Calendário provisório

O site da revista inglesa Autosport divulgou o calendário provisório da F1 para 2014 com algumas novidades. A principal delas é o retorno do GP do México, marcado para a parte final do campeonato, em um tour pelas Américas do Norte (com os GPs do México e dos EUA) e do Sul (com o GP do Brasil). Além disso, os GPs da Rússia e da Áustria estão programados para ocorrerem, enquanto outras provas foram remanejadas para outras datas. Veja abaixo.

16 de Março - GP da Austrália (Melbourne)
23 de Março - GP da Malásia (Sepang)
6 de Abril - GP da China (Xangai)
13 de Abril - GP da Coréia do Sul* (Yeongan)
27 de Abril - GP do Bahrain (Sakhir)
11 de Maio - GP da Espanha (Barcelona)
25 de Maio - GP de Mônaco (Mônaco)
8 de Junho - GP do Canada (Montreal)
22 de Junho - GP da Áustria (Red Bull Ring)
6 de Julho - GP da Inglaterra (Silverstone)
20 de Julho - GP da Alemanha (Hockenheim)
27 de Julho - GP da Hungria (Budapeste)
24 de Agosto - GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)
7 de Setembro - GP da Itália (Monza)
21 de Setembro - GP de Cingapura (Marina Bay)
5 de Outubro - GP do Japão (Suzuka)
19 de Outubro - GP da Russia* (Sochi)
26 de Outubro - Abu Dhabi (Yas Marina)
9 de Novembro - GP do México* (Cidade do México)
16 de Novembro - GP dos Estados Unidos (Austin)
30 de Novembro - GP do Brasil (Interlagos)

Vamos a alguns pitacos. Ao todo, este pré-calendário é composto por 21 etapas, que serão disputadas durante oito meses. O início é em 16 de março, em Melbourne, e o encerramento no dia 30 de novembro, em Interlagos. Contudo, há três etapas que levam consigo o famoso asterisco (*), o que mostra que elas não estão totalmente confirmadas. São elas os GPs da Coréia do Sul, da Russia e do México.

O GP da Coréia do Sul, como já vem se noticiando há algum tempo, não vingou como esperado e os organizadores vêm tendo mais prejuízo do que outra coisa. Já as outras duas etapas ainda dependem das suas pistas serem concluídas. Na Russia, a construção do circuito de Sochi continua e os organizadores afirmam que tudo estará pronto para que a corrida aconteça. No México, a prova será disputada em um circuito de rua.
GP da Austrália segue sendo a abertura do mundial e deverá acontecer no dia 16 de março. Brasil fecha temporada em novembro
E por falar em circuito de rua, o sonho de Bernie Ecclestone, de ver a F1 desfilarem pelas ruas de New Jersey, não acontecerá em 2014. A etapa não figura nesse pré-calendário. Outra ausência será o GP da Índia, que deve voltar em 2015, na metade inicial do campeonato.

Sem asterisco, o GP da Áustria no Red Bull Ring está confirmado para o mês de junho. Será a primeira prova na volta da 'temporada' européia, que começa na Espanha, passa por Mônaco, mas é interrompida pelo GP do Canadá.

O período entre provas também segue o padrão de uma prova a cada duas semanas na maioria dos casos. Em 2013, tivemos um período sem F1 por três semanas, além das férias de agosto, mantidas para 2014. Há também cinco 'dobradinhas', que são provas que acontecem em um intervalo de apenas uma semana: GPs da Austrália e da Malásia; GPs da China e da Coréia do Sul, caso este último seja confirmado; GPs da Alemanha e da Hungria; GPs da Rússia e de Abu Dhabi, caso ocorra mesmo a etapa russa; e GPs do México, se este acontecer, e do EUA.

O calendário divulgado hoje ainda não é o oficial. A FIA deverá confirmar a lista definitiva apenas no fim deste mês, na reunião de seu conselho. E acredito que uma dessas etapas, especialmente as que estão com asterisco, deva rodar, para que o mundial de 2014 comporte 20 etapas.

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: