Sem pressa

Dona do agora cockpit  mais desejado de 2014, a Lotus parece não estar com muita pressa para decidir quem substituirá Kimi Raikkönen na próxima temporada. E o motivo para isso é bem simples: o time de Enstone quer, primeiramente, estabilizar sua situação financeira para aí sim, se decidir a respeito de quem empregará.

Nesta quinta-feira, o site da revista inglesa 'Autosport' trouxe exatamente esta situação em uma matéria assinada pelo repórter Jonathan Noble, que conversou com Eric Boullier sobre a situação da escuderia inglesa. E conseguiu traçar um bom panorama utilizando-se das respostas do francês.

Segundo Boullier, o principal foco da Lotus no momento é garantir sua saúde financeira por um período mais longo. E para isso, um acordo com o grupo Infinity Racing está sendo costurado. Só depois de tudo se ajeitar neste campo é que eles vão pensar em suas opções. Abaixo, algumas respostas do francês.

"Quero terminar o que queríamos mostrar para o Kimi, mas não tivemos tempo. Quero fechar isso (o acordo) porque é importante para a equipe. Isso dará estabilidade financeira por mais de cinco anos e dará também dois passos à frente na questão de receitas, que é o que precisamos depois de dois anos de altos e baixos"

"Depois disso, poderemos então pensar nos pilotos para o próximo ano - e também para 2015, 2016 e 2017. Então, vamos procurar por um jovem que pode ficar conosco por três anos, ou vamos apostar em alguém por um ano e ver o que estará disponível no mercado depois?"

Eric Boullier

A espera da Lotus para escolher seu piloto, no meu entendimento, visa minimizar qualquer chance de erro ou arrependimento no futuro, pois as necessidades da equipe podem variar muito e há opções nas duas frentes com as quais ela se propõe a trabalhar. Cada situação precisará de um gerenciamento próprio.
Segundo Eric Boullier, pilotos da Lotus para 2014 só serão definidos após time resolver sua situação financeira
Caso consiga esse aporte monetário que estabilize suas finanças, o leque de opções da Lotus parece ser mais restritos a pilotos que possam trazer benefícios técnicos ao time. E nessas condições, entre os pilotos livres, Nico Hulkenberg e Felipe Massa são os dois melhores nomes. O alemão já teria sido, segundo a mídia de seu país que cravou o acordo da equipe com um grupo árabe, o escolhido pelo time. É um bom prospecto a médio prazo e já poderia chegar causando certo impacto. Já o brasileiro também é um nome forte. Massa é experiente e poderia agregar isso ao time, que certamente vai precisar de um líder. Além disso, ele poderia se encaixar no papel de piloto com algum tipo de atrativo comercial.

Outra opção seria contratar um piloto tampão para essa temporada, esperando que algum top fique disponível para 2015. Nesse caso, os nomes mais prováveis seriam o de Jenson Button, que tem contrato com a McLaren somente até o fim de 2015, ou o de Fernando Alonso, que apesar de ter assinado com a Ferrari até 2016, pode deixar o time caso não venha a ter um bom carro, ou se tiver problemas com Kimi Raikkönen. No entanto, vejo essa possibilidade como mais remota.

Se o acordo não vingar, Boullier também trabalha em outra frente, com a equipe tendo de contar com pilotos pagantes ou que pelo menos tenham algum atrativo comercial que possa completar os cofres. Não há como descartar essa possibilidade por enquanto e nesse caso seria mais difícil equalizar a questão de benefícios financeiros com os técnicos. Por isso nada foi decidido ainda. A escuderia está em duvida se poderá escolher um piloto por seus "méritos", como gostariam, ou se vão precisar de alguém interessante financeiramente.

Pelas palavras de Boullier, a Lotus agora está dando um passo de cada vez para não cometer erros que já custaram caro. Foi por não ter um bom planejamento, por exemplo, que Kimi Raikkönen deixou o time. Sem uma resposta sobre o orçamento dos próximos anos e sobre seu salário, o finlandês preferiu ir para um lugar mais estável como a Ferrari. O pessoal de Enstone parece ter aprendido a lição de que se quer ser grande, precisa trabalhar como time grande.

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: