazer algo melhor. Está com o chassi
novo exatamente para isso.
Entre os dez ainda
estiveram Nico Rosberg, em sétimo e Sergio Perez em décimo.
A Sauber tem um bom carro e seus pilotos têm conseguido manter
um bom desempenho, apesar do 17º lugar de Kamui Kobayashi no
grid. O japonês esteve entre os 10 melhores em boa parte do Q2,
mas perdeu terreno a medida que o treino ia chegando ao fim. Em sua
última tentativa, acabou errando na volta e amargou a pior
posição do Q2. Um resultado ruim para alguém que
tinha um carro com potencial de Q3. Mas que dá esperanças
de uma boa corrida. Já o mexicano pode surpreender amanhã,
com sua já conhecida tocada suave, que economiza pneus, apesar
de suas reclamações durante o fim de semana sobre o
desgaste excessivo dos compostos.
A Williams segue tendo
um desempenho bem melhor do que o esperado. Maldonado quase entrou no
Q3 mais uma vez e larga em 11º. Bruno Senna sai duas posições
atrás. Quem tem decepcionado é a Force India, que nem
perto do Q3 chegou. A equipe que terminou 2011 como quinta força,
terá seus carros na 14ª e 16ª posições
no grid. Pouco para quem ambicionava brigar com a Mercedes em 2012.
Outra decepção foi a Toro Rosso. Ricciardo em 15º
e Vergne em 18º, eliminado no Q1, não lembram o time que
foi bem nos treinos livres.
Lá atrás,
nada de novidades.
Como vimos, a McLaren
tem um ritmo muito bom em voltas rápidas com tanque vazio.
Porém, em ritmo de corrida as coisas se equilibram, apesar dos
ingleses seguirem em vantagem. Assim como na Austrália, as
coisas poderão ser decididas na primeira curva. E como se
comportarão as rivais da McLaren? Será que a Mercedes
conseguirá acompanhar o ritmo? E Vettel com sua estratégia
de largar com pneus duros? A Lotus irá incomodar? A corrida
promete ser boa.
Grid de Largada
1º. Lewis Hamilton
(ING/McLaren-Mercedes), 1min36s219 (14 voltas)
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min36s368 (14)
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min36s391 (14)
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min36s461 (19)
5º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min36s634 (14)
6º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min36s658 (14)
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min36s664 (14)
8º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min37s566 (16)
9º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min37s698 (17)
10º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min36s461 (13) (*)
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min36s368 (14)
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min36s391 (14)
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min36s461 (19)
5º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min36s634 (14)
6º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min36s658 (14)
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min36s664 (14)
8º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min37s566 (16)
9º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min37s698 (17)
10º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min36s461 (13) (*)
11º. Pastor
Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min37s589 (14)
12º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min37s731 (15)
13º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min37s841 (13)
14º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min37s877 (15)
15º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min37s883 (14)
16º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min37s890 (13)
17º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min38s069 (12)
12º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min37s731 (15)
13º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min37s841 (13)
14º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min37s877 (15)
15º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min37s883 (14)
16º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min37s890 (13)
17º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min38s069 (12)
18º. Jean-Éric
Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min39s077 (7)
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min39s567 (6)
20º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min40s903 (8)
21º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min41s250 (8)
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min42s914 (4)
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min43s655 (6)
24º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min39s306 (9) (**)
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min39s567 (6)
20º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min40s903 (8)
21º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min41s250 (8)
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min42s914 (4)
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min43s655 (6)
24º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min39s306 (9) (**)
(*) Punido por troca
de câmbio
(**) Punição recorrente do GP anterior
Fotos:GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário