E na segunda-feira...

E o fim de semana foi corrido, especialmente no domingo, com minha ida à Interlagos acompanhar a quarta etapa do campeonato mundial de endurance, o FIA WEC, que desembarcou em solos brasileiros pelo segundo ano consecutivo. E é com ele que começo o post, que também terá rápidos comentários sobre MotoGP, Indy e Stock Car.

FIA WEC


Neste domingo, fui a Interlagos pelo segundo ano consecutivo assistir às 6h de São Paulo, a quarta etapa do FIA WEC, o campeonato mundial de endurance, em 2013. E 
A primeira coisa que pude notar foi o aumento do público em relação à corrida de 2012. Não que Interlagos estivesse lotado, longe disso. Porém, mais pessoas compareceram à etapa de 2013 do que no ano passado. Creio que esse aumento tenha a ver com a mudança da data. No ano passado, a corrida aconteceu no sábado, com treinos livres e classificação acontecendo na quinta e na sexta. Com a mudança para o evento de sexta a domingo, mais pessoas puderam comparecer ao autódromo. A organização da etapa estima que 38 mil pessoas passaram pelo evento nos três dias, contra 25 mil em 2012. Um bom crescimento.

Essa aumento, creio eu, também passa por uma maior ambientação do público ao que é o FIA WEC. Em 2012, muita gente ainda não conhecia a competição. Já em 2013, com a ajuda da promoção da etapa e também com mais pessoas entendendo a prova, o interesse acaba crescendo. Vimos, por exemplo, na quinta-feira, um evento na Avenida Paulista, que levou carros da categoria para perto da população e que acaba gerando um interesse sobre aquilo. Ações como essa são importantes para que a etapa cresça a cada ano.

Outra coisa legal de ver foi que os organizadores se preocuparam em garantir outras atrações para quem foi à Interlagos. Nem todos vão ficar sentados na arquibancada por seis horas vendo os carros passarem na pista. Por isso, ter atrações diversas nas dependências do autódromo acaba tornando a experiência mais agradável e menos cansativa. Vi diversas atrações para crianças, o que reforça uma imagem de evento que visa a família. Os stands de venda de artigos relacionados ao automobilismo também são importantes. São pontos em que a organização vai acertando aos poucos.
Audi confirmou o favoritismo e fez dobradinha nas 6h de São Paulo. Vitória ficou com trio Andre Lotterer, Marcel Fässler e Benoit Tréyluer
O pit walk também foi um momento muito bacana, pois deu aos fãs a chance de chegar perto das máquinas e de alguns pilotos. Muitos deles estavam fazendo sessões de autógrafo em frente aos seus boxes. É uma maneira de aproximar o público daqueles que fazem o espetáculo e, consequentemente, fazer com que se crie um laço com a categoria. Acaba 'fidelizando' o fã.

Acredito que a organização das 6h de São Paulo feito um bom trabalho e que as coisas vão evoluindo ano após ano, com a consolidação da categoria aqui e em outros lugares.

Sobre a corrida, na LMP1 deu a lógica com a dobradinha da Audi. A Toyota, vencedora das 6h do ano passado, não completou nem a primeira hora de prova. Na LMP2, o Oreca 03 Nissan da equipe G-Drive ficou com o triunfo. Na GTE-Pro, a boa disputa entre a Ferrari AF Corse de Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella e o Aston Martin de Darren Turner eStefan Mucke só terminou na última volta, com vitória dos italianos. Já na GTE-Am, veio o troco da Aston Martin, que venceu a Ferrari 8Star. Bruno Senna não completou a prova, assim como o mito Kamui Kobayashi, que viu dos boxes sua Ferrari pegar fogo quando Toni Vilander a guiava. FErnando Rees foi o sexto na GTE-Am, ao lado de Julien Canal e Patrick Bornhauser.

MotoGP


Na etapa de Silverstone da MotoGP (que não assisti, pois estava em Interlagos), o campeonato parece ter tido uma pequena sobrevida. Jorge Lorenzo bateu Marc Marquez na última volta e assegurou uma importante vitória para suas pretensões de título. Tirou cinco ponto da desvantagem que tinha para o piloto da Honda. Agora ele está a 39 pontos do novato.

O triunfo mostra que o bicampeão ainda pode ter muitas esperanças em conquistar a taça. Voltando a vencer, Lorenzo quebra a incrível sequencia de quatro triunfos consecutivos de Marquez, colocando um freio no adversário, o que é sempre importante. O piloto da Yamaha mostra que está vivo e que não desistirá fácil. Outro ponto: o atual campeão ganha confiança com o resultado. Com certeza estará mais combativo nas próximas etapas. Bom para o campeonato.
Vitória de Jorge Lorenzo em Silverstone pode lhe trazer um novo fôlego na briga pelo tricampeonato da MotoGP
Quanto a Marquez, esse resultado foi dos menos piores para ele. Apesar de ver a diferença para Lorenzo cair, ele conseguiu aumentá-la em quatro pontos para Pedrosa, o terceiro ontem e vice-líder do mundial.Agora 30 pontos separam os companheiros restando seis provas para o fim do mundial. Marc vai fazendo um grande trabalho. Só precisa tomar cuidado. Ontem, durante o Warm Up, ele caiu e ficou ameaçado de não correr. No fim, ele foi à pista e quase venceu. E deixou Silverstone com um segundo lugar com gostinho de vitória, segundo o próprio.

Na Moto 2, Scott Redding venceu em casa e vai garantindo o título. E que vem com muitos méritos, pois o britânico tem tido um ano muito regular. Pol Espargaró foi o oitavo e agora está a 38 pontos do rival. Acho muito difícil, pela performance que ambos vêm apresentando, que o espanhol consiga tirar o título de Redding. Takaaki Nakagami e Thomas Luthi completaram o pódio. Na Moto 3, Luis Salom, com tornozelo contundido e tudo, venceu mais uma, dessa vez terminando a prova  0s049 do segundo colocado, Alex Rins. E o espanhol é outro que caminha rumo ao título. Seu principal rival no campeonato, Maverick Viñales, foi o quarto, apesar de ter largado da pole. Agora são 26 pontos que os separam. Rins, é o terceiro com 33 pontos a menos que Salom. Alex Marquez completou o pódio. Eric Granado foi o 29º.

Indy


A Indy correu em Baltimore neste fim de semana. E teve um pelotão da frente, ao menos, inusitado. Nada de pilotos das principais equipes nas cinco primeiras posições e sim pilotos de times medianos. O que tornou o resultado bem interessante. A vitória ficou com o francês Simon Pagenaud, da Schmidt Motorsport. Essa foi a segunda vitória de Pagenaud neste ano e na categoria. Ao lado dele no pódio estiveram Josef Newgarden e Sebastien Bopurdais. Ainda no top 5 chegaram Justin Wilson e Simona de Silvestro. O primeiro piloto de time grande foi Charlie Kimball, com o terceiro carro da Ganassi. James Hinchicliffe, com a Andretti, foi o sétimo.

Em relação ao campeonato, Helio Castroneves saiu-se vitorioso mais uma vez perante os rivais. O brasileiro da Penske foi o nono enquanto Ryan Hunter-Reay e Scott Dixon não completaram. O neo-zelandês, inclusive, retirou-se da prova após um toque com Will Power, companheiro de Helinho. Esse já é o segundo incidente seguido entre Dixon e Penske. Agora, Helio, que também teve uma prova complicada, tem 49 pontos de vantagem para Dixon. E por incrível que pareça, Pagenaud entrou na briga pelo campeonato. O francês é o terceiro, com 70 pontos de desvantagem para o brasileiro.
Simon Pagenaud venceu nas ruas de Baltimore e também se colocou em uma briga pelo título da temporada na Indy
Ainda sobre a Indy, o site "Grande Prêmio" trouxe hoje uma matéria interessante sobre a situação da São Paulo Indy 300 de 2014. Para ler o texto completo, assinado por Victor Martins, é só clicar aqui. O resumo da ópera é o seguinte: o Grupo Bandeirantes, organizador da prova, está passando por um momento de contenção de gastos e a etapa brasileira da categoria pode ser cancelada. Os valores são considerados altos pelo grupo, que iriam parar até de transmitir a categoria. Ainda não há confirmação sobre o cancelamento da prova, que tem contrato até 2019, e algumas partes parecem analisar meios de não cancelar o evento. Mas pelo andar da carruagem...

Se o cancelamento se confirmar mesmo, será uma pena. Fui à São Paulo Indy 300 deste ano e achei o evento bem legal.

Stock Car


A Stock Car correu em Cascavel neste fim de semana. E a vitória ficou com Marcos Gomes. O piloto da Carlos Alvez cruzou a linha de chegada com menos de um segundo de diferença para Daniel Serra, segundo. Max Wilson foi o terceiro. No campeonato, Cacá Bueno segue líder. Logo atrás vêm Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Mauricio e Max Wilson. Com a vitória, a segunda no ano, Marcos Gomes subiu para o sétimo posto.

Fotos: FIAWEC.com MotoGP.com e IndyCar.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: