Em Monza, Vettel quebra sequencia de Hamilton e marca pole

E Sebastian Vettel confirmou o seu favoritismo, marcando a pole position para o GP da Itália, no circuito de Monza. O alemão não teve lá grandes dificuldades para alcançar sua 40ª pole na carreira. Vettel dominou com facilidades as sessões de qualificação e acabou o dia dois décimos mais veloz do que o segundo colocado. De quebra, o tricampeão encerrou a sequencia de quatro poles consecutivas de Lewis Hamilton. Mais um passo do piloto de 26 anos rumo ao tetra.

Ao seu lado, partirá a outra Red Bull, guiada por Mark Webber, que no fim acabou sendo seu único grande adversário neste sábado. O australiano até chegou a ameaçar a posição de honra do companheiro, mas nada muito sério. Para ele, o segundo lugar está de ótimo tamanho. Se conseguir uma boa largada amanhã, pode ser que Webber volte ao pódio.
Sebastian Vettel quebrou sequencia de poles de Hamilton e da Mercedes. Essa é a 40ª vez que o tricampeão está na posição de honra
Contudo, a classificação viu algumas surpresas, a começar por quem abre a segunda fila. O alemão Nico Hulkenberg conseguiu levar sua Sauber ao terceiro posto, coisa que nem o pessoal do time suíço imaginava ser possível. Um bom desempenho que trás duas coisas para o alemão: a primeira é a visibilidade. Levar a Sauber ao terceiro lugar na classificação é sinal de que ele vem desempenhando um bom trabalho. E para um piloto que está sem vaga garantida para 2014, esse pode ser um bom cartão de visita. Outro ponto é que a Sauber utiliza motores Ferrari. Hulk é um dos pilotos que são cogitados para o time de Maranello em 2014. E andar bem em frente à toda cúpula italiana pode deixar uma boa impressão.

E por falar em Ferrari, os dois carros do time, que poderiam ter feito a segunda fila, vêm logo atrás, com uma formação que não vemos todo dia. Felipe Massa é o quarto e Fernando Alonso o quinto. O brasileiro conseguiu superar o companheiro na última volta, apesar de ter desempenhando uma função de ajuda ao espanhol, indo à sua frente para que ele pudesse utilizar o vácuo e tentar chegar a uma posição melhor. A estratégia não funcionou perfeitamente e vimos Massa terminar na frente. Mas para amanhã, isso não faz muita diferença. Alonso, por exemplo, larga do lado limpo da pista, o que pode ajudar na partida e no ganho de posições.
Surpresa do dia, Nico Hulkenberg classificou sua Sauber na terceira posição. Alemão ficou entre carros da RBR e Ferrari
Nico Rosberg completa a terceira fila ao lado de Alonso. A Mercedes acabou sendo uma das grandes decepções do dia. O alemão teve problemas do terceiro treino livre e pouco andou, fato que prejudicou sua classificação. Sem conseguir o acerto ideal de seu bólido, Rosberg não ameaçou ninguém em momento algum. Uma pena, pois carro sabemos que ele tinha para isso. Já Lewis Hamilton ficou pelo meio do caminho, ainda no Q2. O inglês cometeu um erro na parabólica, já na parte final da segunda sessão, e acabou perdendo tempo. Com isso, precisou voltar aos boxes e quando retornou à pista pegou muito trafego, algo que o atrapalhou em conseguir um lugar no Q3. Ele, que assumiu a culpa pelo mau desempenho, larga em 12º.

Quem também foi muito mal é a Lotus. Kimi Raikkönen e Romain Grosjean, que pareciam ter carro suficiente para brigarem por posições mais à frente - e tinham confiança nisso - também ficaram no Q2. O finlandês parte do 11º posto enquanto o franco-suíço é o 13º. Assim como Hamilton, a dupla da Lotus vai ter de remar muito para conseguir um resultado melhor amanhã. Carro para isso eles têm. Será interessante, ao menos, ver o comportamento deles.
Erro e bloqueio de Sutil atrapalharam Hamilton nessa qualificação. Inglês decepcionou e ficou no Q2, assim como as Lotus
Sem a Lotus no Q3, quem herdou a vaga foi a Toro Rosso. Daniel Ricciardo marcou o sétimo tempo. Um bom resultado para o novo contratado da Red Bull para 2014. O australiano quer mostrar serviço e parece que vem fazendo isso muito bem, pouco menos de uma semana após assinar contrato com a RBR. Jean-Eric Vergne é o décimo. O francês cometeu um erro em sua última volta escapando na parabólica e não pôde tentar uma posição melhor. Entre os dois carros da STR está a dupla da McLaren, que melhorou após as férias. Na Bélgica, Jenson Button já fez uma boa corrida. Nesta classificação, o inglês terminou em nono, logo atrás do companheiro Sergio Perez.

A Force India ficou com seus dois carros pelo Q2, decepcionando um pouco. Geralmente os carros indianos vão bem em circuitos de alta velocidade. Além disso, Adrian Sutil perdeu três posições por ter atrapalhado Hamilton em sua volta. Pastor Maldonado, como de costume, também ficou pela segunda sessão. Lá atrás, além de Caterham e Marussia, ficaram também Esteban Gutierrez e Valtteri Bottas, como de costume.

Grid de largada

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min23s755 (15 voltas)
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min23s968 (18)
3º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min24s065 (21)
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min24s132 (21)
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min24s142 (15)
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min24s192 (16)
7º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min24s209 (26)
8º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min24s502 (24)
9º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min24s515 (17)
10º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min28s050 (21)

11º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min24s610 (16)
12º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min24s803 (14)
13º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min24s848 (14)
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min25s011 (19)
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min25s077 (18)
16º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min25s226 (13)

17º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min24s932 (19)
18º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min25s291 (11)
19º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min26s406 (9)
20º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min26s553 (10)
21º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min27s085 (11)
22º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min27s480 (10)

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: